domingo, novembro 23, 2008

RICARDO BOECHAT

Revista Isto É
Com RONALDO HERDY

FLEX
Goela larga
Nos últimos dias, os usineiros aumentaram em 7,8% o preço do álcool vendido às distribuidoras. Transferiram a culpa pelo abuso a uma tal "pré-entressafra", que ninguém sabe exatamente o que significa. Como resultado, o álcool nos postos subirá seis centavos por litro, em média, a partir deste sábado 22.

MEDICINA
Made in Brazil
Médicos do Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro, realizaram este mês uma cirurgia inédita, capaz de reduzir a fila de espera por transplantes de pulmões. Através do nariz, válvulas especiais foram implantadas em dois voluntários, vítimas de doença pulmonar obstrutiva crônica, que atinge sete milhões de brasileiros, matando 40 mil por ano. O ótimo resultado normalizou o fluxo respiratório dos pacientes.

SERVIÇO PÚBLICO
Debandada
Nesta semana, 30 funcionários do Ministério da Justiça pediram transferência para a Funai. Não é amor à causa indígena. Só sobrevivência. Como a fundação ganhou novo plano de cargos e salários e a pasta não, a mudança significará aumento médio de R$ 2 mil no contracheque.

JUDICIÁRIO
Atraso
Fato incomum no passado, as sessões do STF não têm primado pela pontualidade. Marcadas para as 14h, há casos de início até meia hora depois. Profissionais vindos de outros Estados que atuaram nos processos foram afetados pelo atraso. Muitos perderam vôos na hora de deixar Brasília, por terem chegado tarde ao aeroporto.

CONSUMO
Mais tarde
A Secretaria de Direito Econômico baixará portaria na semana que vem, adiando de 6 de dezembro para prazo indeterminado a exigência de classificação, como refrigerante, das águas com sabor existentes no mercado. Liminar judicial favorável à H2OH, obtida pela Inbev, pesou na decisão. O departamento negocia ainda com as indústrias novas embalagens para esses produtos.


CONCURSO
Pente finíssimo
O edital para o concurso de abril de 2009 do Departamento Penitenciário Federal sairá na próxima semana. A impressão digital dos candidatos será colhida na hora da prova, cada teste terá perguntas distribuídas de forma diferente e os mil aprovados sofrerão uma "investigação social". Quem tiver parente preso envolvido com facção do crime organizado não será contratado.

EXÉRCITO
Falou, dançou
Lotado no Hospital de Guarnição da Vila Militar do Rio de Janeiro, o 1º Sargento Rogério da Silva Gomes cumpre 26 dias de prisão no Batalhão da Polícia do Exército. Foi punido por ter entregue ao MPF relatórios apontando fraudes em licitações de material médico. Ele será transferido para um quartel em Bagé (RS). As denúncias serão apuradas em processo sigiloso.

SERVIÇO SECRETO
Entre eles
Presidente da Asbin (Associação dos Servidores da Abin), Nery Kluwe responde a três sindicâncias, todas relacionadas ao exercício de advocacia privada. Na segunda-feira 17, em Brasília, o diretorgeral interino da agência, Wilson Trezza, disse que, "por ferir o regimento interno, o trabalho é irregular".

CÂNCER
Mães & filhos
Na quinta-feira 27, o Instituto Nacional do Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica divulgam o inédito estudo "Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil", cobrindo a população de zero a 19 anos. Há números alarmantes. Em oito Estados constatou-se alta incidência da doença entre filhos de mães que usaram hormônios na gravidez.


ÁLCOOL 1
Investimento
A Shell está praticamente fechando a compra da Cosan, maior produtora nacional de açúcar, álcool e etanol. O grupo de Piracicaba (SP) foi destaque no noticiário, em maio, ao abocanhar a Esso do Brasil. No negócio, que pavimentaria sua estréia na revenda de combustíveis, pagou quase R$ 1 bilhão. Pelo visto, o projeto não emplacou.

ÁLCOOL 2
Crise
Análises do Bradesco apontam o setor sucroalcooleiro como o que mais sofrerá, no Brasil, as conseqüências da crise global. O setor se endividou muito no primeiro semestre, inclusive em dólares, para comprar terras e montar usinas. Algumas empresas estão, literalmente, pela bola sete.

JOVENS
Preto no branco
Segunda-feira 24, em Brasília, Lula tirará da geladeira a Lei do Aprendiz. Aprovada há cinco anos, ela fracassou na tentativa de impor às empresas a contratação de cotas mínimas de estudantes. Ao lado do ex-jogador Raí, fundador de ONG engajada na causa, Lula prometerá que, até 2010, o programa alcançará 1,5 milhão de jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário