quinta-feira, julho 12, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 12/07

Carência de mão de obra chega a setor de franquias

A dificuldade de contratação de mão de obra qualificada, que já atinge diversos setores no Brasil, começa a alcançar os sistemas de redes de franquias.

Questões ligadas a recursos humanos aparecem entre as maiores dificuldades que os franqueados enfrentam na gestão do negócio na opinião de 49% dos franqueadores, segundo Claudia Bittencourt, da consultoria Bittencourt.

"Falta gente e trabalho de gestão de pessoas. Há pouco preparo para reter talentos."

A maior demanda por trabalhadores qualificados obriga as empresas a contratar entre os menos preparados e ter de investir em treinamento, segundo Cristina Franco, vice-presidente da ABF (associação do setor).

"O apagão da mão de obra atinge também o segmento de franchising. Isso cresce desde que o país começou a viver um momento econômico mais pulsante", diz.

A entidade vai inaugurar, antes do final do ano, um centro de qualificação anexo a seu escritório. A meta é trabalhar na certificação de profissionais que atuem pelos franqueadores, como supervisores, vendedores de franquias e gestores financeiros e de marketing. A qualificação dos funcionários das redes é feita pelas próprias franquias, segundo Franco.

O setor de alimentação é o que mais sente a falta de mão de obra, segundo Ana Vecchi, da consultoria especializada em franquias Vecchi Ancona.

"As empresas desse segmento estão perdendo seus funcionários principalmente para os call centers, cuja faixa salarial é semelhante e oferece horários de trabalho mais flexíveis", afirma.

"As empresas estão perdendo seus funcionários para os call centers"

ANA VECCHI
da consultoria Vecchi Ancona

Mulheres representam mais de 40% dos seguros de carro

Em crescimento maior do que a média do setor nos últimos cinco anos, as mulheres passaram a representar mais de 40% da carteira das principais seguradoras de carro do país.

"Elas têm crescido 15% ao ano, enquanto o resultado do setor é de 10%", diz Marcelo Sebastião, diretor da Porto Seguro, que tem 45% de mulheres entre os clientes.

Em função da maior cautela para dirigir, as apólices são mais baratas para o sexo feminino. "A diferença de preço varia conforme a região do país, mas a média é de 10% a 12%", afirma Fernando Cheade, superintendente-executivo da Bradesco Auto/RE.

De acordo com estudo do grupo BB e Mapfre, as mulheres representam 19% menos riscos para as seguradoras.

"Elas costumam se envolver mais em pequenas colisões e menos em sinistros de perda total", diz Jabis Alexandre, diretor do grupo.

Para o executivo da Porto Seguro, a escolha de lugar para estacionar o carro também influencia no preço mais baixo para as mulheres. "Em geral, as motoristas preferem estacionamentos e evitam ao máximo parar na rua, ao contrário dos homens."

números

19% menor é o risco para as seguradoras ao venderem apólices para as mulheres, segundo o grupo BB e Mapfre

45% é a representatividade do sexo feminino nas carteiras de seguro de carro da Porto Seguro e da Bradesco Auto/RE

Sapateado
A marca de calçados Crocs, que chegou ao Brasil há cerca de cinco anos por meio de multimarcas e há pouco mais de um ano começou a abrir lojas próprias, prepara plano de expansão para este ano.

Com 47 pontos exclusivos hoje, entre licenciados e próprios, a empresa vai abrir mais dez até o fim de 2012.

O plano de diversificação dos canais de vendas inclui a abertura de um e-commerce também exclusivo para a marca, nas próximas semanas, segundo Odilon Lopes, diretor-geral da Crocs para a América Latina.

"O Brasil e a região ainda têm espaço para crescer nos canais. O país está entre os cinco principais mercados."

CONTRATAÇÃO NA CRISE

Os setores de seguros imobiliário e financeiro e de serviços são os que mais pretendem contratar no Brasil entre julho e setembro, segundo estudo do ManPowerGroup.

Em cada cem seguradoras de imóveis e financeiras, 43 esperam contratar funcionários nos próximos meses.

No setor de serviços, o índice é de 42%.

Em seguida, aparecem companhias de administração e educação pública (31%) e construção (29%).

O levantamento ouviu cerca de 850 executivos.

NOVIDADE PLÁSTICA

Uma nova empresa do setor de transformação de material plástico está em fase de instalação no Rio Grande do Sul.

Batizada de Multplast Extrusão e Termoformagens, a companhia irá investir R$ 25,4 milhões em uma planta em Osório (cerca de cem quilômetros de Porto Alegre), onde a resina termoplástica será transformada em produto final.

O projeto da empresa, que vem sendo desenvolvido há três anos, prevê que a indústria comece a operar já no primeiro semestre de 2013.

Nas alturas O grupo Baram criou uma divisão para o setor eólico. Batizada de HB Soluções Eólicas, a empresa irá realizar serviços de limpeza de equipamentos de parques.

Acordo por... O Instituto da Construção acaba de fechar parceria com a Votorantim Cimentos para o fornecimento de máquinas e insumos para os cursos de formação de pedreiros, mestre de obras e azulejistas.

..mão de obra A meta das companhias é formar 100 mil profissionais nos próximos cinco anos.

Pesquisa O laboratório Delboni, uma das marcas da Dasa, que investe R$ 10 milhões por ano na produção de pesquisas na área de medicina, apresentará 34 estudos científicos na próxima semana em Los Angeles (EUA).

Saúde A Bradesco Saúde foi a primeira operadora de saúde acreditada conforme os padrões da Agência Nacional de Saúde Suplementar com nota máxima.

Hotel A Atlantica Hotels recebeu certificação da Match Services, agência contratada pela FIFA para selecionar hotéis para a Copa, de parceira oficial para hospedagens durante o evento no Brasil.

Hashi A Câmara de Comércio Japonesa realiza evento em São Paulo amanhã para discutir investimentos no RS. O governador Tarso Genro e o secretário de Desenvolvimento, Mauro Knijnik, participarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário