terça-feira, dezembro 18, 2012

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

Não foi a inflação 1

Não foi pela alta da inflação que as empresas deixaram de investir em 2012. No IGP-10, primeiro índice de preços fechado deste ano, os bens de investimentos subiram 2,45%, cerca de um terço da taxa geral, de 7,42%. “A rigor, o preço relativo dos bens de capital caiu no ano”, diz o economista Salomão Quadros, da FGV.

Não foi a inflação 2
Nas contas da Fundação, veículos pesados ficaram 2,03% mais caros; máquinas e equipamentos, 2,51%. Os dois grupos formam a classe dos bens de investimentos, explica Quadros. O preço, diz, não foi relevante. Pesou a baixa atividade industrial no ano. O investimento vai voltar quando a produção se firmar e a ociosidade sumir.

Sem vínculo
A 29 Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio extinguiu ação na qual o MPT pedia reconhecimento de vínculo de emprego entre Patrimóvel e seus corretores. A decisão, pioneira no estado, pode se estender a todo o setor, diz o Barreto Advogados, que defendeu a empresa. Cabe recurso.

Quem vem
A italiana Bracco, de diagnóstico por imagem, terá filial em São Paulo. Será a 19 na América Latina. No Rio, terá laboratório e centro de armazenagem. Investiu € 22 milhões. Em 2013, prevê faturar €15 milhões, alta de 150%. Quer 30% do mercado nacional até 2015.

UNIMED-RIO ENFRENTA CONCENTRAÇÃO NA SAÚDE
Cooperativa médica inaugura hospital próprio na Barra para ampliar controle nos custos de atendimento
A Unimed-Rio inaugura amanhã seu primeiro hospital próprio. A unidade, na Barra, consolida o processo de verticalização da cooperativa médica, que começou com a abertura de dois centros de pronto atendimento, na Barra e em Copacabana, nos últimos dois anos. A estratégia tem a ver com busca de eficiência nos gastos e reação à concentração nos mercados de serviços médicos e laboratoriais. “A concentração é uma realidade na saúde privada. Aconteceu com a Rede D’Or e também com o grupo Amil/UnitedHealth. As unidades próprias nos ajudarão a avaliar, de maneira mais próxima, os custos hospitalares”, disse à coluna Celso Barros, presidente da Unimed-Rio. A cooperativa também é dona de leitos cativos em hospitais da capital, como o Amparo Feminino e a Ordem Terceira da Penitência. Em 2013, a meta principal é pôr o hospital da Barra em operação plena. A unidade abre para atendimento em 3 de janeiro, com 300 funcionários; até o fim do ano, terá 1.100. Por ora, não há outros investimentos de peso em andamento, mas o grupo não descarta o aporte de recursos em novas unidades de baixa e média complexidades médicas, como clínicas.
R$ 200 MILHÕES
Foi o investimento da Unimed-Rio no hospital na Barra. Parte dos recursos foram financiados pela Caixa. A unidade terá 229 leitos, 11 salas de cirurgia, maternidade e centro de transplante de medula.

BELEZAS
Raica Oliveira estrela o catálogo de alto verão da PH Praia. Robert Schwenck fotografou a top no Forte do Pico, em Niterói, com vista para Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Com quatro lojas no Rio e em Cabo Frio, a grife espera crescimento de 30% nas vendas com a coleção “Belezas brasileiras”. Ano que vem, participará pela primeira vez do Fashion Business.

FLUIDEZ
A modelo Carol Magno é a estrela do lookbook de alto verão 2013 da Zinzane. As peças da coleção Fluidez têm cores voltadas às festas de fim de ano. Chega às lojas nesta quinta-feira. A marca estima vendas 35% maiores neste Natal. A rede tem 79 lojas próprias e prevê mais 20 em 2013. A expansão deve render 40% de alta nas receitas.

ROUPA NOVA
O site Offshopper, que oferece peças de grifes brasileiras com até 80% de desconto, terá nova identidade visual, a partir de quinta. Investiu R$150 mil. Prevê alta de 15% nas vendas. É criação da Quiero.

Jornada
A Dream Factory já negocia com patrocinadores das áreas de alimentos e seguros para a Jornada da Juventude, em julho de 2013. Prevê captar R$ 40 milhões. É um terço do patrocínio total estimado.

Parceria
Lojas de seis estados, Rio entre eles, receberão a 19 leva de coqueteleiras da Smart Shake. A sueca fechou com a Sport Strategy contrato de licenciamento das marcas de três academias de MMA, incluindo a de Minotauro.

Estreia
A Bodytech abre em Salvador hoje. Investiu R$ 16 milhões.

DIQUE FLUTUANTE
Está no Superporto do Açu o Kugira, maior dique de concreto flutuante da Europa. O equipamento, feito na Espanha, produzirá os blocos de concreto para o quebra-mar do terminal TX2 do complexo portuário da LLX, em São João da Barra (RJ). Trezentas pessoas operam o Kugira.

Negócios.com
Passado o boom dos sites de compras coletivas, surgem novas formas de oferecer serviços e lucrar com a internet. Ainda este mês, será lançado o CurtiVendi. O site propõe que usuários de redes sociais criem as próprias lojas virtuais, com produtos de gigantes do varejo, como Casas Bahia, Saraiva e Marisa. Poderão indicar mercadorias a seus conhecidos. Se a compra for efetuada, ganharão de 2% a 5% do total. Quando as comissões somarem R$ 50, receberão cartões com o dinheiro. Com aporte de R$ 200 mil, os sócios esperam criação de mil lojas em seis meses de operação. Já o Voopter, no ar no Brasil há dois meses, compara preços de passagens sem cobrar taxas. Ao comprar, o usuário é direcionado à página da linha aérea. O site já operava em Portugal e na Espanha. Aversão brasileira já bateu 35 mil usuários únicos por dia e quer alcançar cem mil por dia em um ano. A empresa planeja chegar à França e à Inglaterra no ano que vem.

Livre Mercado
O Sebrae terá ações de incentivo a cartões como meio de pagamento em pequenos negócios. Calcula que 57% dos empreendimentos não aceitam. Investe R$ 300 mil.

A Alphabeto abre loja hoje no Via Parque. Investiu R$150 mil.

Gaudium e portal SRZD, lançam o aplicativo Fluzão SRZD, para aparelhos Apple. Tem tabelas e resultados do tricolor. Os próximos serão Botafogo e Flamengo.

A Invepar terá site e logomarca novos, a partir de amanhã. São projeto da GadLippincott.

A agência Diz áin vai cuidar das redes sociais da Leite de Rosas.

Neoenergia e Instituto Ayrton Senna serão parceiras em ações de combate ao analfabetismo e redução do atraso escolar. Serão beneficiadas 2.700 crianças de BA, PE e RN, onde o grupo atua.

O WWF-Brasil renovou por mais cinco anos a parceria com o HSBC. Aporte de US$ 2,5 milhões. Focará o Pantanal. Lançam ainda este mês relatório sobre os dez anos do programa Água para a Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário