sexta-feira, novembro 11, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Exportação brasileira de energia para países vizinhos cresce neste ano
MARIA CRISTINA FRIAS 
FOLHA DE SP -11/11/11

A exportação brasileira de energia para países vizinhos está em alta neste ano, segundo relatório que será divulgado hoje pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

O volume exportado foi de cerca de 438 MW médios em setembro deste ano. O número mais que dobrou na comparação com o mesmo mês de 2010, quando foram exportados 168 MW.

Nos meses de inverno, costuma haver uma elevação sazonal mais intensa, seguida de queda, devido à demanda argentina por aquecimento.

Ainda pequeno, o volume exportado deve crescer nos próximos anos, à medida que as conversas entre o governo brasileiro e países como Argentina, Uruguai e Bolívia tornem os negócios mais regulares, segundo a CCEE.

"O volume cresce quando o Brasil tem disponibilidade de energia para exportar. A colaboração entre os países depende da disponibilidade de água nos reservatórios", afirma Ricardo Lima, membro do conselho da CCEE.

No documento que será divulgado hoje, outro detalhe que chama a atenção é a alta na participação de consumidores especiais no mercado livre de energia brasileiro.

O grupo de consumidores especiais, que são aqueles de porte médio que compram de fontes alternativas, como eólicas e biomassa, saltou de 416 em setembro do ano passado para 539 neste ano.

O número de consumidores livres de grande porte subiu de 477 para 505.

Inovação O Manual de Frascati da OCDE, que classifica projetos de companhias industriais e de serviço, foi lançado em português. A obra, cujo nome faz alusão à cidade italiana, é editada pela empresa francesa de assessoria em pesquisa F.Iniciativas.

MESA POLIGLOTA
A dificuldade de estrangeiros residentes no Brasil de entender português e o sistema bancário do país levou o HSBC a criar um atendimento personalizado para essa clientela.

"Um número cada vez maior de multinacionais está trazendo profissionais altamente qualificados para trabalhar aqui, com suas famílias", diz o diretor-executivo Sebastian Arcuri.

O serviço começa em inglês, espanhol e francês, e em 2012, também chinês.

"Já temos mais de mil clientes e, no ano que vem, a meta é chegar em 8.000", afirma Arcuri.

É o primeiro banco a ter essa iniciativa.

O Itaú Unibanco afirma "estar preparado para atendimento bilíngue" e que desenvolve um guia de internet em diversas línguas.

O Citi informa que agiliza a abertura de conta de cliente já correntista do banco em outro país.

Resort do vinho Os fundadores da The Vines of Mendoza, Pablo Gilles e Micheal Evans, estarão em São Paulo na próxima semana para anunciar a construção de um resort e um spa na cidade argentina. Serão investidos cerca de R$ 15,8 milhões.

ATRAÇÃO TURÍSTICA
Para atrair um número recorde de turistas da Argentina no verão, a Embratur vai aumentar as propagandas do Brasil no país vizinho.

De 2009 para 2011, a Embratur elevou em 413% os investimentos em publicidade no mercado argentino.

"O país é o principal emissor de turistas para o Brasil. No ano passado, recebemos 1,4 milhão de argentinos", afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.

DA OVELHA PARA A RUA
Cresce o número de visitantes brasileiros na Pitti Immagine, especialmente na Pitti Bimbo, feira dedicada à moda infantil, segundo Raffaello Napoleone, CEO da empresa. "Queremos mostrar a moda italiana principalmente aos Brics e, dentre eles, temos grande familiaridade com o Brasil", diz Napoleone. Dentre as feiras organizadas pela companhia em Florença, na Itália, a mais famosa é a de moda masculina. "Realizadas duas vezes por ano, é a maior feira de roupas e acessórios para homens. Ela é única, é segmentada e aponta as principais tendências. As novidades vêm das pequenas e médias empresas que tomam mais riscos." Para a condessa Sibilla della Gherardesca, consultora da empresa, a indústria italiana é a única europeia que ainda abrange toda a cadeia de produção. "Vai da lã ao botão e às ruas."

PITTI UOMO
Feira especializada em moda masculina de 11 a 14 de janeiro de 2012

1.000 marcas

23 mil compradores profissionais

7.500 estrangeiros

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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