sexta-feira, março 29, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 29/03

INDÚSTRIA DE SÃO PAULO ABRIU VAGAS NO 1º BIMESTRE

Região tida como farol para o resto do Brasil criou 62 mil postos em janeiro e fevereiro. Comércio fechou 152 mil

Os sinais de recuperação da atividade industrial neste início de 2013 já se fizeram presentes também na Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE. Em particular, em São Paulo, espécie de farol do mercado brasileiro. No primeiro bimestre, a indústria criou 62 mil postos de trabalho na Grande São Paulo. Foram nada menos que 75% das 83 mil vagas abertas pelo setor nas seis maiores áreas metropolitanas do país. "O aumento da ocupação na indústria de São Paulo é a novidade do mercado de trabalho deste início de ano. Os números são modestos, mas bons", sublinha Cimar Azeredo, responsável pela PME/IBGE. O saldo positivo da indústria paulista chama ainda mais atenção, se comparado ao mau desempenho do comércio. O PIB enfraquecido de 2012 não estimulou efetivação dos funcionários contratados para a temporada de Natal. Em janeiro e fevereiro, o total de ocupados no setor diminuiu 237 mil. Do varejo da Região Metropolitana de São Paulo, 152 mil trabalhadores se despediram no mesmo período. Azeredo vê sinais de acomodação no mercado de trabalho nacional. O ritmo de criação de vagas já não é o mesmo, mas a formalização continua crescente, bem como a renda.

2 mil

VAGAS fechadas

Foi o saldo da indústria da Região Metropolitana do Rio no primeiro bimestre de 2013. O setor admitiu 12 mil em janeiro e afastou 14 mil no mês passado. No comércio, o total de ocupados caiu 48 mil.

Por esporte

Apex-Brasil e Abrese lançam projeto para aumentar exportações de produtos e serviços esportivos, em abril. É investimento de R$ 500 mil.

PRÉ-SAL

O recorde de produção de petróleo no pré-sal é destaque da nova campanha publicitária da Petrobras, que circula a partir de amanhã em TV e mídia impressa. Sete anos após a descoberta da nova fronteira petrolífera, a estatal alcançou a marca de 300 mil barris diários. O plano de investimentos, de US$ 236,7 bilhões, também aparece.
A Quê Comunicação assina. 

Dá dinheiro

A Páscoa rendeu ao comércio do Grande Rio cerca de R$ 508 milhões ao ano, no período 2010-2012. A conta é da Fecomércio-RJ. Nos sete dias anteriores à data, a Páscoa responde por 9,4% das vendas, calculou Christian Travassos, economista da entidade.

Em tempo

A Fecomércio-RJ também estimou o efeito Natal nas vendas do varejo. Uma semana antes da festa, a venda de presentes e da ceia concentra um quarto do faturamento do varejo.

Quem vai

A Aquim investe na exportação da linha de chocolate Q. Começou este mês, em Paris, e chega semana que vem ao Texas. A estimativa é exportar 30 mil barras para Europa e EUA até o fim do ano.

The book
A Yes! Idiomas prevê fechar o ano com 200 franquias no Brasil. É alta de 42,8% sobre 2012. No 1º trimestre,
negociou 14 unidades. A expansão é focada em cidades do interior de Rio, SP, Centro-Oeste e Nordeste.

Que beleza
A De Sírius, de cosméticos, lança a linha de tratamento para cabelos Clericot mês que vem. Aporte de R$ 150 mil, será vendida em cem pontos. Já a Adcos apresenta o anti-evelhecimento Dense Filler 3D. Espera faturar 30% mais este ano.

BRILHO
A Lupo lança na 2ª a campanha “Brilhe”, da coleção do inverno 2013 da meia-calça Loba. Criada pela G2 Brasil, será veiculada em revistas femininas até o fim de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário