domingo, março 27, 2011

CAETANO VELOSO

Bethânia 
CAETANO VELOSO

O GLOBO - 27/03/11

Não concebo por que o cara que aparece no YouTube ameaçando explodir o Ministério da Cultura com dinamite não é punido. O que há afinal? Será que consideram a corja que se "expressa" na internet uma tribo indígena? Inimputável? E cadê a Abin, a PF, o MP? O MinC não é protegido contra ameaças? Podem dizer que espero punição porque o idiota xinga minha irmã. Pode ser. Mas o que me move é da natureza do que me fez reagir à ridícula campanha contra Chico ter ganho o prêmio de Livro do Ano. Aliás, a "Veja" (não, Reinaldo, não danço com você nem morta!) aderiu ao linchamento de Bethânia com a mesma gana. E olha que o André Petry, quando tentou me convencer a dar uma entrevista às páginas amarelas da revista marrom, me assegurou que os então novos diretores da publicação tinham decidido que esta não faria mais "jornalismo com o fígado" (era essa a autoimagem de seus colegas lá dentro). Exigi responder por escrito e com direito a rever o texto final. Petry aceitou (e me disse que seus novos chefes tinham aceito). Terminei não dando entrevista nenhuma, pois a revista (achando um modo de me dizer um "não" que Petry não me dissera - e mostrando que queria continuar a "fazer jornalismo com o fígado") logo publicou ofensa contra Zé Miguel, usando palavras minhas.
A histeria contra Chico me levou a ler o romance de Edney Silvestre (que teria sido injustiçado pela premiação de "Leite derramado"). Silvestre é simpático, mas, sinceramente, o livro não tem condições sequer de se comparar a qualquer dos romances de Chico: vi o quão suspeita era a gritaria, até nesse pormenor. Igualmente suspeito é o modo como "Folha", "Veja" e uma horda de internautas fingem ver o caso do blog de Bethânia. O que me vem à mente, em ambas as situações, é a desaforada frase obra-prima de Nietzsche: "É preciso defender os fortes contra os fracos." Bethânia e Chico não foram alvejados por sua inépcia, mas por sua capacidade criativa.
A "Folha" disparou, maliciosamente, o caso. E o tratou com mais malícia do que se esperaria de um jornal que - embora seu dono e editor tenha dito à revista "Imprensa", faz décadas, que seu modelo era a "Veja" - se vende como isento e aberto ao debate em nome do esclarecimento geral. A "Veja" logo pôs que Bethânia tinha ganho R$1,3 milhão quando sabe-se que a equipe que a aconselhou a estender à internet o trabalho que vem fazendo apenas conseguiu aprovação do MinC para tentar captar, tendo esse valor como teto. Os editores da revista e do jornal sabem que estão enganando os leitores. E estimulando os internautas a darem vazão à mescla de rancor, ignorância e vontade de aparecer que domina grande parte dos que vivem grudados à rede. Rede, aliás, que Bethânia mal conhece, não tendo o hábito de navegar na web, nem sequer sentindo-se atraída por ela.
Os planos de Bethânia incluíam chegar a escolas públicas e dizer poemas em favelas e periferias das cidades brasileiras. Aceitou o convite feito por Hermano como uma ampliação desse trabalho. De repente vemos o Ricardo Noblat correr em auxílio de Mônica Bergamo, sua íntima parceira extracurricular de longa data. Também tenho fígado. Certos jornalistas precisam sentir na pele os danos que causam com suas leviandades. Toda a grita veio com o corinho que repete o epíteto "máfia do dendê", expressão cunhada por um tal Tognolli, que escreveu o livro de Lobão, pois este é incapaz de redigir (não é todo cantor de rádio que escreve um "Verdade tropical"). Pensam o quê? Que eu vou ser discreto e sóbrio? Não. Comigo não, violão.
O projeto que envolve o nome de Bethânia (que consistiria numa série de 365 filmes curtos com ela declamando muito do que há de bom na poesia de língua portuguesa, dirigidos por Andrucha Waddington), recebeu permissão para captar menos do que os futuros projetos de Marisa Monte, Zizi Possi, Erasmo Carlos ou Maria Rita. Isso para só falar de nomes conhecidos. Há muitos que desconheço e que podem captar altíssimo. O filho do Noblat, da banda Trampa, conseguiu R$954 mil. No audiovisual há muitos outros que foram liberados para captar mais. Aqui o link: http://www.cultura. gov. br/site/wp-content/up loads/2011/02/Resultado-CNIC-184%C2%AA.pdf. Por que escolher Bethânia para bode expiatório? Por que, dentre todos os nossos colegas (autorizados ou não a captar o que quer que seja), ninguém levanta a voz para defendê-la veementemente? Não há coragem? Não há capacidade de indignação? Será que no Brasil só há arremedo de indignação udenista? Maria Bethânia tem sido honrada em sua vida pública. Não há nada que justifique a apressada acusação de interesses escusos lançada contra ela. Só o misto de ressentimento, demagogia e racismo contra baianos (medo da Bahia?) explica a afoiteza. Houve o artigo claro de Hermano Vianna aqui neste espaço. Houve a reportagem equilibrada de Mauro Ventura. Todos sabem que Bethânia não levou R$1,3 milhão. Todos sabem que ela tampouco tem a função de propor reformas à Lei Rouanet. A discussão necessária sobre esse assunto deve seguir. Para isso, é preciso começar por não querer destruir, como o Brasil ainda está viciado em fazer, os criadores que mais contribuem para o seu crescimento. Se pensavam que eu ia calar sobre isso, se enganaram redondamente. Nunca pedi nada a ninguém. Como disse Dona Ivone Lara (em canção feita para Bethânia e seus irmãos baianos): "Foram me chamar, eu estou aqui, o que é que há?"

32 comentários:

  1. Esse povo só pode ter inveja da Bahia Caetano. Salve Bethânia e que seu projeto tenha vida longo. Espero que seu projeto tenha muito mais do que 365 vídeos para os 365 dias do ano. Espero que ele traga poesia de boa qualidade para um povo que consome lixo fast food em jornais sensacionalistas e imagens podres de novelas e bbbs.

    ResponderExcluir
  2. "Não há coragem? Não há capacidade de indignação? Será que no Brasil só há arremedo de indignação udenista?..."

    Aí Caetano mostra toda sua incoerência. Alguém que sempre se colocou ao lado de gente bem udenista, como os serras da vida, globos etc e tal, agora se vendo vítima de todo o ódio que as vejas, folhas, noblats espalham, esperneia.
    Caetano, você estava com eles, só porque a família foi atingida, vc mudou de opinião?
    Ou vai dizer que nunca apoiou aopiniões dessa gente?
    Acorda pra vida!

    ResponderExcluir
  3. Alberi Boiaski10:56 AM

    Caro Caetano, é um prazer ver que vc aterrisou, seja bem vindo a Terra Brasilis, lugar onde tudo que possa ser popular, democrático e que favoreça ao povo é desancado pela mídia tupiniquim e, já que caiu a ficha, espero que não retornes aquele meio pútrido e fétido que é a direita brasileira e seus asseclas: a mídia

    ResponderExcluir
  4. Caetano, mais uma vez, não convence políticamente, deveria se restringir à música e aos anos setenta por sinal. Essa conversa barata de medo da Bahia é tão cafona quanto verdadeiramente racista, todo mundo sabe que a Bahia atualmente (principalmente a Bahia oficial, Salvador e seus trios milionarios) é apenas mais uma provìncia cultural e um feudo justamente dessa hegemonia eterna que produz qualquer tipo de aberração para tentar ganhar o suado dinheiro do povo.Não há vanguarda nenhuma nisso) Porque não vai pedir esse dinheiro pra secretaria de cultura da Bahia como Luiz Caldas então? Medo da Bahia já foi meu amigo, nos temos medo mesmo é da máquina de moer gente que você, Ivete e essa máfia toda montaram. Olhemos menos para a mídia paulista e para o bureau stalinista baiano e mais para Pernambuco, Minas, recanto sainda preservados da verdadeira cultura brasileira. E outra Bethani não tem nada que recitar poemas tem mais é que cantar e ficar quieta. Porque não vai cantar, expor sua bela voz, na favela, porque tem de ser poema. Pra ficar mais barato?

