quinta-feira, março 21, 2013

Holofotes sobre os portos - EDITORIAL GAZETA DO POVO - PR

GAZETA DO POVO - PR - 21/03

Diante dos problemas logísticos, a perspectiva de novas supersafras soa como alerta, e não motivo de comemoração


Principal gargalo logístico para o escoamento da produção rural, os portos brasileiros tornaram-se foco das atenções neste ano de supersafra de soja e milho. É lamentável que isso ocorra em momentos em que a infraestrutura passa por testes de eficiência. As discussões deveriam se estender à sociedade permanentemente e corresponder às pretensões nacionais de ampliar a produção e a exportação de alimentos.

A troca de comando no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) torna a ocasião oportuna para questionamentos. A esperança de que o país tenha um centro de inteligência capaz de direcionar investimentos conforme um plano estratégico de longo prazo, por enquanto, é depositada sobre medidas como a criação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em dezembro do ano passado. Mas isso não é suficiente.

Antes que o ministro Antônio Andrade assuma o comando de projetos de longo prazo, tornaram-se necessárias medidas urgentes. Impasses como os registrados em Paranaguá ameaçam travar os embarques e atrapalhar as exportações. E chegou-se a este ponto justamente porque não houve planejamento logístico.

As ameaças de greve no Porto de Paranaguá, que tentam impedir a abertura da área portuária à iniciativa privada, prevista na Medida Provisória 595, são reforçadas pelo problema das dívidas trabalhistas do Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso (Ogmo). Os operadores podem parar não só por estarem participando do movimento nacional contra a MP dos Portos, mas principalmente por terem seus salários suspensos. O risco é concreto pela iminência de o Ogmo ter seu saldo bancário total bloqueado para o pagamento das dívidas.

Essas questões não podiam ser previstas, mas surgem justamente das imperfeições do sistema portuário, que demora para evoluir e não atende às necessidades do país. O Brasil simplesmente virou, no último ano, o maior produtor e exportador de soja e o maior exportador de milho – com quebra climática e tudo. A ampliação das lavouras e o investimento em tecnologia no campo vêm determinando um novo patamar a cada safra. Se as exportações não acompanharem a colheita, o risco é de prejuízos astronômicos para a cadeia produtiva. Os questionamentos vêm do próprio mercado de commodities agrícolas. Os operadores não têm dúvida da capacidade de o Brasil ampliar a produção. Demonstram preocupação, sim, quanto aos gargalos que limitam o escoamento. Filas de caminhões em rodovias e aglomeração de navios em portos reduzem automaticamente os preços dos grãos brasileiros.

Neste momento, o país está prestes a confirmar uma grande safra de verão. Ao mesmo tempo, amplia o plantio de milho de inverno. A tendência é de que sejam colhidos em 2012/13, pela primeira vez, perto de 185 milhões de toneladas. Uma notícia que, diante dos problemas logísticos, soa como alerta, e não motivo de comemoração.

Mais da metade da produção nacional de grãos concentra-se em estados que, no futuro, devem usar por­tos alternativos a Paranaguá. Porém, por enquanto e por um longo prazo, a estrutura continua­rá sendo imprescindível para os interesses do Para­ná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Caminhões que rodam de 2 mil a 3 mil quilômetros estariam esperando, em pontos distantes de Paranaguá, até 45 dias para concluir a tarefa de transporte da produção. O agendamento da chegada das carretas, controlado pelo porto, apenas organiza o tráfego, mas não resolve o problema das filas.

Não é à toa que o frete aumentou até 50% em Mato Grosso e no Paraná. Os reajustes atribuídos à Lei do Caminhoneiro são também reflexo da falta de infraestrutura, pública e privada. O país não tem frota suficiente para o transporte da produção. Caminhões do Paraná sobem o mapa para atender Mato Grosso, por exemplo.

Os marcos regulatórios que prometem modernizar a logística, como a MP dos Portos, são urgentes. Mas merecem ser amplamente debatidos justamente para que não piorem a situação quando entrarem em vigor. Os setores privado e público precisam dividir responsabilidades para destravar a logística. O caminho é de renovação e planejamento, com administração de interesses pautada num projeto maior, o do aumento na produção e desenvolvimento da economia brasileira.

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