sexta-feira, outubro 04, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 04/10

Com R$ 360 mi, grupo mineiro prepara lançamento de quatro shopping centers
O grupo Müller Partners, de Belo Horizonte, vai lançar até o final deste ano quatro novos shopping centers nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com investimentos estimados em R$ 360 milhões.

Os centros comerciais serão construídos em Araras e Sertãozinho, no interior paulista, além de Itaúna (MG) e Santa Maria (RS).

O aporte na unidade de Araras inclui um hotel com 128 apartamentos que será erguido no mesmo complexo.

"Nos especializamos em municípios de pequeno e médio portes, de 100 mil a 400 mil habitantes, onde há demanda para esses empreendimentos", diz Rayone Müller, presidente da empresa.

"São localidades cujas regiões, num raio de até 20 minutos de deslocamento, representam um bom potencial de consumo", afirma.

Os quatro shoppings devem ser entregues até outubro de 2015. Juntos, eles terão um total de 575 lojas.

Os recursos virão de aportes próprios, investidores e financiamentos, afirma Müller.

Além dos quatro, a companhia lançou neste ano um centro de compras em Campina Grande (PB). Outro empreendimento, em Pouso Alegre (MG), foi aberto em abril.

"Antes, atuávamos do planejamento dos shoppings e captação de investidores até a comercialização. Agora, com os novos, vamos também administrar os locais."

Em 22 anos, o grupo participou de projetos de 40 shoppings, diz o presidente.

SEM SAIR DE CASA
Os brasileiros são os mais propensos, entre oito nacionalidades, a fazer compras de supermercado pela internet.

Levantamento da consultoria BCG (The Boston Consulting Group) mostra que os brasileiros usariam o serviço de compras on-line 22,6 vezes por ano.

Entre chineses e russos, a frequência seria de 21,8 vezes e 17,9, respectivamente. A média dos oito países analisados é de 13,5.

"Os países onde os consumidores possivelmente têm menor satisfação com os supermercados são os que apresentam maior interesse na compra on-line", diz Chris Biggs, autor da pesquisa.

No Brasil, a maioria dos entrevistados também preferiria receber as mercadorias em casa a buscá-las no estabelecimento após adquiri-las pela internet.

"Isso ocorre porque é mais difícil ir ao mercado no Brasil, onde o trânsito é complicado, que na Alemanha, por exemplo", afirma.

O estudo também aponta que famílias com renda alta são as mais inclinadas às compras pela internet. Entre esse grupo, a frequência seria de 18,4 por ano. Na população de baixa renda, 11,9.

Aumento em baixa
Mais de 40% dos trabalhadores do varejo brasileiro ouvidos pela Michael Page não tiveram reajuste salarial nos últimos 12 meses.

Apenas 11,4% dos entrevistados disseram ter recebido um aumento de 16% ou mais.

O crescimento no número de shopping centers e varejistas e o esgotamento de profissionais com inglês fluente e especialização são apontados pela empresa de recrutamento como alguns fatores para esse cenário.

O estudo, entretanto, concluiu que a bonificação ainda é o principal estímulo profissional aplicado no varejo.

A maioria (70%) dos trabalhadores ouvidos afirmaram ter recebido o benefício.

O bônus foi maior na área de operações (lojas) --23% dos entrevistados receberam um pagamento extra que representou mais de 51% de seu salário anual.

No corporativo, a vantagem foi menor: 18% dos ouvidos tiveram um prêmio que foi equivalente a mais de 51% da remuneração.

HOTEL DE NEGÓCIOS
A rede Blue Tree fechou uma parceria com a Residec Construtora para a administração de um hotel que será construído na cidade de Bauru, no interior do Estado de São Paulo.

O empreendimento receberá um aporte de R$ 20 milhões e terá a bandeira Blue Tree Towers, concebida para atender com padrão quatro estrelas.

Com 134 apartamentos nas categorias básica e suíte superior, o hotel contará com restaurante e espaço para eventos com capacidade de até 200 participantes.

A previsão de entrega do empreendimento é para 2014. Essa é a nona unidade do projeto de expansão do grupo, que pretende construir 32 hotéis até 2017.

"Escolhemos Bauru por ser um polo educacional que está crescendo bastante. A unidade atenderá as demandas da cidade, principalmente o turismo de negócio", afirma Chieko Aoki, presidente da Blue Tree.

R$ 20 MILHÕES
é o valor que será investido na construção do novo empreendimento em Bauru (SP)

23
é o número de hotéis que a Blue Tree tem no Brasil

Consumidores confiantes
O consumidor britânico está mais confiante, constata levantamento da empresa de pesquisa alemã GfK.

Em setembro, o índice geral que mede o otimismo da população chegou a -10, três pontos a mais do que em agosto (-13). É o maior patamar desde novembro de 2007.

Em 2012, no mesmo período, o indicador marcava -28.

Dos subindicadores usados para compor o resultado, houve melhora em quatro e um se manteve estável: situação das finanças pessoais nos últimos 12 meses (-16).

Foram entrevistadas mais de 2.000 pessoas.

Novos... O escritório de advocacia Demarest tem novos sócios: Thiago Sandim e Paola Pugliesi, das áreas de fusão e aquisição e concorrencial, respectivamente.

...ares Junto com a dupla, originária do escritório Lefosse, desembarca um time com sete advogados.

Remédio... A Brasil Pharma, do varejo farmacêutico, vai abrir um novo centro de distribuição em Canoas (RS), com aporte de R$ 9 milhões.

...sulista A estrutura, de 12,5 mil metros quadrados, deve melhorar a logística do grupo, que na região Sul opera com a rede Mais Econômica. Ao todo, são cinco centros.

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