    ResponderExcluir
  5. concordo que a Maria Bethânia está sendo bonde expiatório, mas daí o caetano generalizar e insultar os internautas classificando como corja... é demais. a lei rouanet precisa ser discutida e reformulada isso é fato, agora Às pessoas tem o direito de se expressarem independente de terem razão ou não, né caetano? me admira muito o caetano veloso que sempre comeu no prato dessas grandes mídias agora está cuspindo. faça me o favor né cae...

    ResponderExcluir
  6. Não é questão de inveja, Priscila. Resumir o episódio todo a inveja é muito raso. A questão é mais profunda e triste para todos nós. O jornalismo que deveria cumprir o papel social de informar, de esclarecer, faz todo um movimento contráio ao papel social da profissão. A troco de que é o que devemos perguntar, pois de fato, há muito projeto picareta por ai que consegue o deireito de captar. Isso pra não falar do famigerado "Chatô", uma boa grana pública consumida para um filme que provavelmente nunca veremos!
    Adorei Caetano defendendo a grande artista que a irmã é. Adorei Caetano defendendo o grande escritor que Chico Buarque é, citando os bons jornalistas que não fizeram da aprovação para captação uma guerra sem fundamento.
    Vida longa aos verdadeiros artistas desta nação!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:54 AM

    Caetano continua politicamente coerente, mostrando que tem apenas um lado: o do seu próprio interesse.

    ResponderExcluir
  8. Minha irmã não me defenderia assim. Ela sabe que não preciso de defesa.
    O problema não é captar dinheiro para cultura. É captar dinheiro para cultura que já apareceu. É a falta de senso social de imaginar que esse dinheiro poderia divulgar 1.300.000 novos artistas. Bethânia vale isso, mas já tem quem banque. Não precisa do dinheiro do povo. E antes que digam que essa captação não é dinheiro público, os empresários que colocam dinheiro aí deduzem os valores do pagamento de impostos.
    Vergonha de leis que privilegiam os mesmos poucos de sempre.

    ResponderExcluir
  9. A maior parte das críticas que eu li a respeito do blog da Bethânia apenas apontava o mau uso da lei Rouanet, num projeto caro e de alcance duvidoso. Com o prestígio que a Bethânia tem, poderia usar dinheiro privado, sem renúncia fiscal. Isso não tem nada de "linchamento". Caetano usa e abusa da tática FHC: desqualifique o crítico, em vez de combater sua opinião, posando de vítima. Os fãs adoram. E "corja", pra mim, é quem consegue grana pública na base do compadrio.

    ResponderExcluir
  10. eu já há tempos deixei de ouvir, de consumir e de discutir caetano, vamos separar bem as coisas, uma coisa é ser irmão de uma cantora maravilhosa que é a Bethânia, outra coisa é justificar o injustificável com essa veemência reacionária digna de pena. Poupe-nos senhor Caetano.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:53 PM

    Adorei a postagem,vai aí uma sugestão que tal você inserir os botões twitter e Facebook para poder disseminar seu Blog para mais pessoas?

    Abraço! http://www.facebook.com/hori.leal

    ResponderExcluir
  12. Que a Veja agiu de má fé, disso ninguém discorda.
    Por outro lado, pra que pegar dinheiro público, por meio de isenção fiscal, prta ir na favela cantar poesia?
    Ou mesmo montar blog de poesia?
    Pensa bem: é DISSO que precisamos?
    É disso que o povo brasileiro precisa?
    O que falta a vocês, brasileiros, é colocarem suas mãos nas Consciências e perceberem que é ERRADO pegar dinheiro público pra fazer blog, filme, poesia, olimpíada, o diabo que for...
    Enquanto que o resto do país está na merda.
    Enquanto que as escolas estão podres, as estradas arebentadas e a política de geração de empregos não existe.
    O foda é que vocês, brasileiros, SEMPRE objetivam o que for mais EMOCIONAL...
    Jogando no lixo o que for mais RACIONAL.
    Esse é o porquê de seu país está na merda e todos vocês serem um bando de idiotas.

    ResponderExcluir
  13. sinceramente não vejo que o país está na merda não. Na merda tá o Japão, o Haiti, a Somália. Brasil só pode subir, de uma forma ou de outra com revolução ou democracia burguesa nosso país é o melhor de todos pra se viver e lutar. Caetano sim é que não representa mais NADA e Bethania herdou dele todos os defeitos. Esses gringos todos que amam o Brasil ainda tem muito o que aprender conosco que somos o povo mais forte da Terra...Viva a Bahia livre dessas pragas!!!

    ResponderExcluir
  14. e sempre uns coroas que não apitam nada aqui e nada lá... tem que ir até o fim...

    o último (leia-se mais recente) revolucinário da cultura foi mesmo Chico Science, depois dele Caetano e Bethania são mesmo somente uma oligarquia tacanha e isso não exclui a qualidade dos discos antigos...

    ResponderExcluir
  15. Marcio, com todo respeito, seu otimisto é mais uma prova desse estado emocional maluco em que vocês, brasileirinhos, vivem...
    E que lhes impede de pensar.
    O Japão está na merda?
    Tá certo que eles sofreram uma tragédia sem precedentes, mas em uma semana eles reconstruiram uma estrada.
    Quando isso aconteceu no seu país?
    O Haiti não tem jeito mas porque O POVO haitiano não quer.
    Revolução?
    Burguesia?
    Cara!
    Deixe disso!
    Pare de usar frases feitas e idéias antiquadas!
    Tire sua cabeça da caixa, pense diferente!
    Não há como um país sair do atoleiro quando cada um só pensa em si ou em seu grupo...
    Ou quem pensa da mesma maneira que o grupo.
    O Brasil está esfacelado por dentro, destroçado por ideologias que só existem em Cuba ou nos EUA dos anos 60!
    Estamos atrasados, defasados, antiquados, tomados por um otimismo estúpido ou um fatalismo condescendente.
    A saída é parar de pensar que nem moleque retardado, parar de pensar que nem USPiano, baiano, comunista ou capitalista...
    E pensar em termos de NAÇÃO!
    Que o nosso semelhante merece o mesmo que desejamos para nós mesmos, pouco iomportando sua origem, causa ou postura.
    Que se dane Bahia, São Paulo, que se dane tudo!
    Enquanto estivermos fragmentados, não seremos nada.
    Fragmentados, a dominação é fácil.
    Olhaí vocês, escravidos e achando que são livres!
    Fala sério!

    ResponderExcluir
  16. ouçam "da lama ao caos" de Chico Science e Nação Zumbi, disco sensacional, não levou um centavo da grana pública. Pra quem fica esperando o INSS ou a lei rouanet amor e ação são coisas bem distintas...

    ResponderExcluir
  17. Tem cada contradição nesse texto do Caetano... Primeiro, ele coloca a polêmica do prêmio do Chico no mesmo contexto da polêmica da Bethânia, pra mais tarde dizer q isso deve ser preconceito contra os baianos (Chico é carioca); depois, diz que Bethânia "mal conhece [a rede], não tendo o hábito de navegar na web, nem sequer sentindo-se atraída por ela". Como então ela pode ser diretora artística de um projeto (milionário) voltado pra web? Não deveria, oras. Pra alguém q sabe "redigir tão bem" ao ponto de escrever um "Verdade Tropical", o texto dele parece bem caótico.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. E o cachê de 600 mil?

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Carolina Vegueiro11:53 PM

    Apesar da argumentação dotada de imperativismo,do JRP, aliás estou muito curiosa para desvendar qual é a origem dele, será que é brasileiro?
    Não sou fã deste tipo de narrativa, que começa sempre com " vocês brasileiros...." como se o mesmo se excluísse de tal condição, porém, devo admitir que algumas da opniões emitidas por ele, estão de pleno acordo com o meu modo de raciocínio a respeito da "nossa arcaica 'adolescência, toda esta forma de pensar de Caetano Veloso, quando diz respeito a frase "MEDO DOS BAIANOS', traduz o nosso ERRO número 1 ao exercício da democracia, (ora mais, toda esta discussão é baseda implícitamente no exercício da democracia, em busca da MORALIDADE PÚBLICA/PRIVADA), ERRO este que consiste na forma FEDERALISTA PRIMITIVA de pensarmos! Como mudar alguma coisa em prol da nação se a divisão dos Estados Brasileiros fez nascer, brotar, o pré-conceito regional entre 'nós mesmos', ora, como podemos engatar a marcha a revolução de nossa pátria se nem ao menos "nós" evoluímos no sentido de perceber e assimilar qual é o conceito de “NAÇÃO”?

    ResponderExcluir
  22. Fá Almeida12:16 AM

    Eu ia ficar quieta... e VIVA CAETANO, VIVA CHICO, VIVA SCIENCE, VIVA MARISA, MARIA RITA, VIVA BETHÂNIA!

    Mas vejam bem, o excell pulou na minha cabeça:

    R$ 1.300.000/365 filmes
    = R$ 3.561,00 pra cada filme...

    Numa produção temos, pelo menos:
    Roteirista
    Direitos autorais
    Direitos conexos
    Diretor Artístico
    Diretor de fotografia
    Diretor de produção
    Figurinista
    Cenógrafo
    Equipes de apoio
    Iluminação
    Sonorização
    Edição
    Equipamentos
    Locações
    Ensaios
    Catering
    Seguros...
    nesse caso, Web Design
    além do cachê para o elenco... e o que representa uma assinatura de uma artística como ela?

    E que perguntem... mas são só poemas, recitar uns poemas... rapidinho!......
    VIU O NÚMERO? UM POUCO MAIS DE TRES MIL REAIS... TÁ BARATO, NÉ?

    PQP! Vamos mudar esse discurso, gente!... proatividade....

    Nos poupem daqueles que perdem tempo com o meio e não com o fim...
    É preciso rever a lei, sem dúvida. É imprescindível que todos os artistas tenham acesso aos benefícios das leis culturais - mas os %s de desconto devem ser diferenciados; artistas mais conhecidos, a captação de patrocínio deve descontar menos dos impostos devidos; esse projetos devem obrigatoriamente chegar nas classes C,D, E... ; artistas novos, mais descontos nos impostos, bem mais... criar vantagens para os novos pra que haja um equilíbrio. Isso sim é que devemos discutir, abrir listas... o diacho a quatro!
    Os artistas, quase que de uma forma geral, quase todos, precisam de apoio financeiro para seguir com seus projetos.
    As bilheterias não pagam projetos; as vendas de cds e dvds não pagam projetos. Numa escala de 100 artistas temos 10 bem milionários, 10 muito bem na fita e os demais continuam precisando correr atrás pra divulgar a sua arte...

    VIVA TODA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA! VIVA CAETANO! VIVA BETHÂNIA!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9:28 AM

    "Mas doutor, uma esmola, pra um homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão"… (Zé Dantas)
    Artistas brasileiros, não cairam de Marte, vivem sempre procurando as tetas da vaca preta pra promoverem a sua arte e muitos nem precisam da grana pois já estão ricos, Caetano tem casas no Rio, Bahia e New York, os Barretos ficaram ricos com o dindin da Embrafilme e muitos outros. Viva a liberdade da Internet podemos esculhambar quem quisermos.
    Viva Edcity que é novo e canta:
    DINDIN NA CON - ELE VEIO DO GUETO SEM PRECONCEITO...LA VEM DINDIN NA CON

    ResponderExcluir
  24. Caetano nunca esteve ao Lado da Veja nem fez campanha pelo Serra, minha gente... olha a leviandade... Essa conversa de medo da Bahia pode sim ser exagero, mas é também uma reação contra o preconceito que existe tanto com os nordestinos quanto com o fato de que alguns dos nossos maiores artistas vem da Bahia... Esse papo de Mafia do Dendê é balela... os baianos fazem sua parte muito bem e cabe aos incomodados trabalharem sua própria competência para fazerem diferença com suas obras.

    Sobre Bethânia e seu blog de poesia, nem MARCIO NEVES nem ninguém tem o direito de estipular o que pode e o que não pode ARTISTA NENHUM fazer. Você consome ou acompanha o que é oferecido se quiser.
    Esse papo é imbecíl e fere a liberdade artística de todos nós que vivemos de arte.
    E quando Caetano fala de CORJA ao se referir aos internautas, veste a carapuça quem quiser (Caetano é mais internauta que eu) e, me parece que a carapuça tem o tamanho perfeito para os levianos que, mesmo sem saber direito sobre o projeto de Hermano e Bethânia, gritaram em um protesto infantil, invejoso, envenenado e fraco. Poesia é sim uma forma de arte que o povo quer conhecer mais e que pouco encontra nos novos meios que permeiam seu dia-a-dia contemporâneo e para chegar à novas formas necessita sim de estrutura, novos projetos e investimento. Por que gritar contra isso?

    ah, outra coisa: Caetano não parou de fazer bons discos nos anos 70 como foi dito por aqui. Respeito o gosto de quem diz isso tanto quanto respeito os que disserem que só fez bons discos nos anos 80. É opinião e gosto SÓ se discute, mas a verdade é que Caetano está onde está porque segue sendo um dos maiores contribuidores para música e arte DO MUNDO. Seus discos atuais, à despeito de qualquer gosto pessoal, são INOVADORES em sua poesia e sonoridade e se no Brasil há tanta gente que só vê a "mafia do dendê" e o fenômeno do axé (viva o axé, o baião e o manguebeat!) o resto do mundo inteiro, despido dessas idiossincrasias brasileiras (um cupim velho da nossa terra), está (desfrutando e) aclamando a Caetano como um dos maiores artistas contemporâneos sobre a terra. Vão se informar e fazer algo de produtivo na vida e parem de dar tiro no pé. Jogar tomate no pouco de arte (frente ao mar de lixo que impera no meio) que temos é perder tempo não só dos levianos e facistas, mas também da gente boa que precisa de um pouco de poesia na vida.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo1:52 PM

    "Para isso, é preciso começar por não querer destruir, como o Brasil ainda está viciado em fazer, os criadores que mais contribuem para o seu crescimento" - abro mão desses tais criadores do passado. Prefiro que os novos, que não tem espaço justamento em função desses "grandes criadores", tenham mais espaço e investimentos.
    E pra constar, o livro que o Caetano escreveu e pensa ser grandes coisas, é um b**** de tão mal escrito. Apenas opinião minha, assim como a do "grande Caetano" sobre o livro do Edney Silvestre.
    E o Caetano comete os mesmo erros que critica. Não gosta de generalismos, mas generaliza todos internautas (sim, generaliza - leia com mais atenção o texto dele). É tão bairrista quanto os acusados (parece que o simples fato de nascer baiano transforma as pessoas em deuses).
    E respondendo a ele: por que o bloda bethania é tão criticado? porque os valoroes são abusivos. só isso.

