sexta-feira, março 25, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Grupo brasileiro investe R$ 600 milhões em 2011
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/03/11

Com negócios em áreas como construção, mineração e saúde, o brasileiro Colleman Group pretende investir R$ 600 milhões neste ano.
Os recursos serão destinados a alguns de seus próprios negócios e a aquisições em outros setores.
O braço de engenharia do grupo receberá R$ 300 milhões, que serão injetados em projetos do programa "Minha Casa, Minha Vida", em que a empresa atua.
"A maior parte das construtoras não trabalha na faixa de zero a três salários mínimos. É onde queremos investir", diz o presidente Jailson Martins de Almeida.
Os terrenos para construções voltadas a este perfil de renda são muito específicos, segundo Almeida. Devem ser planos, para reduzir o custo.
Aproximadamente R$ 250 milhões serão destinados à capitalização de fundos de investimento para a compra de empresas.
Foram adquiridos helicópteros para prestar serviço de transporte para empresas petrolíferas. Neste segmento está prevista a compra de mais equipamentos, de acordo com Almeida.
O restante do recurso será distribuído entre a companhia de serviços odontológicos Dentall Prime e a frota da American Rent a Car, de locação de veículos.
A holding, que controla a operação de 40 empresas, especialmente do setor de serviços, estuda negócios na área de educação para um futuro investimento.

Setor de óleo e gás é o que mais atrai estrangeiros

O número de executivos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil continua a crescer.
Apenas no setor de óleo e gás, a estrela do momento, o envio de currículos do exterior aumentou 38% de janeiro até ontem, em relação ao primeiro trimestre de 2010, segundo a Michael Page, empresa global de seleção de executivos de média e alta gerência.
"As contratações subiram 20%", diz o diretor-geral do Brasil, Paulo Pontes. "O Brasil está entre os países que pagam melhor. No mercado financeiro, as remunerações aqui estão no patamar das de Londres e Nova York."
A grande demanda interna por executivos é que pressiona os salários para cima.
A Michael Page recebe cerca de 200 currículos de fora por mês. O Rio de Janeiro fica com a maior parte, cerca de 60%, enquanto São Paulo recebe 40%.
A consultoria especializada em recrutamento Fesa, por sua vez, registra aumento da procura desde a crise de 2008, quando recebia dois currículos de estrangeiros por dia. Hoje, a média é de dez (10% do total).
"O crescimento econômico brasileiro e o espaço no mercado devido à falta de profissionais qualificados atraem candidatos", diz o diretor da consultoria, Carlos Guilherme Nosé.

No vermelho 
O total de famílias endividadas na região metropolitana de São Paulo caiu um ponto percentual de fevereiro para março -passou de 54% para 53%, segundo a Fecomercio. O número de famílias nessa situação é de 1,89 milhão.

Brasil... 
A trajetória do país no cenário global será discutida em um encontro promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais e pelo instituto inglês Chatham House no dia 7 de abril no Copacabana Palace.

...no mundo 
O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, o diretor da Comissão Europeia Jean-Claude Thébault e os ministros brasileiros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Nelson Jobim (Defesa) confirmaram presença.

Bagagem 
A indústria de turismo será discutida no Fórum Panrotas - Tendências do Turismo 2011. Na segunda-feira, o evento reúne os ministros da pasta do Brasil, Pedro Novais, e de Portugal, Bernardo Trindade.

Natural 
A Beraca, empresa que fornece extrato de frutos da Amazônia para L'Occitane, patrocina fórum, na próxima semana, sobre a indústria de cosméticos em Milão.

Tour 

A agência B360, que faz parte do grupo STB, vai disponibilizar dez novos programas de viagem a partir do dia 6 de abril. Entre as novidades estão um spa na Índia, um roteiro de compras na França e outro pelos principais museus do mundo.

Internacional 
A Confenar (confederação nacional das revendas Ambev e das empresas de distribuição) participa, no próximo domingo, 27, com a NBWA (associação americana dos distribuidores de bebida), da reunião que definirá a pauta do setor para este ano de 2011 nos EUA.

Imagem 

Fábio Barbosa, presidente do Conselho de Administração do Banco Santander no Brasil, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca, e Mozart Neves Ramos, conselheiro da organização Todos pela Educação, discutem a imagem que os brasileiros têm de si, em SP, no dia 29.

Vitrine A marca de moda Thelure inicia expansão neste ano, com investimento de R$ 6 milhões. Acaba de se instalar em Ribeirão Preto e se prepara para abrir no shopping Iguatemi. Há previsão de inaugurar, até agosto, mais quatro franquias.

SOBE E DESCE
A LGTECH fechou acordo para fornecer 92 elevadores para a PDG, empresa do setor de construção. O valor total do negócio será de cerca de R$ 8 milhões, segundo o presidente da fabricante de elevadores, Lauro Galdino. A empresa abrirá unidades em ao menos dois Estados brasileiros nos próximos quatro meses: no Paraná, em maio, e na região Nordeste, em julho. "Estamos estudando se o melhor local é no Ceará, em Pernambuco ou na Bahia", diz Galdino. As filiais serão escritórios para vender, instalar e facilitar a manutenção permanente dos elevadores. A LGTECH, que começou a comercializar seus produtos em 2009, espera fechar negócios com empresas de outros países até o final do ano para iniciar seu processo de internacionalização. "Começaremos com Argentina, Chile ou México."

DE SOMBREIRO

Os brasileiros foram os turistas que mais aumentaram seus gastos com cartão de crédito no México em 2010, na comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa realizada pela Visa.
O crescimento foi de 85%, o que elevou os gastos de brasileiros no país para US$ 54,5 milhões no ano passado.
Os norte-americanos foram os responsáveis pelo valor mais alto gasto no México com cartão de crédito no período: US$ 3,1 bilhões ou 7% a mais que em 2009.
Em segundo lugar ficaram os canadenses, com US$ 538 milhões e crescimento de 21%, segundo a Visa.
Os cartões de crédito de turistas clientes da empresa movimentaram US$ 4,4 bilhões no México em 2010, aumento de 12% ante 2009.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

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