quinta-feira, abril 28, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Setor de material de construção reduz consumo de energia
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/04/11

Algumas empresas da indústria de material de construção civil começaram a realizar paradas em suas plantas, em mais um sinal da desaceleração no ritmo de crescimento do setor no país.
O consumo industrial de energia entre as empresas de material vem registrando quedas desde outubro, intercaladas por altas, o que sinaliza "paradas para ajuste de estoque", segundo Marcelo Ávila, vice-presidente da gestora independente de energia Comerc, que apura o índice de consumo de unidades no mercado livre.
"Em todo o país, há muitos casos de paradas estratégicas para fazer ajustes de estoque. São planejadas, mas demostram redução no ritmo."
Ávila não atribui o fato a pedidos retirados, apenas à redução na demanda nova.
Em abril, a redução é estimada em cerca de 6%.
"Deve haver recuperação em maio e junho, com queda novamente em julho", diz.
Uma queda de 5,8% em março no faturamento dos fabricantes ante o mesmo mês de 2010 é atribuída ao Carnaval, diz a Abramat (associação do setor), que afirma não haver alarde ainda.
Apesar disso, a previsão de crescimento das vendas para 2011, feita pela entidade, foi revisada para 7%, ante estimativa anterior de 9%.
"O total da indústria cresceu 1,77% de janeiro a março. Os materiais básicos caíram 1,42%. Produtos de acabamento cresceram 8,13%", diz Melvyn Fox, da Abramat.
A queda, segundo Fox, pode estar concentrada nas empresas de materiais básicos, como cimentos e tubos. "As obras lançadas no pico da construção, antes da crise, em 2008, estão agora na fase de acabamento." Materiais de base têm maior participação no faturamento do setor.

INVESTIMENTO LÍQUIDO

A Globalbev, empresa de produção e distribuição de marcas nacionais e estrangeiras de bebidas e alimentos, investirá mais de R$ 70 milhões no Brasil neste ano.
Dona de marcas como isotônico Marathon, o energético Flying Horse e também distribuidora das batatas Pringles, da vodca Stolichnaya, entre outros, a empresa teve crescimento de 65% no faturamento em 2010, impulsionada pela alta do consumo. A receita bruta foi de R$ 180 milhões.
Para atingir a meta de faturar R$ 250 milhões em 2011, a empresa passa por reformulação, com novas diretorias, aquisições e lançamento de linha de sucos.
Nos planos, estão abertura de capital e faturamento de R$ 500 milhões em três anos, de acordo com Bernardo Fernandes, presidente da empresa.
Em 2010, foram adquiridas fábricas em Minas e Pará. "Receberão recursos para ampliar e modernizar."

MUDANÇA NO CONSUMO
O aumento do rendimento médio gerou alterações no comportamento do consumo da classe C no ano passado, de acordo com pesquisa da empresa Nielsen.
"Com pouco tempo livre, os integrantes dessa classe social passaram a gastar um pouco a mais em nome da praticidade", diz o diretor da companhia Olegário Araújo.
Sucos prontos ganharam mercado que era ocupado de forma predominante pelos produtos concentrados.
Molhos de tomate também foram mais consumidos em detrimento dos extratos no ano passado.
"O crescimento de renda dessa camada ainda permitiu a compra de mais produtos considerados supérfluos", afirma Araújo.
Em 2010, 91% das pessoas que pertenciam à classe C compraram leite condensado com frequência, ante 88% no ano anterior.
No que se refere a cremes para a pele, o crescimento foi de quatro pontos percentuais em 2010 (de 81% para 85%), também de acordo com a pesquisa da Nielsen.

Nos ares 
Empresas do setor aeroespacial, como Helibrás, Embraer e Atech, participam na noite de hoje de debate sobre tecnologia e soberania, no shopping Villa-Lobos, em São Paulo. Também estarão presentes representantes das Forças Armadas.

Café... 
A Syngenta e a norte-americana CQI (Coffee Quality Institute) anunciam parceria para a expansão do atual sistema de avaliação de cafés especiais amanhã, durante a conferência anual da Associação Americana de Cafés Especiais, em Houston, nos Estados Unidos.

...nacional 
A iniciativa é parte da tentativa de melhorar a imagem do café brasileiro, de acordo com a empresa. A Syngenta conta com uma divisão especializada no assunto, denominada Nucoffee, que trabalha como intermediária entre produtores brasileiros e comprados estrangeiros.

Fluxo maior... 
A Santos Brasil, de operação portuária de contêineres, registrou aumento no fluxo de cargas escoadas pelos portos brasileiros no primeiro trimestre. O destaque foi o porto de Santos.

...de cargas e... 
Entre janeiro e março deste ano, o volume operado nos terminais da companhia no Sudeste, no Sul e no Nordeste bateu a marca de 226.999 contêineres, o que representa aumento de 30,8% na comparação com os três primeiros meses de 2010.

...de investimento 
Diante desse aumento e das boas perspectivas para o ano, a empresa revisou a previsão de investimentos para 2011 no país: de R$ 138,3 milhões para R$ 187,1 milhões.

Segurança eletrônica 
A Samsung Techwin investe na estrutura da América Latina, com aumento das instalações no Brasil e abertura de cinco escritórios em México, Colômbia, Chile, Peru e Miami.

Levantamento... 

A realização de pesquisas via internet não deve substituir os modelos tradicionais de coleta de dados para 78% das empresas ouvidas em estudo da Amcham (Câmara Americana de Comércio).

...de dados 

Em 2011, 88% das companhias pretendem usar pesquisas on-line para avaliar o perfil do consumidor, diz a entidade. Quase metade delas já adotou o procedimento em outras oportunidades.

Impressão 

A rede de gráficas brasileira Imprimix passa a se chamar Imprimix Idex e inicia expansão para Espanha e Angola. A empresa possui duas lojas próprias no Rio de Janeiro e 30 pontos franqueados em capitais do Brasil.

Verde 
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participa hoje de encontro com o subsecretário-geral da ONU e diretor-executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Achim Steiner.

VIAGEM ECONÔMICA
Com a alta do IOF para gastos no exterior com cartões de crédito, a demanda pelos cartões de débito pré-pagos usados em viagens internacionais cresceu.
O cartão pré-pago do Banco do Brasil em moeda estrangeira registrou em abril, até o dia 26, cerca de 8.000 transações. Esse resultado supera todo o volume do primeiro trimestre deste ano.
Em volume de vendas, o resultado deste mês supera em mais de 10% o acumulado dos três primeiros meses.
"Com o aumento das viagens e a chegada das férias, a tendência é de alta da procura pelo cartão", diz Maria Izabel Gribel, gerente-executiva da área de cartões do banco.
A expectativa do BB é atingir R$ 200 milhões em vendas neste ano, 70% mais que a projeção inicial, segundo Gribel. A vantagem do cartão pré-pago é a tributação de 0,38% de IOF, abaixo da do cartão de crédito, que subiu de 2,38% para 6,38%.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

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