domingo, julho 17, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Clubes devem faturar 20% mais com patrocínio em 2011
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 17/07/11

As receitas dos clubes de futebol do Brasil e da CBF com patrocínio e publicidade devem chegar a R$ 679 milhões neste ano, com alta de 20% sobre o ano passado.
A projeção é da consultoria BDO RCS, que divulga nesta semana relatório com o balanço fechado de 2010.
No ano passado, porém, o ritmo de crescimento foi maior, de 30%.
"Em 2010, o crescimento foi impulsionado pela evolução acima da média de alguns clubes como Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG", diz Amir Somoggi, diretor da área de esporte da BDO RCS.
O Corinthians foi o que mais faturou com patrocínio e publicidade, com R$ 47,3 milhões, seguido pelo Flamengo, com R$ 44,2 milhões.
O Atlético-MG foi o que teve a maior alta (536%). O São Paulo, a maior queda (-43%).
Esses recursos ganham cada cada vez mais importância para os clubes. "A fatia no total do faturamento deve atingir 19% neste ano, ante 9% em 2003", diz Somoggi.
Sozinha, a CBF deve representar 34% do total da receita neste ano. A participação, porém, tem diminuído. Em 2003, era de 53%.
"Apesar de a CBF ter abrangência mundial, os clubes brasileiros estão em exposição de segunda a segunda. É mais intenso que a CBF."
O que pode impedir avanço maior da receita é a falta de novos "players", segundo Cesar Gualdani, sócio-diretor da consultoria Sport+Markt.
"Os atuais patrocinadores não mudaram muito. São ações diversificadas de um patrocinador em vários clubes e fatiamento de espaços."
Na Europa, as receitas de patrocínio e licenciamento têm participação maior. "As ações são mais desenvolvidas. A fatia na receita total chega a 35%", diz Gualdani.

DESTINO SP
A cidade de São Paulo foi a mais procurada como destino final de voos para a segunda quinzena deste mês no Brasil, segundo pesquisa do buscador de viagens Mundi.
A capital paulista foi a escolhida por 14% dos clientes do portal, que costuma ter 10 milhões de acessos por mês.
É a primeira vez que o Rio de Janeiro não ocupa a liderança em buscas desde 2009.
A cidade fluminense teve 10% da procura e ficou na segunda colocação no estudo.
"O fato de ser inverno contribui para o aumento da procura por São Paulo, que não deve ficar na liderança por muito tempo", diz o gerente da companhia Thiago Flores.
O alto fluxo de pessoas para a cidade de Campos do Jordão (SP) durante o mês de julho também influenciou na busca por voos para São Paulo, de acordo com Flores.
Com a queda de temperatura nesta época do ano, as primeiras cidades nordestinas que aparecem no levantamento são Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE), com 7%, 6% e 6% do total, respectivamente.

TABULEIRO FARMACÊUTICO
A disputa que a AstraZeneca travou na Justiça contra a venda de genéricos anticolesterol que levam rosuvastatina na fórmula fez a indústria de genéricos perder milhões, segundo a Pró Genéricos (associação do setor).
A introdução de genéricos no mercado segue, mês a mês, uma proporção de crescimento de vendas semelhantes, segundo Odnir Finotti, presidente da entidade.
"Qualquer genérico novo no mercado vende x no primeiro mês, 3x no segundo, 5x no terceiro e 6x no quarto", diz. Mas a rosuvastatina teve a tendência interrompida.
"No primeiro mês, as vendas foram de x, no segundo, 3x, no terceiro, com o ataque, caiu para x", diz Finotti.
A AstraZeneca já acionou os laboratórios Germed, Torrent e EMS e a Anvisa. Obteve e perdeu diversas liminares, o que provocou oscilações na oferta de produtos nas farmácias. A AstraZeneca informa que "continua convicta de que seus direitos de exclusividade de comercialização são válidos até 2020".

TIJOLO COM TIJOLO
A Eleva Brasil, empresa especializada em aluguel de equipamentos para elevação de carga em obras, que operava principalmente com empilhadeiras, acelera neste ano os investimentos em máquinas de maior alcance, chamadas manipuladores telescópicos, responsáveis pela logística nos canteiros.
"Com o aumento do custo da mão de obra, da demanda por construções e da velocidade no setor, a mecanização é uma alternativa", afirma Guilherme Bueno, sócio da empresa.
O equipamento torna o canteiro menos dependente de mão de obra, de acordo com o empresário.
A Eleva, que trabalhava com cerca de 20 empilhadeiras, pretende fechar 2011 com 25 manipuladores para atender, principalmente, a demanda de obras do Minha Casa, Minha Vida, de acordo com Bueno.
Entre os principais clientes da empresa estão OAS, PDG Realty, Racional Engenharia e outros.

NO CANTEIRO
Mais de 33 mil trabalhadores com carteira assinada foram contratados pela construção civil em maio no país, de acordo com levantamento do SindusCon-SP.
O número representa crescimento de 1,15% ante abril.
Nos cinco primeiros meses de 2011, foram registrados mais 159 mil, alta de 5,62%. Com as contratações, o emprego no setor aproxima-se de 3 milhões de trabalhadores. "A indústria continua aquecida e está executando o que foi contratado em empreendimentos residenciais e comerciais e obras do Minha Casa, Minha Vida e do PAC", diz Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP.
O nível de emprego subiu nas regiões Centro-Oeste (2,1%), Sul (1,77%), Sudeste (1,18%) e Nordeste (0,76%), mas caiu no Norte (-0,56%), segundo a entidade. No Estado de São Paulo a construção contratou 5.600 no mês.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, e VITOR SION

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