quarta-feira, setembro 04, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA & NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 04/09

INDUSTRIA SE RETRAIU DE MAIO A JULHO
Os resultados da produção industrial em julho acenderam a luz amarela sobre o PIB do terceiro trimestre. A queda de 2% sobre junho ratificou a tendência vacilante das fábricas este ano. Em sete meses, foram quatro variações positivas e três negativas. O saldo entre altas e quedas, de 1,1%, sugere que o setor, apesar de volátil, vai bem. Mas André Macedo, coordenador de Indústria do IBGE, chama a atenção para os números da ponta da série. No trimestre maio-julho, a produção industrial caiu 2%, sublinha. É tendência oposta aos 3,1% positivos observados de janeiro a abril. "Nos meses recentes, a tendência é negativa, talvez pelas incertezas internas e no mercado mundial" diz. Os números de agosto serão determinantes para os rumos da indústria este ano.

DE ÍNDICE DE DIFUSÃO
Foi a proporção de mercadorias industriais pesquisadas pelo IBGE, que tiveram aumento de produção em julho deste ano sobre 2012. A parte restante registrou queda. A média histórica é de 52,1%.

‘The book’ 1
A Yes! Idiomas abrirá filiais no Complexo do Alemão e no Vidigal, mês que vem. Cada comunidade, ambas com UPPs, terá aporte de R$ 200 mil, e deve receber cerca de 750 alunos. A unidade da Rocinha, inaugurada há um ano, está com 600 alunos.

‘The book’ 2
A rede de cursos de idiomas vai abrir 15 novos unidades no Rio, até outubro. Juntas, receberão investimento de R$ 3,5 milhões. A Yes! quer ampliar negócios no estado durante a Rio Franchising Business, no fim do mês.

On-line
Entra no ar em 60 dias o sistema eletrônico de declaração de importação da Fazenda estadual. A nova ferramenta foi anunciada ontem em reunião com o Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj.

Portugueses
Executivos de empresas portuguesas, como Banco BIC e Portugal Telecom, vêm ao Rio, dia 11, para evento dos 102 anos da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria. Terão encontros de negócios em tecnologia, infraestrutura e outras áreas.

Rio-Niterói
A barca Boa Viagem volta a operar semana que vem, após reforma no estaleiro da CCR Barcas, em Niterói. Exigiu R$ 2,4 milhões. Com dois mil lugares, vai ampliar em 20% a capacidade da linha Rio-Niterói.

É Natal
O Carrefour pôs à venda, na virada deste mês, a primeira fornada de panetones para o Natal. Até o fim de 2013,
a previsão é vender dois milhões de unidades.

Ano velho
O Icec, índice de confiança do comércio, voltou a cair em agosto, após recuperação em julho. Passou a 117,4 pontos, queda de 4,2% sobre um ano antes. Foi o maior recuo em 12 meses, informa a CNC.
A pesquisa completa sai hoje.

Litígio 1
Decisão do TRF da 2ª Região confirmou a suspensão do uso da marca Jopar por Maria Lucia Pereira, viúva e ex-sócia de Victor Parente, criador da marca de roupas masculinas. Ela terá que indenizar os herdeiros, Alex e Victor Jr..

Litígio 2
Maria Lucia é acusada de fraudar documento para abrir filiais, diz Raphael Miranda, advogado. Cabe recurso.

Amianto
A ministra Rosa Weber, do STF, é a nova relatora da Adin 4066, que trata da proibição do amianto no país. Ocupa o lugar de Luís Roberto Barroso.

CARRO DE REI
Pelé estrela ação que a Volskwagen põe no ar em seu canal no YouTube hoje. No “Best drive inteligente Amarok”, o Rei do
Futebol, que é também embaixador da marca, fala sobre sua experiência com a caminhonete. A agência Sétima Arte assina.

EM FESTA
O uísque Johnnie Walker festeja com campanha nova o recorde de vendas (24 milhões de garrafas) no Brasil, em 2012.
O conceito é o poder de mudar o próprio destino. O filme estreia 2ª na TV e na web. Será a maior ação digital já feita pela marca no país. A BBH criou; ea Neogama/BBH adaptou.

SEM PUDOR
Thiago Vivas, filho do cantor Jerry Adriani, estrela campanha da coleção deverão da Reserva. O músico aparece entrefigurantes nus, num convite à reflexão sobre o papel da moda. As roupas chegam às 22 lojas do país esta semana. As fotos, de Fernando Young, vão circular na revista da marca, em impressos e mídias digitais.

AOS PÉS
A Anas, marca de sapatos, estreia hoje a campanha na internet da coleção do verão 2014. A inspiração é o Nordeste. O Studio Faya assina as imagens. Agrife carioca espera crescimento de 35% nas vendas. É dona de loja virtual e ateliê no Leblon.

Festival 1
A Dream Factory prevê faturar R$ 120 milhões este ano. É mais que o dobro dos R$ 55 milhões de 2012. A alta é puxada pela realização da JMJ e do Rock in Rio. Só o festival corresponderá a 20% da receita total de 2013.

Festival 2
Seis em cada dez buscas por passagens aéreas para o RiR, de abril a agosto, vieram de São Paulo, diz o Mundi. BH foi 2ª, com 4,2% do total.

CRESCEU
A Karamello, grife feminina, inaugura hoje a 12ª loja própria e o e-commerce. Investiu R$ 500 mil na unidade, em Ipanema. Já a loja virtual saiu por R$100 mil.

A marca terá lookbook digital com fotos de Rodrigo Takeshi. A modelo Valentina Bianchi posou. A grife espera aumento de 0% nas vendas.

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