sexta-feira, janeiro 18, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 18/01


RESOLUÇAO QUE PROÍBE CIGARROS COM SABOR É SUSPENSA
Juiz federal de Brasília cancelou decisão da Anvisa, que entraria em vigor em setembro. Ação foi movida pelo Sinditabaco

Está suspensa desde fins de dezembro do ano passado, por decisão judicial, a Resolução 14/2012 da Anvisa. É o texto que baniria do país, a partir de setembro deste ano, os cigarros aromatizados e com sabor. A resolução foi aprovada, por unanimidade, em março de 2012 pela diretoria da Anvisa; e entraria em vigor 18 meses depois. Em outubro passado, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco entrou com ação na 9ª Vara Federal em Brasília, pedindo a suspensão dos efeitos da resolução. Além de prejuízos aos produtores de tabaco e à indústria de cigarros, o Sinditabaco alegou ao juízo que faltava à agência sanitária competência para banir os ingredientes. A Anvisa tinha prazo até novembro para se manifestar sobre o processo. A área técnica chegou a redigir parecer sobre o caso, mas a procuradoria do órgão perdeu o prazo estabelecido pela Justiça. Assim, em 17 de dezembro, o juiz substituto da 9ª Vara, Alaor Piacini, concedeu liminar suspendendo a resolução. Representante da Aliança de Controle do Tabagismo, Paula Johns tenta marcar audiência com a Anvisa para cobrar o recurso à liminar. A ONG é a favor do banimento dos sabores, como o mentol, nos cigarros.

40 MARCAS COM SABOR
Segundo dados da Anvisa, de 2007 a 2010, o total de marcas de cigarros com sabor registradas no país saiu de 21 para 40. A ACTBr diz que o produto é a porta de entrada dos jovens no tabagismo. 

ESPECIAIS
A For Special Ladies, grife feminina do estilista Ricardo Almeida, lança sua primeira campanha semana que vem. Jaques Dequeker fotografou a modelo Marília Moreno na flagship, em São Paulo. As imagens vão circular em mídia impressa e na internet. Este ano, a marca quer dobrar o número de multimarcas onde é vendida. Hoje são 30. A expectativa é de 80% de alta nas receitas. 

DESCONTO
A Tudo Bom, marca franco-brasileira de moda sustentável, lança hoje a campanha de liquidação progressiva, que dará descontos de 30% a 60%. A modelo Thayna Brito posou para o fotógrafo Philippe Tinel. As peças vão circular em mídia on-line. Com duas lojas em Paris e uma no Rio (Shopping da Gávea), a grife espera crescimento de 30% nas vendas.

Internacional
A oferta de assentos em voos internacionais diretos para o Rio subiu 10% desde janeiro de 2012. Foi o dobro da alta no Brasil, diz a Rio Negócios. Por dia, são 10.982 lugares. Já o número de voos do exterior para o Rio cresceu 4%. São 270 diariamente.

Bons ventos
A Alstom, múlti de origem francesa, fechou em 2012 € 630 milhões em contratos de projetos eólicos no Brasil. O grupo abre este ano uma fábrica de torres eólicas de R$ 30 milhões no Sul. Já tem unidade na Bahia.

Óleo e gás
A Chemtech fechou parceria com a Gas Energy. Espera que a área de gás e energia chegue a 20% das receitas no fim do ano. Hoje, representa 8%. Juntas, as empresas vão oferecer soluções de TI e engenharia, além de estudos de viabilidade econômica.

Parceria
A brasileira Armco Staco vai investir R$ 10 milhões para fabricar no Brasil produtos Weholite, da finlandesa KWH Pipe. Começa pelos tubos de polietileno de alta de densidade e três metros de diâmetro. A fábrica abre no 2º semestre, em Resende.

Sustentável
A Votorantim Metais aplicará R$ 215 milhões em ações socioambientais este ano. Em Niquelândia (GO), 350 produtores rurais vão aprender a proteger recursos hídricos, flora e fauna locais. 

Café do Rio 1
A Secretaria estadual de Agricultura do Rio fechou com BB e BNDES empréstimo de R$ 1,7 milhão para a Coopercanol. A cooperativa reúne 500 produtores de café em Varre-Sai, no Noroeste fluminense. Os recursos, não reembolsáveis, vão financiar a compra de equipamentos.

Café do Rio 2
O café, hoje vendido sem beneficiamento, será separado, classificado e torrado na cooperativa. Sairá do Rio para o mercado externo com preço de 35% a 45% maior, diz o secretário Christino Áureo. A unidade estará pronta em seis meses. O Rio produz, por ano, 300 mil sacas de café.

Finanças
A Tov Corretora vai expandir operações no Rio. Pôs na diretoria comercial Paulo Santa Ritta, ex-banco Fibra. Espera aumentar em 50% o número de clientes este ano. A empresa girou US$ 1,3 bi em 2012. É o 5º maior volume financeiro do Brasil.

Oncologia
A Clínica São Carlos, de oncologia, investiu US$ 1,6 milhão na compra de equipamento para exames de imagem. Além de identificar e localizar tumores, é usado no tratamento radioterápico.

Ressonância
O Hospital Pasteur, no Méier, investiu R$ 1 milhão em novo equipamento de ressonância magnética. Passou a agendar exames de Amil, Dix e Medial.

CINCO BAILES
Estreia amanhã, em TV aberta, rádio, impressos, internet e mobiliário urbano, a campanha dos Bailes do Rio no carnaval deste ano. Serão cinco, de 7 a 13 de feveiro, no MAM. A previsão dos organizadores é receber 1.500 foliões em cada. A agência 11:21 assina a ação.

Sapucaí 1
O Bob’s estará na Passarela do Samba pelo 20º ano. Terá 40 unidades na avenida. Vai contratar 1.100 temporários e 500 ambulantes.

Sapucaí 2
O Grupo Pacífica investiu R$ 5 milhões em espaço no sambódromo. Nos desfiles do Grupo Especial, terá o camarote Folia Tropical; nos do Acesso, o gay Candybox. É parceria com a Super QG.

Salvador
Somam R$ 17,7 milhões os investimentos privados no carnaval de Salvador, diz o consórcio OCP/Mago.
Brahma, Petrobras e Itaú patrocinam. O governo da Bahia dará R$ 3,82 milhões.

Doação
O Hemorio estreia na semana que vem a ação de carnaval. A Onda Carioca vai distribuir mil imãs (foto) estampados com tipos sanguíneos.

Livre Mercado
A Chifon abre loja no Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, em março. Investimento de
R$ 500 mil, será a 36ª da rede.

A Spedini Trattoria Expressa abriu unidade no Shopping Nova América. É a 1ª no Rio. A rede tem 16 restaurantes em São Paulo, no Sul e em Brasília. Quer abrir no Mato Grosso do Sul.

O salão infantil Fashion Mix lançou linha de cosméticos. É aporte de R$ 200 mil. Deve chegar a 500 pontos de venda até o meio do ano e aumentar o faturamento em 40%.

O Casa Shopping fará ação no Facebook, a patir de segunda. Dará cheque-presente de R$ 500 a cliente. Quer passar de 15 mil para 18 mil fãs. A Escolinha Fla rendeu R$ 600 mil ao Flamengo em 2012.

Há 130 núcleos de educação esportiva para crianças no país.

O CDPV, em 2012, formou 15 mil profissionais de venda. Foi 14% de alta sobre 2011. Aplicou 56 mil horas de treinamento. Quer crescer 30% este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário