quarta-feira, maio 29, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 29/05

EXPORTAÇÕES DO RIO CAÍRAM MENOS QUE MÉDIA NACIONAL
Vendas externas do país recuaram 5,3% em 2012; no estado, queda foi de 2,3%. Estudo da Apex vai orientar ações lá fora

O Estado do Rio exportou menos em 2012, mas a redução nas vendas para o exterior foi proporcionalmente menor que média brasileira. As empresas fluminenses exportaram US$ 28,8 bilhões, queda de 2,3% sobre 2011. Com a crise internacional, o recuo no país foi mais que o dobro, 5,3%. Os dados estão em Perfil Exportador do Estado do Rio, estudo da Apex-Brasil que será divulgado pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e pela Casa Civil fluminense, na próxima segunda. O levantamento vai orientar as ações do estado no exterior. "As grande empresas do Rio hoje são responsáveis por 98% das exportações. Temos potencial para aumentar a presença de micro, pequenas e médias empresas. O foco das ações será esse", diz Pedro Spadale, subsecretário de Relações Internacionais da Casa Civil. Segundo o estudo, o setor de óleo e gás representou 71% das vendas do estado ao exterior. Em segundo, aparecem ferro fundido, ferro e aço, com 8%. Os Estados Unidos permaneceram como principal parceiro comercial do Rio. Comprou R$ 7 bilhões em produtos, 24% do total. A China vem em 2º, com 17%; e a Índia, em 3º, com 11%. Desde 2007, o país subiu 30 posições no ranking.

12% das exportações
Foi quanto o Rio representou no total vendido pelo Brasil ao exterior no ano passado. O percentual é recorde. De cada US$ 10 do superávit comercial brasileiro, US$ 4,2 vieram do estado. 

Investimento
Estatais federais investiram R$ 30 bilhões de janeiro a abril de 2013. Gastaram 27% do previsto no Orçamento, um recorde em 13 anos, informa o Ministério do Planejamento. Em 2012, desembolsaram 25,3% da dotação do 1º quadrimestre; em 2010,24,8%. Os números saem hoje no Diário Oficial.

Imposto
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, da Firjan, entregou anteontem a Edison Lobão, do MME, o estudo sobre o impacto do custo do gás natural nas indústrias. O ministro defendeu reforma tributária que desonere itens básicos, de uso residencial ou industrial. No Brasil, o gás custa à indústria quatro vezes o valor pago nos EUA.

Dívida
Cresceu a proporção de famílias endividadas no país, em maio, segundo pesquisa que a CNC divulga hoje. Quase dois em três lares (64,3%) acumulam dívidas. Foi o maior resultado desde março de 2011. Em abril de 2013, eram 62,9%; em maio do ano passado, 55,9%. Dos entrevistados, 7,5% disseram que não terão condições de pagar todos os débitos.

Varejo
As vendas no varejo carioca cresceram em abril pelo 4º mês seguido, na comparação com um ano antes. Pesquisa do CDL-Rio com 750 lojistas apurou alta de 5,5% nas receitas. No 1º quadrimestre, o faturamento subiu 5,4% sobre janeiro-abril de 2012.

‘Wellcome’
A Embratur bateu o martelo sobre o modelo de recepção de estrangeiros para a Copa das Confederações. Nas seis cidades-sede, haverá 45 Centros de Atendimento ao Turista, 5.288 voluntários e 900 roteiros, em português, inglês e espanhol. A operação será coordenada do Rio.

Feriadão
A hotelaria carioca está com 67,85% de ocupação para o feriadão de Corpus Christi, contra 69,8% em 2012, diz a ABIH-RJ. A retração tem a ver com a maior oferta de hotéis. No interior fluminense, as reservas subiram para 72,5%, ante 71,14% no ano passado.

Inglês
A Plan Idiomas Direcionados fechou contrato com a Windsor Hotéis. Vai dar aulas de inglês a 400 funcionários da rede, em 12 hotéis do Rio. A rede de cursos prevê alta de 8% no faturamento.

Café 1
O Festival Vale do Café 2013 terá patrocínio da Citroën pela primeira vez. No total, o evento, que acontece em julho, receberá R$ 5 milhões em investimento. São 15% mais que em 2012.

Café 2
Quase dois terços (60%) dos cariocas conhecem as Fazendas do Ciclo do Café como produto turístico. Mas só 40% já visitaram a região no Estado do Rio. Os dados estão em pesquisa do Insituto Preservale, feita pelo consultor Bayard Boiteux.

AMOR NO AR 2
O Shopping Vitória também lança hojea campanha para a data. O filme para web, com casais de namorados, brinca que a grande paixão é o Mini Cooper que vai sortear dia 17. AAquatro Comunicação criou. A Cinerama Brasilis produziu.

AMOR NO AR 1
A Rennervai retratar, na campanha do Dia dos Namorados, as diferentes reações das mulheres ao receberem declarações de amor. Ofilme, criado pela Paim e produzido pela O2 Filmes, estreia hoje
na TV. A 3YZ assina ação para o Facebook.

ALTA PERFORMANCE
O laboratório Sergio Franco começa a operar hoje a segunda esteira de alta performance no parque tecnológico, em Duque de Caxias. É investimento de R$19 milhões. Pode dobrara quantidade de exames mensais para oito milhões e diminuiro tempo de entrega em 40%.

Na rede
O UFC lança loja virtual no Brasil, até o fim de junho. Será operada pela Netshoes. Em três anos, a procura por produtos ligados ao MMA cresceu 1.500% na Netshoes.

De segunda
Está no ar o Ficou Pequeno, site de compra e venda de produtos de segunda mão para bebês, crianças e mães. Teve aporte de R$ 100 mil.

Milhão
Bateu R$ 1 milhão o total de notas trocadas na promoção de mães e Namorados do Madureira Shopping. O mall sorteará um Hyundai HB20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário