segunda-feira, outubro 21, 2013

LONGO ALCANCE - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 21/10

Cerca de 30 medicamentos para câncer serão incluídos na cobertura dos planos de saúde a partir de janeiro de 2014. O rol de novos procedimentos será anunciado hoje pelo Ministério da Saúde e pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Entre as coberturas que passam a ser obrigatórias estão tratamento oral para câncer e novas cirurgias por videolaparoscopia.

PARA DEPOIS
O presidente da ANS, André Longo, diz que a medida não resultará em aumento para os clientes dos planos em 2014. Isso porque o impacto dos novos procedimentos só será calculado em 2015. Ele diz que os custos tendem a diminuir com menos internações e que é possível não haver repasse ao consumidor.

TABULEIRO
Brinquedos como Banco Imobiliário e Jogo da Vida, em que marcas de empresas fazem parte do conteúdo, poderão passar a ser recomendados para maiores de 12 anos. A comissão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) responsável pelo tema é a favor da mudança. Hoje a alteração será discutida em encontro com entidades reguladoras de outros países em SP. Depois, irá a consulta popular.

TABULEIRO 2
Itaú, Mastercard, Vivo, Nivea, Ipiranga, Fiat e TAM estão entre as marcas que fazem merchandising nos jogos, hoje indicados para maiores de oito anos. O Alana, instituto de defesa da criança que propôs a mudança, vê a prática como publicidade abusiva. Diz que é preciso considerar a vulnerabilidade que caracteriza as crianças até 12 anos.

PAR ROMÂNTICO
Sandy faz par romântico com Marcelo Adnet no clipe "Escolho Você", que será lançado amanhã na plataforma online Vevo. Ela fez questão de convidar o humorista para gravar o vídeo da música, composta em parceria com seu marido, Lucas Lima, e Jason Tarver. Diz não imaginar ninguém melhor para as cenas de humor. "Eu o escolhi por admirá-lo desde os tempos da MTV. Marcelo tem um lado musical expressivo, o que é importante para o bom andamento do clipe."

PRIMEIRO CAPÍTULO
Um bilhete de Chico Buarque para a avó quando tinha oito anos é um dos achados do livro "História do Brasil para Ocupados" (ed. Casa da Palavra), que será lançado nesta semana. "Avó, vou para a Itália. Quando eu voltar, provavelmente a senhora estará morta. Mas não se preocupe. Eu vou me tornar um cantor de rádio. É só a senhora ligar o rádio do céu que vai me escutar", escreveu Chico.

CHICO CONTENTE
O texto foi revelado pelo pai do cantor, Sérgio Buarque de Holanda, em artigo na primeira edição da revista "Pais & Filhos", lançada em 1968. Naquele ano, Chico fazia sucesso com a peça "Roda Viva". O texto foi resgatado pelo historiador Francisco Alambert. E traz outras impressões do historiador sobre o filho: "Ele [Chico] ficou muito contente de ter ido a Paris, porque ninguém o conhecia por lá".

VAMOS FUGIR
"Desde menino, sempre se interessou por música e futebol. (...) seus ídolos eram Ismael Silva, Dorival Caymmi e Ataulfo Alves. Mais tarde, João Gilberto, de quem procurava imitar o estilo", dizia ainda o pai. "Não obstante todo o sucesso, o qual não lhe provoca muito prazer, é bem capaz de Chico largar tudo isso e partir para uma outra coisa qualquer."

CIRCULANDO
Com a adesão dos bancos, que têm 512 mil funcionários no país, ao Vale-Cultura, o Dieese calcula incremento mensal na economia, a partir do ano que vem, de R$ 9,4 milhões. No total devem circular R$ 113 milhões em cinema, teatro e livrarias.

TELA CHEIA
A atriz Betty Faria e o diretor da Cinemateca, Lisandro Nogueira, foram à abertura da 37ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no auditório Ibirapuera. Entre os convidados, recebidos pela diretora do festival, Renata de Almeida, estavam também a escritora e roterista Maria Fernanda Guerreiro, as cineastas Tata Amaral e Monique Gardenberg e o diretor do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda.

VOLTA AO MUNDO
Os colecionadores Christian Heymès e Marcelo Pallotta receberam convidados para a abertura da exposição "O Poder das Formas", no espaço A Estufa. A ceramista Lídia Lisboa e a designer de interiores Karen Steinberg foram conferir 150 peças de manifestações artísticas garimpadas em viagens à África e Indonésia.


O HOMEM QUE COLOCOU O PAPA NA REDE
O espanhol Gustavo Entrala, 43, não se considera um bom católico, mas isso não impediu que sua agência 101 fosse contratada pelo Vaticano. Sua equipe é responsável pela entrada do primeiro papa, Bento 16, nas redes sociais. Hoje, o Twitter do papa Francisco (@pontifex) contabiliza cerca de dez milhões de seguidores. Entrala, que visitou o Brasil para encontros e palestras, falou à coluna sobre o seu trabalho.

Folha - Como você entrou em contato com o Vaticano?
Gustavo Entrala - Vi uma carta publicada por Bento 16, em que ele dizia que algumas crises da igreja poderiam ter sido evitadas se eles aumentassem a comunicação pela internet. Escrevi oferecendo nossos serviços, mas não achei que alguém fosse ler. Quando Federico Lombardi (diretor de imprensa do Vaticano) me ligou, pensei que fosse brincadeira. Apresentamos um plano de comunicação e eles gostaram.

Você conheceu os dois últimos papas, Bento 16 e também o papa Francisco. Como eles lidam com a tecnologia?
Nesse ponto são iguais: muito pouco tecnológicos. Bento 16 nunca tinha visto um iPad na época em que criamos o aplicativo The Pope app. Coloquei fotos dele adolescente, com os irmãos e os pais. Ele ficou maravilhado. Francisco também não sabia muita coisa. Um arcebispo auxiliar de Buenos Aires fez até uma piada na época e disse que a última tecnologia que o papa havia usado era uma máquina Olivetti. Insistimos e deu certo.

O papa cria os tuítes da conta?
Francisco escreve mais ou menos 50% do conteúdo. O resto é da equipe, que posta frases ditas por ele. O papa entende muito bem o processo e a finalidade das redes sociais, que é alcançar as pessoas. Ele é naturalmente aberto, diferente do Bento, que, apesar de ser afetuoso no trato pessoal, ficava mais retraído ao se comunicar com multidões.

O atual papa é bem mais pop.
Na época de Bento 16, o Twitter papal tinha cerca de três milhões de seguidores. Hoje, tem dez milhões. A palavra que mais acompanha tuítes sobre o atual papa em inglês e espanhol é "cool" e "mola", o equivalente a legal.

Qual é a estratégia usada?
Vejo a igreja católica como uma marca. Uma marca tem que emocionar. Nós nos apoiamos no carinho que as pessoas sentem pelo papa. Apesar de crises como a questão da pedofilia e a opinião sobre os homossexuais, ainda não existe ninguém tão querido quanto o papa. Nós trabalhamos com isso. As pessoas estão encantadas em poder falar com o Vaticano pelo Facebook.

CURTO-CIRCUITO
Violência infantil é o tema da exposição "Cantigas", da artista plástica Simone Kestelman, que fica em cartaz no MuBe até 3 de novembro.

Abdulaziz Bin Abdullah, príncipe da Arábia Saudita, participa da entrega de prêmio para tradutores da língua árabe, hoje, no Palácio dos Bandeirantes.

O maquiador Marcos Costa lança novo livro amanhã, na Livraria da Vila da alameda Lorena, às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário