terça-feira, dezembro 02, 2008

ILIMAR FRANCO

A escolha

 Panorama Político
O Globo - 02/12/2008
 

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) alardeava ontem: "Para o próximo ano, já há uma previsão de crescimento zero. A ONU prevê isso". O crescimento do Brasil em 2009, segundo a ONU, ficará entre 0,5% (cenário negativo) e 3%. 

A marcha 

Desde o início da crise internacional, o governo Lula tem anunciado medidas para garantir liquidez para os bancos e crédito para as empresas. Amanhã, seis centrais sindicais pretendem reunir 40 mil trabalhadores, em Brasília, na 5ª Marcha da Classe Trabalhadora. As entidades têm duas reivindicações básicas para enfrentar a crise: a manutenção de empregos e o aumento do pagamento do seguro-desemprego de cinco para dez meses. 

Mais Estado para combater a crise 

As centrais sindicais apóiam o uso do FGTS, do FAT e dos bancos públicos BNDES, BB e CEF na mobilização de recursos para combater a desaceleração da economia. "A contrapartida deve ser a manutenção dos postos de trabalho e a prioridade deve ser para empresas e programas que gerem empregos", defende o presidente da CUT, Artur Henrique. Os sindicalistas querem que a cobertura do seguro-desemprego seja ampliada de cinco para dez meses em setores como o exportador. A proposta tem a simpatia do Ministério do Trabalho. A projeção de despesas, para este ano, com o seguro-desemprego é de R$14 bilhões. 

Brasil prepara fórmula para descartar renegociação" - manchete do "ABC Color", principal jornal do Paraguai, sobre a revisão do Tratado de Itaipu 

Aécio Neves em campanha 

O governador Aécio Neves esteve ontem em Santa Catarina para anunciar a ajuda de Minas Gerais aos flagelados pelas chuvas e enchentes. Esteve também no Paraná, onde mandou um recado para os tucanos paulistas: "É preciso que o PSDB passe a dar mais ouvidos ao Brasil como um todo, com as suas diferenças, com as suas angústias. Só assim nós nos reaproximaremos do Brasil que queremos governar". 

Sindicalistas contra a idade mínima 

As negociações prévias sobre o fim do fator previdenciário não são promissoras. Os representantes dos trabalhadores não aceitam a fixação de uma idade mínima para a aposentadoria, como contrapartida pelo fim do fator previdenciário, conforme projeto do senador Paulo Paim (PT-RS). Essa regra foi aprovada no governo Fernando Henrique. Na quinta-feira, as centrais sindicais vão sentar-se com o ministro José Pimentel (Previdência) na tentativa de chegar a um acordo. 

NÃO CHEGOU aos pés do presidente Lula na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Maracanã, mas o vice-governador Paulo Otávio (DF) foi vaiado sábado à noite no show do Mundo Livre S.A., em Brasília. 

DEPUTADOS do Nordeste preparam destaque para que o ICMS seja todo cobrado no destino. Isso caso os paulistas insistam nos 4%. O texto da reforma tributária fala em 2% na origem. 

MAIS OBRAS. O Senado abriu licitação para construir uma passarela subterrânea ligando seu prédio ao Palácio do Planalto. 

Mais socorro 

Além de ampliar o percentual do FGTS para as vítimas das enchentes de Santa Catarina, o governo estuda também a liberação de dinheiro do FAT, com o pagamento de seguro-desemprego para os trabalhadores das áreas atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário