quinta-feira, fevereiro 07, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 07/02

Rede de lanchonetes Bob's anuncia mais 200 pontos
A rede de lanchonetes fast food Bob's, que possui atualmente mais de 950 pontos de vendas no Brasil, deve fechar este ano com 200 unidades adicionais.

O objetivo, segundo Marcello Farrel, diretor-geral da marca, é atingir municípios cada vez menores.

O plano de expansão para 2013 envolverá aproximadamente R$ 125 milhões em investimentos, de acordo com a companhia.

"A interiorização tem sido muito agressiva nos últimos anos. A primeira melhoria no poder aquisitivo impacta diretamente no hábito de comer fora de casa", diz.

"Começamos com as cidades acima de 200 mil habitantes. Depois entramos naquelas de 150 mil habitantes e agora já estamos trabalhando as de menos de 100 mil", afirma Farrel.

A estratégia de ingresso em municípios menores, que antes se baseava em unidades também reduzidas, como pequenas lojas e quiosques, parte agora para projetos mais encorpados, de acordo com o executivo.

"Estamos entrando em cidades menores com pontos maiores. O terreno de uma unidade com drive-thru deve ter entre 800 metros quadrados e mil metros quadrados para comportar a loja e os carros", afirma.

O executivo cita o exemplo do Piauí, onde, após ocuparem Teresina com três unidades do modelo drive-thru, presença nos shoppings e quiosques, partiram para atender a demanda do interior do Estado.

"A interiorização tem sido muito agressiva nos últimos anos. Começamos com as cidades acima de 200 mil habitantes. Depois entramos naquelas de 150 mil habitantes e agora já estamos trabalhando as de menos de 100 mil"

MARCELLO FARREL

diretor-geral da marca

MOTOR AQUECIDO
O Brasil subiu duas posições em 2012 e agora é o quinto maior mercado consumidor de motos BMW no mundo. A marca vendeu 7.442 unidades no ano passado ante as 5.442 de 2011.

"O segmento acima de 500 cilindradas no Brasil representa apenas 3% e está crescendo", diz Rolf Epp, principal executivo da divisão de motos da empresa alemã no Brasil.

Desde 2010, os modelos são produzidos em Manaus, em uma parceria firmada com outra montadora.

"Esse acordo permitiu reduzir em cerca de 30% o valor de nossas motos", afirma o executivo.

Em 2013, a expectativa da companhia é elevar em até 10% o volume de vendas.

"Vamos aumentar a presença em cidades de médio porte, como Campinas e Ribeirão Preto, que têm grande potencial de mercado."

Fusão... As fusões e aquisições realizadas no setor de empresas de internet totalizaram 56 transações no ano passado, de acordo com um levantamento da KPMG que inclui 43 segmentos.

...eletrônica Com 56 operações, o segmento teve alta de 124% ante 2011. O destaque foi o investimento de companhias estrangeiras na compra de brasileiras, que representaram 55,3% das operações.

Na bomba A distribuidora de combustível Latina, que atua nos três Estados da região Sul do país, deve ampliar de 240 para 270 o número de postos de sua rede até o final do ano.

Time antigo A Liga Retrô, de lojas que vendem réplicas de uniformes de times de futebol, abrirá 15 unidades neste ano. Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo devem receber as franquias.

BRASIL OTIMISTA
Apesar do fraco desempenho econômico do país no ano passado, a onda de otimismo no Brasil continua.

Levantamento da Ipsos mostra que os brasileiros são os que mais acreditam que a situação econômica da região onde vivem irá melhorar nos próximos seis meses, com 73% dos entrevistados otimistas.

A Índia aparece em segundo lugar, mas com uma parcela menor de entusiastas -pouco mais de 50%.

A Coreia do Sul é o país onde o otimismo mais cresceu (quatro pontos percentuais), enquanto a vizinha China lidera entre aqueles onde o pessimismo ganhou força.

Foram entrevistadas 18 mil pessoas durante dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário