domingo, dezembro 21, 2008

INFORME JB

Começa a batalha da Escola de Guerra

 Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 21/12/2008
 

 Começou sexta-feira, num restaurante do Rio, a batalha no campo político para evitar a transferência da Escola Superior de Guerra para Brasília ano que vem, conforme pretende o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB) encontrou-se com o comandante da ESG, almirante-de-esquadra Luiz Humberto Mendonça. Os dois partiram para o contra-ataque. Itagiba enviou telegramas para a bancada federal do Rio, o governador Sérgio Cabral e o prefeito eleito Eduardo Paes. Quer formar uma força-tarefa a fim de cobrar de Lula um recuo. "Será preciso construir um prédio novo, com alojamentos. Aqui já temos a ESG e outras escolas, como a Naval, além da proximidade com centros tecnológicos de São Paulo".

Outro front

Por outro lado, na capital federal, sede do Quartel General, um grupo forte de militares quer nova sede em Brasília. E têm lobby político. Vai ser dura a batalha.

Outro front 2

O general Alberto Cardoso, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência no governo FHC, dá sua opinião: "Parece-me que a transferência visa a aproximá-la fisicamente da sede do ministério para facilitar contatos, assessoramentos e inserção no ambiente-fonte da grande política e estratégia nacional".

Tô aqui ainda

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), prestes a deixar o cargo, mandou um recado para o Palácio do Planalto. Espera convite do presidente Lula para assumir um ministério. Sonha com Previdência ou Turismo.

Paparazzo

O delegado da PF Protógenes Queiroz, que se notabilizou ao prender Daniel Dantas, usou sua máquina fotográfica para registrar suspeitos que o seguiram nos últimos meses. Acha que é gente da Abin e da própria PF.

Relatório extra

Protógenes encaminhou todos os registros para o Ministério Público Federal. E mandou esta: vai cobrar satisfações do governo, algum dia, sobre o quanto se gastou para monitorá-lo com dinheiro público.

Na telinha

O Ministério das Cidades faz licitação para contratar três agências de publicidade. A conta é boa: coisa de R$ 125 milhões para campanhas de educação no trânsito e socioeducativas a respeito de meio ambiente e saneamento.

Dilma na folia

A foto acima é de Dilma Rousseff vestida de Carmen Miranda num Carnaval? Não. Mas parece. O registro é de uma sósia anônima, num baile de... 1920. A foto faz parte de exposição permanente da História de Muriaé, em Minas, no centro administrativo da cidade.

Cadê você?

O deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) sumiu da Câmara. Seu índice de faltas é de 43%. E não aparece nem nos encontros semanais da Comissão de Ciência e Tecnologia, da qual é titular.

O avião sumiu

O MP Federal em Roraima protocolou ação civil pública contra a TAM e a Gol, para que operem quatro vôos diários de Boa Vista para outras capitais. As empresas suspenderam dois. Alegam pouca demanda.

Caos no saguão

O saguão tem registrado tumultos. O cidadão só tem duas opções de vôo: uma de madrugada e outra ao meio da tarde.

Até tu?

O TCU encontrou irregularidades graves em licitações do Ministério das Relações Exteriores para contratar empresa de prestação de serviços de copa, apoio administrativo e de motorista. Multou duas em R$ 10 mil, cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário