quarta-feira, outubro 10, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 10/10


Preço de energia industrial volta a crescer
O preço da energia vendida no curto prazo entre grandes consumidores no mercado livre, como algumas das maiores indústrias do país, está em alta, segundo a gestora e comercializadora Comerc.

Na segunda semana de outubro, o preço, conhecido como PLD, superou R$ 200/MWh, resultado que não acontecia desde outubro de 2010 nos submercados Nordeste e Norte.

Nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, o PLD acima de R$ 200 havia ocorrido pela última vez em fevereiro de 2008, de acordo com análise da Comerc, com base em dados da CCEE (câmara de comercialização).

O volume de chuvas, inferior à expectativa para o período, manteve o nível de água dos reservatórios baixo e provocou os altos preços, segundo Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc.

Os números devem ser avaliados além dos grandes consumidores do mercado livre, pois a partir de 2014 as oscilações do PLD serão sentidas também pelos consumidores cativos, segundo o executivo.

"Toda vez que o PLD ultrapassar R$ 100/MWh, será acrescido à tarifa cativa um valor de R$ 15 por MWh. Quando o PLD ultrapassar R$ 200/MWh, haverá acréscimo de R$ 30 por MWh para o consumidor cativo", afirma.

"Isso foi determinado pela Aneel a partir do terceiro ciclo de revisão tarifária para dar um sinal ao consumidor cativo de que a energia é cara e que economizar é uma necessidade", diz Vlavianos.

"Outro objetivo é recompor o custo das distribuidoras pelo fato de elas terem de pagar valores maiores para as distribuidoras contratadas devido ao uso de geração térmica."

"O recorde no preço se deve ao volume de chuvas, inferior à expectativa para o período"

"A partir de 2014, oscilações do preço serão sentidas também pelos consumidores cativos"

CRISTOPHER VLAVIANOS

presidente da Comerc Energia

MÓVEIS PARANAENSES
O grupo paranaense MM, de eletrodomésticos e móveis, irá investir R$ 20 milhões na construção de um centro de distribuição em Santa Catarina, na cidade de Piçarras.

O empreendimento terá 27 mil m2 de área construída. Apenas 10 mil m2 serão utilizados pela rede de varejo. O restante será locado, segundo Emílio Glinski, diretor-geral de lojas.

No ano que vem, a empresa deve abrir 20 unidades -hoje são 165 no Paraná e em Santa Catarina. O aporte destinado às novas lojas será de R$ 6 milhões.

A companhia também se prepara para entrar nos mercados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

"A partir de 2014, abriremos dez lojas em cada Estado e avançaremos naquele que oferecer o maior retorno", diz o sócio da rede, Marcio Pauliki, que espera faturar R$ 600 milhões neste ano.

NA MESA
Para ganhar mercado no exterior, a Seara Foods lança neste mês duas novas categorias de produtos no Reino Unido. Os itens foram desenvolvidos exclusivamente para o mercado britânico.

A China também está entre as metas da empresa, com mais 70 produtos comercializados no país.

A JBS, por sua vez, também tem novidades no Reino Unido. A Novaprom, unidade de negócios responsável pela produção de colágeno, recebeu, nesta semana, o selo britânico BRC (British Retail Consortium) de qualidade, certificação que possibilitará a entrada do produto em mercados como Reino Unido, Alemanha, França e EUA.

A empresa produz atualmente 300 toneladas por mês em sua unidade instalada em Lins (SP). O produto destina-se à indústria de alimentos, em produtos lácteos, de panificação e outros.

Mercado... 
A Contém 1g Make Up, rede de produtos cosméticos, vai inaugurar 22 pontos de venda até o final deste ano. Serão 11 lojas e 11 quiosques, todos em novo formato que oferece serviços como cursos de automaquiagem.

...de beleza 
A rede pretende chegar a todas as capitais brasileiras, com a inauguração de uma loja em Tocantins, ainda neste ano, e unidades em Roraima e no Piauí, no início de 2013. Atualmente, a rede tem 97 lojas e 67 quiosques.

ESTANTE EM EXPANSÃO
A Livrarias Curitiba planeja entrar no mercado do interior de São Paulo no ano que vem com uma unidade em Sorocaba (a cerca de cem quilômetros da capital).

A rede costuma abrir duas lojas por ano. A localização da segunda livraria de 2013 ainda não foi definida. Em 2012, serão em Florianópolis e Maringá (PR).

"Preferimos estar em cidades de médio porte, em mercados com pouca concorrência, pois o retorno é mais seguro", afirma Marcos Pedri, diretor do grupo.

A empresa, no entanto, tem uma loja na cidade de São Paulo. "Ela fica em um shopping na zona leste, que é uma região com características semelhantes às de um município."

As unidades da rede estão todas em shoppings, pois a maioria das compras em suas livrarias ocorrem por impulso, segundo Pedri.

Receita... 
A Ferrero, que acaba de anunciar o lançamento do chocolate Raffaello no Brasil, estima que o doce coberto de coco venha a representar em dois anos 25% do negócio de bombons da empresa italiana no país.

...nova 
Quarta maior companhia do segmento do mundo, a Ferrero tem fábrica em Poços de Caldas (MG) desde 1997. Entre outras marcas, a empresa produz os chocolates Ferrero Rocher e Kinder Ovo, além de Tic Tac e Nutella.

EMBARQUE
Os passageiros do setor aéreo veem com bons olhos ofertas de autoatendimento, segundo pesquisa da Sita, empresa especializada em soluções de TI para o setor.

O check-in automático de bagagens é um dos serviços de maior destaque para 68% dos entrevistados.

Cerca de 65% afirmaram que gostariam de receber informações atualizadas sobre voos em seus celulares.

A pesquisa foi realizada com 2.526 passageiros de mais de 70 países nos aeroportos internacionais de São Paulo, Pequim, Atlanta, Abu Dhabi, Mumbai e Frankfurt.

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