domingo, maio 15, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


BB e BNDES terão linha de US$ 200 mi para exportação
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/05/11

O Banco do Brasil e o BNDES anunciam nos próximos dias uma linha de US$ 200 milhões para financiar exportações brasileiras.
De início, a linha beneficiará importadores de produtos brasileiros na Argentina, no Chile e no Paraguai.
Aldemir Bendine, presidente do BB, e Luciano Coutinho, presidente do BNDES, quase assinaram o contrato na semana passada.
O Banco do Brasil, via agências externas, poderá financiar importadores de maquinários brasileiros, com prazo de pagamento de até cinco anos. Produtores brasileiros receberão antecipadamente por vendas externas, sem riscos de ordem comercial e política.
A concessão de linha de crédito a bancos no exterior deverá dar agilidade operacional ao financiamento às exportações brasileiras no setor, uma demanda de exportadores. O segmento de bens de capital enfrenta aumento da concorrência internacional em operações de médio e longo prazos.
A iniciativa beneficiará principalmente produtores de máquinas e implementos agrícolas, máquinas industriais, ônibus, caminhões, máquinas rodoviárias, geradores, transformadores e equipamentos de telecomunicações do país.
O contrato será o primeiro de "crédito do comprador" do BNDES Exim Automático.
O BB em Nova York figura como tomador do financiamento e assume o risco da operação. Os desembolsos serão realizados pelo BNDES em reais para exportadores no Brasil. Não haverá envio de recursos do BNDES para o exterior nessas operações.

CATRACA ALTERNATIVA
Os ônibus a etanol começam a rodar em São Paulo nas próximas semanas.
O Grupo Metropolitana, que tem concessão da prefeitura, renovou 50 dos 340 veículos de sua frota na cidade.
Os novos carros são produzidos pela Scania. O fabricante estima que, se toda a frota de ônibus do município fosse trocada por unidades a etanol, mais de 1 milhão de toneladas de CO2 por ano deixariam de ser liberadas.
"A redução corresponde a 90% das emissões atuais da cidade originárias desse transporte público", de acordo com a montadora.
"Foram investidos R$ 20 milhões e os veículos são financiados pelo BNDES", diz Niege Chaves, presidente da Metropolitana.

LINGUAGEM LABIAL
Fernanda Calvet, a nova diretora da Clinique no Brasil, assume, com novidades, a marca de produtos conhecidos por serem desenvolvidos por dermatologistas. A grife do grupo americano Estee Lauder trará ao Brasil hidratante labial em seis cores (R$ 81). Lançado nos EUA há um mês, sumiu das prateleiras em duas semanas. "É como um batom, mas o hidratante ajuda a fixar mais a cor nos lábios", diz Calvet. Até o final do ano, serão ao menos 15 lançamentos. "Brasileiras preferem cremes de textura leve; 52% têm pele mista ou oleosa mista." A grife estreia no dia 25 um site de e-commerce.

O QUE ESTOU LENDO

Ives Gandra Martins, jurista e advogado tributarista
Reprodução

O jurista dedica-se à leitura do segundo volume do livro "História da Filosofia", de Guilhermo Fraile (Ed. BAC, Madri, 1988). "O autor analisa a filosofia judaica, a escolástica, mas principalmente a filosofia muçulmana, a partir da plêiade de seus filósofos, centrando-se, com maior ênfase, em Alfarabi, Avicena e Averróes, autores que influenciaram decididamente a filosofia ocidental do século 12." "É notável verificar o nível de conhecimento da filosofia grega, que formatou as obras -eram todos humanistas de imensa cultura- e como as reflexões aplainaram o caminho para a filosofia moderna, a partir de visão universal."

PREVENTIVO
"Doe um dia para uma pessoa muito importante: você." Esse é o mote da campanha que a Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira lançam depois de amanhã.
O objetivo é mobilizar a população e incentivar as empresas a orientarem seus funcionários para a realização de exames preventivos contra o câncer.
"Muitos não fazem exames por falta de hábito ou medo do resultado. Com o envelhecimento da população, é importante conscientizar", diz o secretário Giovanni Guido Cerri. A campanha é realizada em parceria com a Folha e a agência África, e apoio da Federação das Associações Comerciais de SP.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

Nenhum comentário:

Postar um comentário