quinta-feira, julho 11, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 11/07

RECUO NO EMPREGO MAIS PRÓXIMO DO ZERO
Taxa da indústria de maio foi a mais alta desde dezembro de 2009. No acumulado em 12 meses, variações estão caindo
O recuo de 0,5% no emprego industrial em maio, frente a abril, como anunciou o IBGE, causou susto por ser a maior queda no índice desde dezembro de 2009. Setores com desempenho negativo são os mais intensivos em mão de obra e que sofrem com a concorrência de produtos estrangeiros. Máquinas e equipamentos; vestuário, calçados e couro estão entre eles, explica Rodrigo Lobo, economista do IBGE. Esse resultado reflete ainda fatores como freio no consumo, inadimplência e dificuldade de crédito. Na comparação com maio de 2012, o recuo chega a 0,7%. O panorama, contudo, não é ruim como pode parecer, pondera Lobo. Embora a taxa siga negativa, está cada vez mais perto de zero. O movimento fica claro nas variações acumuladas em 12 meses (veja o gráfico). Pode ser um alento.

Japão 1
O Senai terá núcleos de formação de trabalhadores para a indústria naval em quatro estados: Rio, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul. É projeto de R$ 10 milhões em parceria com a Jica, agência internacional japonesa de cooperação. O contrato será assinado em agosto. A meta é formar técnicos altamente especializados para o setor.

Japão 2
O acordo atende à demanda por mão de obra de duas japonesas investindo no setor naval no país. A Ishikawajima-Harima Heavy Industries adquiriu 25% do estaleiro Atlantico Sul (PE). A Kawasaky Heavy Industries busca estaleiros em Salvador. De início, serão formados cem técnicos. Isso vai reduzir o uso de trabalhadores japoneses.

Construção
O Custo Unitário da construção (CUB) subiu 0,25% em junho, diz o Sinduscon-Rio. O índice havia crescido 0,12% em abril e 0,15% em maio. O resultado do mês passado foi puxado pela alta de preço de 16 dos 25 itens pesquisados. Lideram a lista porta semioca, fechadura e bancada de pia de mármore.

Veículos
A Firjan vai leiloar um lote de 20 veículos, no dia 24. O pregão on-line receberá lances presenciais e pela web. Pode arrecadar R$ 200 mil. João Emilio vai comandar a venda.

Expansão
A Rede D’Or São Luiz inaugura o Hospital Oeste D’Or, na terça, em Campo Grande. Trata-se do antigo Hospital Joari, que recebeu reforma de R$ 23 milhões. Com a expansão, passa de 140 para 200 leitos; de 960 para até 1.200 colaboradores.

Mais leitos
O Hospital Pasteur, no Méier, inaugurou este mês 13 leitos, chegando a 183. Investiu R$ 2,5 milhões na transformação da cobertura do edifício em setor de internação. Prevê nova ampliação em 2014.

Tecnologia
A OftalmoRio, de microcirurgia ocular, adquiriu o equipamento LenSx, da Alcon. Aporte de US$ 714 mil dólares, é usado para cirurgia de catarata.

Livre Mercado
O VillageMall lançou selo para identificaras práticas sustentáveis do shopping. Estima economizar 20% de água e energia por ano .

A Red Bull fechou contrato com o surfista Pedro Scooby. É o 20º atleta brasileiro patrocinado pela marca de energético.
Faltam R$ 18 milhões para que o Hospital Pró-Criança Jutta Batista, em Botafogo, comece a funcionar. Foi construído com R$ 63 milhões em doações. É projeto da Dra. Rosa Celia Barbosa.

O IIEDE promove o seminário “Devido processo regulatório no Cade - A nova lei de Defesa da Concorrência em Debate”. Será dia 2 de agosto, no Rio.

FUNDO DE GARANTIA
Entra no ar domingo a terceira fase da campanha “Telhados”, do Ministério do Trabalho. O objetivo é mostrara importância do FGTS na vida de trabalhadores. Além da TV, as peças serão veiculadas em rádio, jornais, revistas, outdoor e busdoor. A Staff assina a criação.

Corpo e cabelo
A Farmax, fabricante de farmacêuticos e cosméticos, lança até o fim do ano 52 produtos das linhas capilar e corporal, além de novas fórmulas e embalagens para outros 60. Prevê totalizar R$ 2 milhões em investimentos até dezembro. A empresa aumentou a capacidade produtiva em cerca de 30%.

Perfumaria
A Fragrance, de perfumes e cosméticos, abre amanhã no Botafogo Praia Shopping. Cada marca terá espaço personalizado na loja. A organização dos produtos deve aumentar as vendas em até 30%, diz o sócio Ronaldo Dorf. Aporte de R$ 900 mil.

Reciclagem
A On You Cursos vai adotar copos de papel no lugar dos de plástico. Consome 150 mil por mês. Os usados serão reciclados por cooperativas, e transformados em brindes, como agendas. A NovaCoop, de planos de saúde, é parceira do projeto.

Festa infantil
Inaugura mês que vem a Na Moitta, casa de festa infantil, no Itanhangá Center. O aporte na área de 900m2 é de R$1,5 milhão. Terá karaokê e boliche. A Oba! Arquitetura assina os móveis.

Personalizada
A Farm fará ação em parceria com a Vandal, de camisetas, na loja de Ipanema, na terça-feira. Clientes vão poder personalizar blusas com fotos do Instagram. A previsão de aumento nas vendas é de 20%.

Massas
O Grupo Fiammetta lançou nova marca de restaurante, a Mia Fiamma. O primeiro, inaugurado em Copacabana, semana passada, é aporte de R$ 200 mil. A previsão é abrir cinco franquias em um ano.

DE OLHO NO PETRÓLEO
Claus Bihl, presidente da dinamarquesa MaerskTraining, inaugurou ontem no Rio o primeiro centro de treinamento na América Latina. A iniciativa, que conta com um moderno simulador, tem como objetivo treinar até 10 mil profissionais por ano do setor de navios e petróleo.

TOSCANA
A russa Naty Chabanenko estrela a campanha de verão 2014 da Iódice. Foi clicada por Zee Nunes. As fotos vão circular na na web eem anúncios impressos, a partir de agosto. O sol da Toscana,na Itália, inspirou a coleção. A expectativa da marca é aumentaras vendas em 13%. Ainda este ano, abre trêsfranquias; em Vitória, Curitiba e Ribeirão Preto.

HAVAÍ
AAllú, de moda feminina, lança terça-feira a coleção de verão. O estilo das peças tem inspiração no Havaí. A modelo Bruna Mendesfoi fotografada por Guto Costa para a campanha, queserá veiculada em mídia impressa e internet. A grife, que tem cinco lojas no país, espera aumentarem 15% as vendas em relação à coleção de verão 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário