sexta-feira, setembro 14, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 14/09


Grandes redes terão 200 novos hotéis em 2015

As principais redes hoteleiras do Brasil devem inaugurar aproximadamente 200 hotéis no país até 2015.

O país passará de 515 para 700 empreendimentos ao final de três anos, de acordo com os cálculos realizados pelo Fohb, entidade que reúne 24 grandes bandeiras.

O patrimônio dos hotéis juntos vai subir dos R$ 13 bilhões, que totalizam atualmente, para R$ 17,5 bilhões no período, de acordo com o levantamento.

"São projetos que abrangem todas as regiões do país. A expansão representa cerca de 30 mil novos quartos, majoritariamente da categoria econômica, seguidos por padrão médio, luxo e resorts", afirma o presidente do Fohb, Roberto Rotter.

Hoje dominante, a categoria de empreendimentos de padrão médio, conhecida como "midscale", vai perder espaço para a econômica, de acordo com o executivo.

O padrão médio atualmente participa com 63% dos hotéis. Em 2015, terá cerca de 50%, segundo o estudo.

"O econômico sobe praticamente esses 13%", afirma Rotter.

A concentração, que hoje está nas regiões Sul e Sudeste, passará para o Norte e o Nordeste.

"Essa área sai de uma participação de 4% para 14%. Basta verificar que há várias cidades sedes na região", diz.

Outros investimentos são responsáveis pelo avanço, segundo ele.

"Não são só as várias cidades sede. Há também os investimentos como os da Vale, o polo tecnológico de Recife, os navios e outros, coisa que no passado não acontecia", afirma.

FRANQUIA NUTRIDA

A rede de lojas de suplementos alimentares SNC (Sports Nutrition Center) deve abrir no próximo ano 45 unidades -quase metade do total que tem hoje.

Para expandir-se pelo país, a empresa vem abrindo franquias em cidades com 100 mil habitantes.

"Em 2008, só íamos para as que tinham pelo menos 500 mil habitantes, isso porque achávamos que o mercado era restrito", afirma Fábio Ramos, dono da rede.

"Em 2010, diminuímos para 300 mil e, desde o ano passado, estamos em lugares ainda menores", acrescenta o empresário.

"Nas cidades pequenas, o consumo é considerável e o aluguel mais barato."

Com essa estratégia,a empresa inaugurou 21 unidades em 2011 e irá fechar 2012 com mais 28 franquias. No total, são 95.

O bom momento econômico que o país viveu até o ano passado e o crescimento forte do segmento de beleza também impulsionaram a expansão da rede, de acordo com Ramos.

A crise europeia, por outro lado, trouxe investidores estrangeiros para a companhia. "Um italiano se mudou para Goiânia e abriu uma loja da SNC", conta o proprietário da rede.

A empresa também negocia franquias com portugueses e chilenos.

US$ 54 BILHÕES

são movimentados anualmente no mundo pelo setor de suplementos

2º maior mercado do segmento no mundo é o brasileiro

95 é o número de franquias da rede

45 lojas devem ser abertas em 2013

AUTOPEÇAS NO VIZINHO

O secretário de Comércio Interno da Argentina, Guilhermo Moreno, irá se reunir na próxima terça-feira com Paulo Skaf, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Participam também do encontro 200 empresários -cem da cada país- do setor de autopeças.

O objetivo da reunião é buscar meios de incrementar o comércio bilateral.

Entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil vendeu 18% a menos ao país vizinho, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

As exportações da Argentina também registraram queda de 6% na comparação com o mesmo período de 2011.

O setor de autopeças e acessórios responde por mais de um terço das exportações brasileiras para o país vizinho. As vendas para a Argentina têm recuado de forma generalizada ao longo deste ano, segundo a Fiesp.

US$ 12 bilhões foram exportados à Argentina nos primeiros oito meses do ano

US$ 14,7 bilhões foram vendidos ao país vizinho no mesmo período de 2011

18% foi a queda nos embarques

CONSUMO DURÁVEL

A aquisição de bens duráveis está em alta na região metropolitana do Rio, segundo a Fecomércio-RJ.

A parcela das famílias que consumiram bens duráveis nos últimos seis meses foi elevada para 54,2%, ante 52,6% no mesmo período do ano passado. Entre os produtos mais adquiridos de todas as categorias estão os televisores (23,7%), os automóveis (13,5%) e as geladeiras (10,1%).

Para os próximos seis meses, 43,8% das famílias dizem que pretendem comprar.

ESPERANÇA AMERICANA

Os americanos estão mais otimistas com os rumos da economia de seu país, segundo a consultoria Ipsos.

Uma pesquisa realizada no início deste mês com 1.002 entrevistados mostrou níveis mais altos de confiança pela primeira vez desde 2008.

Em comparação com julho deste ano, o percentual de pessoas que planeja fazer grandes compras, como carros e imóveis, cresceu.

Aumentou também a confiança na própria capacidade de poupar e realizar investimentos para o futuro em áreas como aposentadoria e educação.

A parcela de entrevistados que não se sente segura com relação ao seu emprego caiu.

41% são os americanos que acreditam que a economia está no rumo certo

18% são os consumidores que se sentem confortáveis para fazer grandes compras

21% se consideram mais capazes de fazer as compras da casa

32% dos entrevistados sentem-se menos inseguros em relação a manter seus empregos

22% dos americanos sentem-se mais capazes de poupar e realizar investimentos para o futuro

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