terça-feira, julho 01, 2008

SEUS PENTELHOS ESTÃO FICANDO BRANCOS?


Especialistas ensinam truques para esconder os pêlos pubianos brancos sem danos à saúde

Dificilmente as mulheres tocam no assunto em rodinhas de amigas. Mais cedo ou mais tarde, porém, todas elas poderão passar pela experiência. Os tão temidos cabelos brancos não invadem só a cabeça, eles começam a aparecer lá embaixo quando você menos espera. Pode ser aos 30, 50 ou até 60 anos. Para não ser pega de surpresa e se desesperar, ouvimos profissionais que ensinam dicas para esconder o "visitante indesejado"
. Seja utilizando a tintura, a depilação ou a raspagem, todo cuidado é pouco, alerta a dermatologista Andréia Mateus.
- A área genital é bastante sensível a irritações. Todas as técnicas podem gerar ocasionalmente algum tipo de dermatite ou eczema. Se a mulher opta por pintar os pêlos pubianos, deve primeiro fazer um teste passando o produto no antebraço durante três dias. Se ocorrer alergia, procure um médico - explica.
Membro do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Andréia aconselha o uso de uma proteção na parte debaixo da região pubiana para que a tintura não entre nas dobras. O algodão, por exemplo. Outra dica da especialista é passar vaselina ou um creme hidratante mais grosso na pele em torno da virilha para a tinta não escorrer. Caso haja vermelhidão ou coceira, suspenda o uso do produto e marque uma consulta médica.
Com apenas 29 anos, a publicitária Carolina dos Santos tomou um susto quando tomava banho.
- Notei que havia alguma coisa branca crescendo lá no meio. Fiquei assustada, pois nem na cabeça tenho cabelo branco! Ainda não sei o que vou fazer, mas terei que tomar uma providência se outros nascerem - desabafa.

Produto usado na pintura íntima é diferente das tinturas de cabelo

A esteticista Eliane Silva, da Ophicina do Cabelo do Hotel Marina, está acostumada a ouvir as lamentações. Segundo ela, 60% de suas clientes fazem a pintura íntima.
- A média de idade é de 40 anos, mas há mulheres de 70 que pedem para pintar tudo. Uma delas me disse que só sai com o namorado depois que vem ao salão, senão ele bota os óculos para ver melhor - conta.
Com vergonha de admitir que é adepta da pintura íntima, outra cliente de Eliane pediu para trocar o nome do serviço na nota fiscal.
- Ela não queria que o marido soubesse. Então escrevemos corte de cabelo - diz a esteticista.
De acordo com Eliane, a tintura para a região pubiana não deve ser a mesma utilizada normalmente nos cabelos.
- O produto é mais leve, com menos amônia e pouca ou nenhuma água oxigenada. A mistura é a mesma utilizada para pintar as sobrancelhas. Deixo agir entre 10 e 15 minutos. A cor dura de 15 a 20 dias - explica.
Outras opções são a henna e os xampus tonalizantes. Segundo a esteticista, a cor deve ser parecida com o tom do pêlo. Se houver muitos pêlos brancos, Eliane recomenda a descoloração antes da pintura.

Cuidados devem ser redobrados ao pintar os pêlos em casa

A cabeleireira Brigitte Revollo, do salão Brigitte Fine's Arts, dá conselhos às clientes que preferem fazer a pintura em casa:
- Na hora de passar a tinta, a mulher deve ficar sentada esperando. Às vezes, desastres acontecem. Uma cliente de pele muito clara passou a tinta marrom e ficou andando pela casa enquanto o produto agia. Quando o marido chegou em casa, perguntou o que eram aquelas manchas espalhadas pela perna. Ela teve que procurar um médico.
Para quem não quer aderir à tinta, o jeito é fazer a depilação total ou raspar com gilete. A dermatologista Márcia lembra que a depilação a laser não funciona para os cabelos brancos.
- Quanto mais o pêlo é escuro e grosso, melhor o resultado do laser. O método atua junto com a melanina e o pêlo branco não possui a pigmentação necessária. Quem opta por depilar ou raspar deve ter cuidado com pêlos encravados e problemas gerados pela foliculite. A pinça pode ser usada, desde que seja bem lavada e esterilizada - aconselha.
A secretária Marcia de Oliveira nem pensou duas vezes antes de passar a gilete. Ela tinha 43 anos quando o primeiro pêlo branco apareceu.
- No primeiro mês que raspei, senti coceira, mas nada desesperador. Tenho medo de depilação e não penso em pintar. Meu namorado adorou o resultado. Sinto-me melhor sem nada do que grisalha. Não sou Vasco nem Botafogo para ficar no preto e branco, né! - dispara Márcia.

Fonte: O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário