domingo, março 31, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 31/03

Tempo de despacho de importado cresce 30% em 2012
O tempo médio de despacho de importações teve alta de 30% em 2012, segundo dados da Receita Federal.

Do registro da declaração de importação à sua liberação, as cargas levavam, em 2011, em média 1,71 dia. Em 2012, passaram a 2,23.

Cerca de 88% das mercadorias são desembaraçadas pelo canal verde, para onde é encaminhada a carga que, pela análise de risco, é dispensada da conferência aduaneira.

"No verde, em duas horas podem estar liberadas. A média no amarelo e no vermelho é de 2,23 dias", afirma Marcos Siqueira, superintendente-adjunto da Receita Federal em São Paulo.

As remessas expressas, em 95% dos casos, são desembaraçadas para as empresas no dia da chegada do voo, diz. "Do restante, 80% são liberadas logo após a conferência."

Para Siqueira, a piora do prazo de desembaraço se deve a gargalos e nem tudo deve ser creditado à Receita Federal.

"Houve greves de vários órgãos, como a da Anvisa."

Além disso, enquanto o importador não envia a declaração de importação, a Receita não inicia o processo.

"Muitas importações também dependem da anuência de outros órgãos, como celulares, que precisam passar pela Anatel", lembra.

Os depósitos, a maioria públicos, onde ficam as cargas, também são outro ponto sensível no rota das mercadorias.

Mesmo liberadas pela Receita, os "recintos" só as separam depois do pagamento de taxas e ICMS.

Entre importadores, os prazos divergem. "No nosso caso, o desembaraço dificilmente ocorre antes de 15 dias em canal verde", diz Adilson Carvalhal Júnior, presidente da Abba (de exportação e importação de alimentos e bebidas).

"Em canal vermelho [fiscalização documental e física da mercadoria], pode demorar até 40 dias", acrescenta.

Para os setor de máquinas e equipamentos, "a liberação em canal verde leva de três a cinco dias úteis", diz Ênio Crispino, da Abimei.

Compromisso bávaro
A Dachser, multinacional alemã de logística, tem um projeto para acelerar o transporte de mercadorias entre a Alemanha e o Brasil, mas só vai garantir prazos até a chegada em portos e aeroportos.

"Depois dessa etapa, é complicado. O desembaraço na aduana brasileira é por conta dos clientes", diz Joachim Kohl, CEO da Dachser Brasil Logística.

"No aeroporto de Viracopos, a liberação pelo canal verde (para carga liberada sem vistoria) ocorre na mesma data ou em dois dias. Em Santos, pode chegar a cinco", diz. "Mas quase 90% vão pelo verde."

A transportadora vai oferecer coleta de carga todos os dias no país, onde há 1.300 empresas alemãs.

"Por avião, garantiremos o embarque no mesmo dia e, por mar, no primeiro navio disponível", afirma.

Para a clientela, o que mais preocupa é a dificuldade em prever quando a carga chegará, segundo Kohl. "Eles precisam de previsibilidade para a produção."

Reunião... Cerca de 20 entidades que estiveram no Ministério do Meio Ambiente,na semana passada, discordam da proposta de incentivos governamentais para reciclagem em setores que não "fizeram a lição de casa".

...ambiental Para a Abralatas, 98% das latas de alumínio do país são recicladas sem ajuda do governo. "Dar incentivos para uma indústria que recicla pouco é tornar o processo artificial", diz Renault Castro, diretor-executivo da entidade.

Com que roupa
Comportados no escritório
O próximo inverno deve chegar com um visual mais conservador, ao menos pelo que foi mostrado nos desfiles das coleções outono-inverno na Europa e nos Estados Unidos.

As principais grifes apresentaram saias bem abaixo dos joelhos.

Muitas marcas apostaram também em blusas, jaquetas e vestidos mais fechados, com muito poucos decotes.

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