terça-feira, outubro 30, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 30\10


RECORDE EM AEROPORTOS
Nunca houve setembro tão intenso em aeroportos do país. Segundo o Ministério do Turismo, com base na Infraero, foram 7,2 milhões de desembarques domésticos, 7,57% a mais que o antigo recorde (setembro de 2011). Neste ano, foram 64 mil desembarques, 8,4% acima de 2011.

FORÇA DO FURACÃO
Com o fechamento da Bolsa em Nova York ontem e hoje, o primeiro efeito esperado é a redução do volume de transações.

Ainda está sob avaliação a possibilidade de abertura do mercado amanhã.

Qual será o impacto da redução de negócios sobre determinadas ações de empresas brasileiras já é mais difícil de estimar, de acordo com analistas.

Poderá até "ajudar" alguns papéis cujo resultado veio abaixo do esperado.

"Sem a presença de estrangeiros no mercado, o papel 'apanha' menos do que poderia", diz Jorge Simino, diretor de investimentos da Fundação Cesp.

"Por outro lado, depois que a Bolsa reabrir pode acontecer que o mau humor acumulado em dois ou três dias sem negociações se manifeste todo em único pregão", afirma Simino.

SUDESTE REVESTIDO
A Portobello, empresa catarinense de revestimento cerâmico, está com um projeto de expansão que inclui a abertura de 60 lojas até 2016. Dessas, 20 devem ser inauguradas no próximo ano.

A empresa contratou a consultoria McKinsey para auxiliar o crescimento da rede de franquias no país.

"Nossos focos são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, tanto o interior como as capitais. São regiões onde a marca ainda pode crescer bastante", diz Guilherme Siriani, coordenador de expansão da Portobello Shop.

Hoje a companhia tem cerca de 110 lojas. A meta é fechar o ano com 120.

Cada nova unidade deverá receber aporte de R$ 450 mil. As inaugurações previstas para os quatro próximos anos devem movimentar, assim, cerca de R$ 27 milhões.

DECORAÇÃO PARA O BOLSO
A empresa de shoppings Kochen Associados, que tem atuação com empreendimentos voltados para o mercado de decoração, vai abrir em São Paulo um outlet de lojas de móveis de luxo no ano que vem.

Com investimentos de mais de R$ 80 milhões, o CasaOutlet, que ficará localizado na Régis Bittencourt, vai reunir, além de lojas de móveis, produtos de acabamento como metais sanitários, puxadores, tecidos, papel de parede e designers, de acordo com Arnaldo Kochen, presidente da Kochen Associados.

"Só estarão presentes marcas de alto padrão nacionais e estrangeiras", afirma o executivo

Os descontos oferecidos pelas lojas deverão variar de 30% a 70%, de acordo com a empresa.

Anexo ao empreendimento haverá um prédio de escritórios e um hotel.

CARTÃO PRÉ-PAGO
Os pré-pagos são a nova fronteira do mercado de cartões no país, segundo profissionais do setor.

"Esse segmento vem para substituir o papel. Muitas pessoas ainda não têm conta corrente e, por isso, a possibilidade de crescimento é grande", afirma Raul Moreira, diretor de cartões do Banco do Brasil.

O banco Bonsucesso lança hoje a sua versão com a bandeira Mastercard, que será comercializada inicialmente em cerca de 10 mil pontos de venda na região Sudeste. Não será preciso que o usuário tenha conta em banco.

A operadora de viagens Marsans Brasil, por sua vez, lançou neste mês sua alternativa para compras em moeda estrangeira. A empresa oferece o produto, que tem a bandeira Visa, ao lado de pacotes de viagem.

A companhia espera emitir de 1.200 a 1.500 cartões por mês, segundo Salazar Junior, diretor da operadora.

Os cartões internacionais são usados principalmente em lojas de roupas e de departamento, seguidas por eletrônicos, hospedagem e restaurantes, de acordo com levantamento do Itaú.

26.706 cartões pré-pagos foram emitidos pelo Banco do Brasil para pessoas físicas

10 mil pontos de venda comercializarão os cartões do Bonsucesso na região Sudeste

EXPANSÃO NA COLHER
Após ser adquirida pela BFFC no primeiro semestre, a Yoggi, rede de frozen iogurte, vai se expandir pelo país. Com aproximadamente 50 unidades, a empresa pretende alcançar 150 pontos até o fim de 2013, segundo Alexandre Tenenbaum, fundador e diretor-executivo da marca.

A ideia é que mais de 40 pontos sejam concentrados no Estado de São Paulo.

A empresa coloca em prática um projeto piloto de lojas compactas, que deve impulsionar a expansão.

"Esse novo modelo tem performance em vendas 30% acima da média", afirma.

"O custo de implantação é menor. E, como são operações pequenas, são instaladas em pontos de alto fluxo."

Além da Yoggi, a BFFC tem em seu portfólio as marcas próprias Bob's e In Bocca al Lupo Café, a gestão no Brasil da rede Doggis e a operação de franquia das marcas Pizza Hut na grande São Paulo e KFC nas praças do Rio de Janeiro e São Paulo.

150

é o número de pontos que a empresa pretende alcançar no país até o fim de 2013

Sentimento... 
A expectativa econômica na Alemanha melhorou de forma discreta em outubro, segundo a GfK.

...alemão 
O indicador (que varia de -100 a 100) passou de -17,2, em setembro, para -15,8 pontos. Houve, ainda, alta de seis pontos na expectativa de renda.

Lapidação... 
O Centro Paula Souza, vinculado ao governo do Estado de São Paulo, fechou parceria com o Sindijoias (sindicato da indústria de joalheria).

...profissional 
Juntas, as entidades formarão profissionais para o setor.

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