    ResponderExcluir
  26. Olha, eu não disse nada sobre se Bethânia pode ou não pode recitar poemas ou isso ou aquilo, gosto muito dela como cantora, mas acho suas opiniões e atitudes políticas de uns vinte anos pra cá um tanto questionáveis (tanto que o Brasil inteiro está questionando e não somente eu) e, convenhamos, poema por poema qualquer um pode recitar não precisa ser a Bethania. E já até imagino quais são os poemas que ela vai recitar (totalmente previsível): Camões, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade e todo esse lixo eurocentrista. Se ela mandar "o uivo" de Ginsberg até posso pensar em ir assistir,mas Bethania faz falta mesmo é cantando de graça pra galera na periferia e não recitando poeminhas românticos. Além disso concordo que o que saltou aos olhos nessa história toda foram os valores da grana que ela mendigou pro governo, aí alguem diz: "mas são 365 filmes". O megalomaníaco sempre pensa em 365 (365 catedrais católicas na capital baiana etc. etc. não existem por acaso) mas aí eu pergunto pra que 365 filmes? não bastam sei lá 5 ou 6, caraca nem Glauber Rocha tem 365 filmes é um exagero gritante e é um projeto fadado ao fracasso, já nasce mortinho da silva. Se fosse Tom Zé até que ia, pois Tom Zé (por sua absoluta coerência e atitudes verdadeiramente de vanguarda desde o tempo do tropicalismo radical)agrada até mesmo cantando "vou não posso não" e agrada até mesmo recitando poeminhas que já não significam NADA para o povo brasileiro que precisa mesmo e deseja coisas novas, antenadas com a modernidade do mundo e que também valorizem a nossa cultura tradicional. Esse ano vi Hermeto Pascoal arrebentar ao lado de Yamandu Costa no centro de Recife e foi totalmente de graça (quer dizer pago pelos impostos do povo pernambucano, mas não teve couvert artístico nenhum)e o que é que incomoda em Hermeto e em Yamandú? NADA, pois eles cumprem muito bem o seu papel, tocam música boa, ganham seus cachês e vão pra casa felizes porque deixaram o povo feliz, não ficam por aí querendo criar dinastia alagoana ou gaúcha. Quanto aos discos atuais de Caetano posso dizer que os três últimos (incluindo um ao vivo para a MTV que ele tanto afronta) até que são legaizinhos pois vestiram uma estética rock, mas aquele em inglês, aquele "livro" e todos aqueles de saudosismo bossa nova são dignos da lata do lixo e as opiniões dele então já cairam num total descrédito , ninguém leva mais NADA do que ele fala a sério, (só quem quer vender polêmicas de Caetano). Só pra fechar pra mim, além de Tom Zé e Arnaldo Baptista (veja bem é Arnaldo e não Amado)o maior gênio tropicalista e que continua bastante coerente é Gilberto Gil, já Caetano faz tempo representa tudo o que de atrasado e reacionário está por aí desde o tempo da ditadura...

    ResponderExcluir
  27. teté martinho10:52 PM

    putz, esse negócio de jornalismo feito com o fígado é de virar o estômago!

    ResponderExcluir
  28. Nossa como ficou ofendido o poeta.
    Ele não se cansa de falar mal da Veja dizendo que faz jornalismo marrom e com o fígado. Bom mesmo os editores deixá-lo de lado, apesar do desdém desse baiano a tal publicação é a mais respeitada e séria do Brasil.
    Caretano na verdade é um cara que se nutri do seu próprio umbigo. Um ególatra que sempre dispara contra tudo e a todos quando estes não estão trilhando o mesmo caminho. Bethânia pecou sim... O Erário pertence a todos nós.
    Para de babaquice. E o GLOBO ainda dá um espaço prá ele aos domingos, onde desfila bobagens, futilidades e coisas afins para melhor enaltecer sua própria imagem.
    Se liga mano Caretano. Perdeu!

    ResponderExcluir
  29. Sempre que há um baiano na parada a imprensa cai de pau,é isso ai,vida longa aos que tem projetos bons e conseguem captar recursos e vida mais longa ainda aos que so sabem reclamar,"ÊTA BAHIA PORRETA,ÊTA BAHIA LEGAL,ÊTA BAHIA LINDA DE CAETANO ,BETANIA,GIL E GAL!!!,KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  30. Anônimo5:19 PM

    "Camões, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade e todo esse lixo eurocentrista"

    Ah pronto, só me faltava essa. De fato a ignorância não tem limites.

    ResponderExcluir
  31. VIR UM COMENTARIO QUE CAETANO DISSE QUE NÃO ACREDITA EM DEUS FALA SERIO BAIANO!!! GRAÇAS A DEUS VC EXISTE E TEM ESSA BELAA VOZ. ALEM DE VC SER ARROGANTE AINDA NÃO ACREDITA NO SENHOR.PENSA UM POUCA MAIS NA VIDA E TENHA CONCIÊNCIA DE QUE TUDO DE EXISTE GRAÇAS AO SENHOR. ALEM DESSE CASO DE BETANIA CAETANO PARA DE FALAR BESTERA. VOU PEDIR PRA DEUS TE PERDOAR.

    ResponderExcluir