quarta-feira, janeiro 23, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 23/01


SAÍDA SÚBITA É INCOMUM ENTRE ALTOS EXECUTIVOS
Francisco Valim deixou a Oi na volta das férias. Mercado especula sobre resultados negativos e temperamento forte
Francisco Valim estava de férias até segunda-feira. Na volta ao trabalho, o primeiro compromisso foi a reunião com o conselho de administração da Oi, ontem. Foi substituído por José Mauro Carneiro da Cunha e não voltou mais à empresa. À tarde, o presidente interino fez a primeira reunião com a diretoria. No início da noite, a empresa antecipou à CVM resultados financeiros de 2012, numa ação para reverter os danos na bolsa de valores. O afastamento súbito, como ocorreu com Valim, é fato incomum no topo do mundo executivo. As transições costumam ser planejadas. Arrastam-se por meses, para que analistas, concorrentes, fornecedores e funcionários se habituem com a substituição. Nos bastidores, comenta-se que a fritura de Valim começou há semanas, com boatos sobre maus resultados e a persistência de práticas heterodoxas na relação com fornecedores. Desde meados do semestre passado, a Oi não quitava integralmente suas faturas. Problemas financeiros e de gestão são a principal explicação para a saída do executivo. Há quem aposte também no temperamento forte de Valim. Confrontado, ele teria saído batendo portas, após um ano e meio no cargo.

38,6 BILHÕES
É a receita líquida projetada pela Oi para 2015, em abril de 2012. A empresa esperava fechar o ano com R$ 28,9 bi. Ontem, anunciou R$ 27,5 bilhões, 5% menos. Cumprir a meta parece mais difícil.

PRAIAS EMERGENTES
De olho no mercado brasileiro, entrou no ar este mês a loja on-line da Surania, espanhola de moda praia. Em 2012, faturou € 500 mil nos oito países onde atua. Para iniciar a operação no Brasil, investiu €10 mil. As clientes poderão encomendar peças exclusivas, todas moldadas à mão. Na sequência, a empresa planeja desembarcar nos vizinhos Colômbia, Peru, Chile e Uruguai. Está fugindo da crise nos países ricos.

DESCONTO
A grife feminina Shop126 lança liquidação hoje, com descontos de até 60%.

A modelo Mariana Mendonça posou para a fotógrafa Renata Dillon, que assina as imagens da campanha.

Vai circular em mídias impressa e digital. Com 27 lojas no país, a marca prevê crescimento de 20% nas vendas.

LIQUIDA
A modelo Roberta Franco (foto) estampa a campanha de liquidação da marca Wõllner. Fotos de Hugo Garcia. A ação começa na segunda-feira. Todas as peças da coleção Moviment terão até 30% de desconto.

Será veiculada em mídias impressa e digital. A grife prevê alta de 25% nas vendas. Ao todo, tem 12 lojas próprias; dez no Rio, uma em Itaipava e uma em Búzios.

Hotelaria 1
A rede Best Western vai lançar, em parceria com a Incortel, oito hotéis no Brasil este ano. Metade ficará no Rio. Até junho, serão anunciadas duas unidades: Niterói e Itaguaí. Terão, ao todo, 250 unidades e valor de vendas de R$ 80 milhões.

Hotelaria 2
Quase quatro mil brasileiros vão esquiar em 24 unidades de neve do Club Med na atual temporada de inverno do Hemisfério Norte. É alta de 30,7% sobre um ano antes. A maior procura é pelo Village Valmorel (França). Já foram vendidas sete mil diárias para o Brasil até agora, alta de 118%.

Maraca
A Hörmann Brasil fechou contrato para fornecer 867 portas internas para as obras do Maracanã. É negócio de quase R$ 4 milhões, o maior já feito pela empresa no país. Prevê aumento de 15% no faturamento de 2013.

Duas vezes e meia
A Órama, butique on-line de fundos de investimento, fechou o ano passado com R$ 200 milhões sob gestão e seis mil clientes. A meta para 2013 é meio bilhão de reais e dez mil investidores.

Leitura em alta
A Editora Lafonte vai investir R$ 30 milhões em 2013.

Prevê tiragem de 2,5 milhões de livros para 140 títulos. Está apostando nos novos selos Hamelin e Princípio.

Custo Brasil
Para 71% das empresas do país, o governo não se esforça para reduzir custos sistêmicos, que vão da burocracia à infraestrutura. Oito em dez (83%) destinam recursos para diminuir os impactos, segundo pesquisa da FNQ. As companhias alegam que os gastos minam a competitividade dos produtos.

Queda de braço
A Inesfa estima que o estoque de sucata, só em São Paulo, é de 200 mil toneladas. O Instituto Aço Brasil diz que falta matéria-prima. As siderúrgicas entraram com pedido no Mdic para taxar exportações do produto.
A Camex decide dia 5.

EM HD
A Globo News terá campanha publicitária para anunciar a estreia de seu canal HD. A veiculação, em jornais e revistas, começa na 1ª semana de fevereiro. O canal também entra no ar mês que vem. A CGCom assina o anúncio.

Fidelidade
O site Já Cotei, que compara preços, fechou parceria com os programas de fidelidade Smiles e Multiplus. Usuários vão acumular pontos, se comprarem produtos por meio da página. Espera aumento de até 30% nas vendas on-line.

Na medida 1
A General Brands lança tablete de 50 gramas do chocolate Camp mês que vem. Investiu R$ 4 milhões. Deve vender 50% mais. Hoje o produto só é fabricado em versão 130 gramas.

Na medida 2
O Vigilantes do Peso agora tem linha de utensílios de cozinha, caso das xícaras medidoras (foto). É aporte de R$ 250 mil. Prevê alta de 10% no faturamento.

Livre Mercado
A rede Mercure América Latina vendeu quatro mil diárias de 1° a 28 de dezembro de 2012. A alta de 39% sobre um ano antes foi reflexo da promoção 3=2. Até o fim do mês, a 3ª diária é cortesia.

A venda de moda praia cresceu 15% na rede Walmart no primeiro mês do verão 2012/13.

A Pier, de moda surf, investiu R$ 25 mil no site, no ar amanhã. Espera vender 14% mais em 2013. A Software AG abriu unidade no Rio. O escritório deve representar 15% dos negócios este ano. Philippe Varin, CEO mundial da PSA Peugeot Citroën, vem ao Rio para a estreia do Peugeot 208. O Peixoto e Cury Advogados, de São Paulo, passa a atuar no Rio. Fez parceria com o Corrêa Meyer.

Francisco Turra, da Libabef, fala hoje no 6° Encontro Empresarial Brasil-LiE, em Brasília. Rana Gosain (Daniel Advogados) será o único palestrante do Brasil no Global IP Convention 2013. O evento começa hoje, na Índia.

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