segunda-feira, outubro 01, 2012

O ímã do jornalismo - CARLOS ALBERTO DI FRANCO


O Estado de S. Paulo - 01/10


Gay Talese, um dos fundadores do New Joumalism (Novo Jor­nalismo) - uma maneira de des­crever a realidade com o cuida­do, o talento e a beleza literária de quem escreve um romance -, é um crítico do jornalismo sem alma e sem graça. Seu desa­pontamento com a qualidade de certa mídia pode parecer radical e ultrapassada. Mas não é. Na verdade, Talese é um ena­morado do jornalismo de quali­dade. E a boa informação, inde­pendentemente da plataforma de veiculação, reclama compe­tência, rigor e paixão.

Segundo Talese, a crise do jornalismo está intimamente relacionada com o declínio da reportagem clássica. "Acho que o jornalismo, e não o Times, está sendo ameaçado pela inter­net", pondera. "E o principal motivo é que a internet faz o trabalho de um jornalista pare­cer fácil. Quando você liga o laptop na sua cozinha, ou em qual­quer lugar, tem a sensação de que está conectado com o mun­do. Em Pequim, Barcelona ou Nova York... Todos estão olhan­do para uma tela de alguns cen­tímetros. Pensam que são jorna­listas, mas estão ali sentados, e não na rua. O mundo deles está dentro de uma sala, a cabeça está nurna pequena tela, e esse é o seu universo. Quando querem saber algo, perguntam ao Google. Estão comprometidos ape­nas com as perguntas que fa­zem. Não se chocam acidental­mente com nada que estimule a pensar ou a imaginar. Às vezes, em nossa profissão, você não precisa fazer perguntas. Basta ir às mas e olhar as pessoas. É aí que você descobre a vida como ela realmente é vivida."

A crítica de Gay Talese é um diagnóstico certeiro da crise do jornalismo. Os jornais perdem leitores em todo o mundo. Multiplicam-se as tentativas de in­: terpretação do fenômeno. Se­minários, encontros e relatórios, no exterior e aqui, procu­ram, incessantemente, bodes expiatórios. Televisão e internet são, de longe, os principais vilões apontados. Será?

É evidente que a juventude de hoje lê muito menos. No en­tanto, como explicar o estron­doso sucesso editorial do épico O Senhor dos Anéis e das aven­turas de Harry Potter? Os jo­vens não consomem jornais, mas não se privam da leitura de obras alentadas. O recado é muito claro: a juventude não se entusiasma com o produto que estamos oferecendo. O problema, portanto, está em nós, na nossa incapacidade de dialogar com o jovem real.

Mas não é somente a juventude que foge dos jornais. A cha­mada elite - as classes A e B - também tem aumentado a filei­ra dos desencantados. Será inviável conquistar toda essa gen­te para o mágico mundo do jor­nalismo? Creio que não. O que falta, estou certo, é ousadia e qualidade.

Os jornais, equivocadamente, pensam que são meios de co­municação de massa. E não são. Daí derivam erros fatais: a inú­til imitação da televisão, a inca­pacidade de dialogar com a ge­ração dos blogs e dos videogames e o alinhamento acrítico com os modismos politicamen­te corretos. Esqueceram-se de que os diários de sucesso são aqueles que sabem que o seu público, independentemente da faixa etária, é constituído por üma elite numerosa, mas cada vez mais órfa de produtos de qualidade.

Num momento de ênfase no didatismo e na prestação de ser­viços - estratégias úteis e necessárias -, defendo a urgente ne­cessidade de complicar as pau­tas. O leitor que precisamos conquistar não quer o que pode conseguir na TV ou na internet. Ele quer qualidade informati­va: o texto elegante, a matéria aprofundada, a análise que o ajude, efetivamente, a tomar de­cisões. Quer também mais ri­gor e menos alinhamento com unanimidades ideológicas.

A fórmula de Talese deman­da forte qualificação profissio­nal. "A minha concepção de jor­nalismo sempre foi a mesma. E descobrir as histórias que valem a pena ser contadas. O que é fora dos padrões e, portanto, desconhecido. E apresentar essa história de uma forma que nenhum blogueiro faz. A notí­cia tem de ser escrita como fic­ção, algo para ser lido com pra­zer. Jornalistas têm de escrever tão bem quanto romancistas." Eis um magnífico roteiro e um formidável desafio para a con­quista de novos leitores: garra, elegância, rigor, relevância.

O nosso problema, ao menos no Brasil, não é de falta de mercado, mas de capacidade de conquistar uma multidão de novos leitores. Ninguém resiste à ma­téria inteligente e criativa. Em minhas experiências de consul­toria, aqui e lá fora, tenho visto uma florada de novos leitores em terreno aparentemente árido e pedregoso.

O problema não está na con­corrência dos outros meios, em­bora ela exista e não deva ser subestimada, mas na nossa in­capacidade de surpreender e emocionar o leitor. Os jornais, prisioneiros das regras ditadas pelo marketing, estão pareci­dos, previsíveis e, consequente­mente, chatos.

A revalorização da reporta­gem e o revigoramento do jor­nalismo analítico devem estar entre as prioridades estratégi­cas. É preciso encantar o leitor com matérias que rompam com a monotonia do jornalis­mo declaratório. Menos Brasil oficial e mais vida. Menos aspas e mais apuração. Menos frivoli­dade emais consistência.

Além disso, os leitores estão cansados do baixo-astral da imprensa brasileira. A ótica jorna­lística é e deve ser fiscalizadora. Mas é preciso reservar espaço para a boa notícia. Ela também existe. E vende jornal. O leitor que aplaude a denúncia verda­deira é o mesmo que se irrita com o catastrofismo que domi­na muitas de nossas pautas.

Perdemos a capacidade de so­nhar e a coragem de investir em pautas criativas. É hora de pro­ceder às oportunas retificações de rumo. Há espaço, e muito, para o jornalismo de qualidade. Basta cuidar do conteúdo. E redescobrir uma verdade cons­tantemente negligenciada: o bom jornalismo é sempre um trabalho de garimpagem.

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