quinta-feira, outubro 31, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 31/10

Emprego na construção tem o maior avanço desde abril
Após quatro meses de estabilidade, o emprego na construção civil brasileira voltou a crescer acima de um ponto percentual em setembro, segundo levantamento do Sinduscon-SP (sindicato do setor em São Paulo).

Com a abertura de 36 mil vagas, o nível de emprego do segmento avançou no país 1,03% no mês passado, na comparação com agosto.

É o melhor resultado desde abril, quando o desempenho havia sido de 1,1%.

O montante de vagas criadas também é superior ao apresentado em setembro de 2012, quando ocorreram 13,7 mil contratações.

"O crescimento em setembro foi uma surpresa positiva, mas ainda não está muito claro se ele significa uma retomada do setor", afirma Sergio Watanabe, presidente do sindicato.

"Vamos aguardar os números dos próximos meses para avaliar se realmente é um indicativo de reversão", diz.

No acumulado dos primeiros nove meses deste ano, o indicador aponta alta de 5,16%, com a contratação de 174,1 mil trabalhadores.

No mesmo período de 2012, haviam sido contratadas 247,9 mil pessoas.

A construção civil brasileira deve fechar 2013 com um crescimento real de 2%, abaixo dos 3% de aumento do ano passado e muito longe do avanço de quase 15% que foi registrado em 2010.

"O setor vem em um processo de desaceleração, bem perto da estabilidade."

Reino competitivo
Oito em cada dez executivos do centro financeiro de Londres afirmam preferir que a Inglaterra permaneça na União Europeia.

Levantamento da Ipsos mostra também que 84% deles acreditam que a participação no bloco é melhor para a competitividade do país como centro financeiro.

Para 74%, as empresas são beneficiadas pelo fato de a Inglaterra ser membro do grupo.

Entre as principais vantagens da União Europeia para os negócios estão o fácil acesso ao mercado consumidor dos países que fazem parte do bloco (49%) e o quadro regulatório único para serviços financeiros (46%).

A facilidade de comércio entre os países também foi citada por 44% dos entrevistados. Apenas 5% afirmam que a melhor opção para o país seria deixar o mercado único.

Outros 11% disseram que a Inglaterra deve permanecer apenas se mais barreiras forem removidas.

Prêmio Folha Top of Mind
Cinco marcas ganham na categoria principal
Pela primeira vez desde 1991, cinco empresas dividiram o palco do HSBC Brasil, anteontem à noite, em São Paulo, para receber o prêmio mais importante do Folha Top of Mind.

Omo (6%), Coca-Cola (5%), Nestlé (3%), Nike (3%) e Samsung (3%) ficaram tecnicamente empatadas na categoria Top do Top.

Para chegar ao resultado, o Datafolha pergunta: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em produtos ou serviços?". Foram entrevistadas 5.145 pessoas em 160 municípios de todas as regiões do Brasil.

A cerimônia foi acompanhada por 1.200 convidados.

"A festa ganha representatividade a cada ano. Hoje o evento mobiliza todas as pessoas de decisão do mercado: presidentes de entidades, equipes de marketing dos anunciantes e agências", afirma Antonio Carlos de Moura, diretor-executivo comercial do Grupo Folha.

SEIS VEZES
Vencedora em seis das 54 categorias, a Samsung foi a marca que subiu mais vezes ao palco. Mais lembrada na categoria estreante Top Tecnologia, a empresa sul-coreana foi premiada também em Top Performance, smartphone, notebook, aparelho de TV e Top do Top.

"Não estamos comunicando apenas inovação, mas novas possibilidades para os consumidores", afirma André Felippa, vice-presidente de marketing da Samsung para a América Latina.

Além do Top Tecnologia, três categorias estrearam na premiação: talheres (que foi vencida pela Tramontina), pratos congelados (Sadia) e carne (Friboi).

COMPARTILHADO
Paula Lopes, gerente de marketing de Omo --vencedora nas categorias Top do Top, Top Higiene e sabão em pó--, diz que não se incomoda em dividir o prêmio principal. "Independentemente de compartilhá-lo ou não com outras marcas, Omo se mantém lá."

Para Henry Rabello, vice-presidente de marketing da Nike do Brasil, "o prêmio é o reconhecimento dos consumidores de que estamos no caminho certo".

De acordo com Lilian Miranda, vice-presidente de marketing e comunicação da Nestlé, a marca criou uma "relação de afeto e confiança com os consumidores".

As agências Y&R e DM9DDB são as que têm mais clientes premiados.

SEGURO GARANTIDO
A Seguralta, rede de corretoras que atua com seguros, previdência privada e consórcio, planeja abrir mais 200 unidades até o fim de 2014. Hoje, são 550 franquias.

"O crescimento maior ocorrerá no Nordeste e no Norte", diz o sócio Reinaldo Barboza Zanon. O grupo deve faturar R$ 200 milhões neste ano --33% de alta ante 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário