sexta-feira, agosto 16, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 16/08

Brasil vende material radioativo para a China
INB assinou acordo com empresa de Taiwan. A exportação de 16 mil toneladas de Torta II teve aprovação da Cnen

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) assinaram acordo com a Global Green Energy Science, de Taiwan. A empresa adquiriu 16 mil toneladas de Torta II, coproduto do tratamento químico da monazita para produção de compostos de terras-raras, da antiga usina de Santo Amaro (SP). "Há duas saídas para o material: estocar, como fazemos desde a década de 1940, ou processar e retirar terras-raras. Mas isso é custoso demais e não dominamos a tecnologia necessária", explica Aquilino Senra, presidente da INB. O processamento de monazita foi suspenso no país nos anos 1990. Desde 2012, governo federal e setor privado discutem a extração de terras-raras no Brasil. Os metais são usados na indústria de alta tecnologia, e têm produção concentrada na China. "O lote que vamos exportar tem só 880 toneladas de terras-raras. Não há conflito com o projeto em discussão", afirma. A exportação, aprovada pela Cnen, deve ocorrer em novembro. O negócio está avaliado em R$ 65 milhões. O pagamento virá em crédito de urânio. "É reserva estratégica para a indústria nuclear nacional. Se o preço for confirmado, equivale à 50% da nossa produção anual de urânio", diz Senra.

R$ 35 milhões
É o aporte que a INB teria de fazer na reestocagem, com segurança, do material radioativo Torta II, segundo Aquilino Senra. Quase todo o lote (80%) está estocado na antiga Mina de Caldas (MG).

Cresceu 1
O BNDES emprestou R$ 8,684 bilhões a empresas fluminenses no 1º semestre. Foi salto de 59,7% sobre um ano antes. Ao todo, foram fechadas 19.859 operações, contra 21.437 nos seis primeiros meses de 2012.

Cresceu 2
Infraestrutura foi o setor que mais recebeu recursos. Foram R$ 4,850 bilhões, alta de 68,6%. Na indústria, os desembolsos dobraram (+118,3%), para R$ 2,454 bi.

Cosméticos
A francesa Expanscience, de dermocosméticos, quer quintuplicar o número de pontos de venda no Rio, até o fim de 2014. Hoje, tem 38. O laboratório chegou ao Brasil em janeiro; em três anos, deve investir R$ 15 milhões no país. É dono da marca Mustela, de produtos para mães e bebês.

Óleo e gás
BR Offshore e DHL Supply Chain serão parceiras na prestação de serviços de logística integrada. A BR está investindo R$ 450 milhões em terminal de logística e estaleiro da Barra do Furado, em Campos (RJ).

Novata
A GNS, braço da Gas Natural Fenosa em negócios não regulados, estreia mês que vem no setor elétrico. Vai vender planos de assistência técnica para instalações e equipamentos residenciais. A meta é ter 13 mil clientes até o fim de 2014.

EU TE OMO
Unilevere Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, são parceiras na nova campanha de OMO, que estreia hoje na TV. O filme, criação da Borghi/Lowe, traz uma máquina de lavar Brastem p se declarando ao sabão. Éa primeira vez que marcas de detergente e lavadora aparecem juntas num mesmo anúncio, sublinha Paula Lopes, gerente de marketing de OMO

Porto
A 2ª edição da Semana Porto Empreendedor, realizada em julho, na Zona Portuária, dev totalizar R$ 3,43 milhões em contratos na rodada de negócios. Participaram seis âncoras, entre elas, Cdurp, MAR e Porto Novo, além de 4 fornecedores locais. Sebrae/R e Cdurp promoveram.

Centro
O Sebrae/RJ vai atuar no Centro e na Cruz Vermelha. Quer transformar negócios tradicionais, chapelarias e restaurantes, por exemplo, em empresas-âncoras para atrair a clientela. O projeto terá de consultoria para recuperação dos imóveis a ações de gestão e marketing.

É DO RIO
O Forum Ipanema estreia amanhã a última etapa da campanha publicitária do outono-inverno 2013.O conceito “A garota Forum é de Ipanema, é do Rio de Janeiro”. A ação, criada pela agência Kindle, começou há dois meses. O cenário da vez é a Lagoa Rodrigo de Freitas.

VERÃO EM DOBRO
AVon Der Völke, de camisetas, lança hoje, na web, duas campanhas para o verão 2014. Nos estados detemperatura mais amena, sairão fotos feitas na Serra Catarinense (acima). Para os de clima quente, o cenário foi Florianópolis. Agrife espera vender 40% mais.

É micro
O mercado de microsseguros arrecadou R$ 2 milhões no 29 trimestre, segundo a Susep. É crescente a procura por cobertura de morte acidental e despesa funeral.

Capitalização
O setor de capitalização distribuiu R$ 1,5 milhão em prêmios por dia útil no 19 semestre. Foi alta de 27,8% sobre 2012, diz a Fenacap.

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