quarta-feira, junho 12, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 12/06

OPERÁRIOS DO MARACANÃ VÃO PARA OUTRAS OBRAS
Em fenômeno incomum, demitidos estão sendo absorvidos por consórcios responsáveis por metrô, Porto e Transcarioca

Com o fim das obras do estádio, o Consórcio Maracanã Rio 2014 deu início à demissão de operários. No primeiro trimestre, pico da reforma, estima-se que mais de seis mil trabalhadores se revezavam nos canteiros. De maio para cá, cerca de três mil já foram desligados, segundo fontes do setor de construção pesada. A Odebrecht, líder do consórcio, que inclui a Andrade Gutierrez (AG), admitiu as demissões, mas não revelou o número. À coluna, a construtora informou que 600 empregados permanecerão vinculados nos próximos dois meses, para o trabalho de comissionamento do estádio. Mas, num fenômeno incomum, operários do Maracanã estão sendo recontratados por outros grupos, para reforçar equipes de outras grandes obras de infraestrutura na cidade. Há trabalhadores no Metrô Linha 4 (projeto de Queiroz Galvão, Odebrecht, Camargo Corrêa e OAS), Metrô Barra (Queiroz, Odebrecht e Constron), Transcarioca (AG) e até no Porto Maravilha (Odebrecht, Camargo e OAS). As empreiteiras já cogitam levar quadros qualificados para a reforma do Maracanã para a fase final das obras dos seis estádios da Copa do Mundo 2014, que ainda não estão prontos.

3 MIL TRABALHADORES
É a mão de obra que a construção civil necessita na cidade do Rio, para obras residenciais e comerciais. O Sinduscon-Rio diz que as empresas querem contratar pessoal do Maracanã.

DANÇOU
A Zurich, seguradora de origem suíça, estreia a campanha publicitária de 2013 hoje à noite, na TV. No filme, a Gray141 fez, novamente, opção pelo humor. Um engravatado faz uma dancinha no elevador; é filmado e flagrado por seus pares. A Paranoid produziu. A ação inclui impressos, web e rádio.

CORREÇÃO
Crianças brasileiras podem falar inglês melhor que adultos que têm o idioma como língua nativa?A resposta está em projeto da Red Balloon, escola de inglês para crianças. Alunos de8a 13 anos checaram ortografia egramática de seus ídolos no Twitter. E enviaram tweets com correções. Está no ar no YouTube. A Ogi lvy assina.

PARA CRESCER
A Rio Coaching, de treinamento pessoal, estreia amanhã campanha com foco em pequenos e médios empresários. É criação da 11:21. Espera faturar 25% a mais.

Empacou
Ficou para o início de julho a votação na CCJ do projeto do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que libera a terceirização da mão de obra. Até lá, parlamentares esperam fechar acordo na Comissão, para que o texto vá direto ao Senado.

Em tempo
Um dos impasses do texto é a responsabilidade subsidiária. Se aprovada, o empregado só poderá acionar a contratante, se não tiver sucesso no processo contra a terceirizada. Hoje, ambas são responsáveis solidariamente.

Cultura
O BNDES estuda criar linha não reembolsável para financiar microempresas de comunicação, como blogs, TVs e rádios comunitárias.

A Comissão de Cultura da Câmara já debateu a proposta. Na 6ª, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) levou a ideia ao banco. A próxima reunião deve ser dia 21.

Antenas 1
Carlos Duprat, presidente do Sinditelebrasil, que reúne o setor de telefonia móvel, terá encontro com Eduardo Paes, na 6ª. Vai propor novo processo de instalação de antenas na cidade.

Antenas 2
Ele defende licenciamento diferenciado, por porte de instalação. “Há caso que não pede licença. É mais ágil”, diz Duprat, que falou sobre o tema na Rio Wireless.

Reforma
A GL events Brasil, gestora do Riocentro, reforma o Pavilhão 1. Investe R$ 50 milhões.

O espaço também terá o 1º restaurante fixo do Centro de Convenções, o Pax Delícia.

Debutante
O Downtown investe R$ 30 milhões em revitalização. É ação pelo 15º aniversário do shopping. Inclui reforma e pintura dos blocos, novo projeto de iluminação com LED e sinalização do estacionamento, que terá espaço vip, com valet.

Internacional
A American Express espera dobrar vendas e recarga do GlobalTravel Card, cartão pré-pago de viagens, para as férias de julho. É efeito do gasto recorde de brasileiros no exterior, em abril: US$ 2,1 bi.

Livre Mercado
O BarraShopping encerrou cinco dias antes a promoção do Dia dos Namorados. As 40 mil camisetas com imagens do Rio se esgotaram na 6ª. A previsão era hoje. Houve troca de R$ 10 milhões em notas.

ATIM fez parceria inédita com a Universal Music. O clipe de Paula Fernandes traz merchandising do aplicativo TIM music.

AJLT Re promove hoje, no Rio, o 4º Seminário de Óleo e Gás.

AToca do Biscoito abre a 15ª franquia, dia 17, no Centro. Aporte de R$ 145 mil.

A Lupo abre loja no aeroporto de Congonhas (SP), amanhã.

JOIA
A Gotti n, joalheria carioca, lança, na 6ª, a campanha pelo mês dos Namorados. Prevê alta de 15% em vendas. Terá catálogo e veiculação na internet.

Megaloja
A Centauro abre amanhã, na Barra, a 1ª unidade Full Size. O novo modelo de loja de rua da rede terá três mil metros quadrados e parede interativa da Adidas. É projeto de R$ 2 milhões.

O grupo planeja mais quatro do tipo em 2014. Este ano, abrirá 20 lojas tradicionais.

Cachorro grande
A Pet Center Marginal, rede de megalojas para animais, abre a primeira filial no Rio, amanhã. Ficará na Barra.
Terá mil metros quadrados, 15 mil itens à venda, clínica veterinária e centro de estética. Investimento de R$ 2 milhões, é a 20ª loja do grupo. Este ano, virão mais duas. A meta é faturar R$ 250 milhões em 2013.

Chinelo
A Kenner, de sandálias de dedo, lança coleção de inverno. Quer elevar vendas em 20%. A campanha estreia em redes sociais até domingo. A Ana Laet assina.

Mundão
O Mundo Verde já abriu 17 lojas este ano. Planeja mais dez até dezembro. A rede espera fechar 2013 com 270 filiais, contra 243 em 2012. O faturamento do grupo deve subir para R$ 300 milhões. No ano passado, foram R$ 267 milhões.

Quem vem
A cervejaria Hofbräuhaus, de Munique, está a caminho do Brasil. Após um ano de negociações, fechou contrato de franquia com um grupo de empresários de Minas Gerais. A alemã já está em Dubai, EUA e China. Aqui, o grupo teve assessoria do Bhering Advogados.

Suplemento
A Analítica, farmácia de manipulação, lança a linha Nutricional Care. Os suplementos consumiram R$ 200 mil de investimento e três anos de pesquisa com atletas de alto rendimento, como Rafael Feijão, do UFC. O 1º lote, de 1.400 unidades dos três produtos (Whey Protein, BCAA e Creatina Monohidratada) deve se esgotar em três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário