segunda-feira, dezembro 06, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Atrasos em portos no país ultrapassam 70 mil horas 
Maria Cristina Frias 

Folha de S.Paulo - 06/12/2010

Os atrasos nos embarques e desembarques nos 17 principais terminais de contêineres do país ultrapassaram 72 mil horas entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com levantamento realizado pelo Centronave (Centro Nacional de Navegação), entidade que representa as empresas do setor.
A retomada do comércio exterior após a crise expôs as deficiências de infraestrutura, causa do problema de atrasos e cancelamentos, segundo o Centronave.
O movimento cresceu 17,5% nos primeiros nove meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O Centronave estima que serão necessários aproximadamente R$ 40 bilhões de investimentos nos próximos anos para a modernização dos portos e a eliminação dos gargalos.
No maior terminal de contêiner do país, o Santos Brasil, as escalas efetivadas recuaram de 803 para 705 devido ao aumento das horas de espera e dos atrasos nos embarques e desembarques.
No terminal de contêineres de Paranaguá foram registrados 220 cancelamentos de escalas, um aumento de 220% em relação ao ano passado, provocado por atrasos e congestionamentos em outros portos.
No porto de São Francisco do Sul (SC), os cancelamentos saltaram de 4 para 14, de acordo com o estudo do Centronave.
Em Rio Grande (RS), de 62 para 136. No Tecondi, também em Santos, o número de cancelamentos passou de 1 para 12 no período.

CONTRATOS DE CÂMBIO

As operações de Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e sobre Cambiais Entregues (ACE) do Banco do Brasil apresentaram desembolso de US$ 1,4 bilhão em novembro, o melhor resultado mensal desde outubro de 2008.
O valor acumulado neste ano chega a US$ 11,5 bilhões, um incremento de 15,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os números sinalizam a retomada dos desembolsos dessas linhas aos níveis pré-crise financeira e, ao mesmo tempo, boa sintonia com a expansão internacional das empresas brasileiras.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, as exportações chegaram a US$ 181 bilhões no acumulado de janeiro a novembro deste ano -30,6% a mais sobre igual período de 2009.

NA HORA CERTA

A Mido, marca de relógios da suíça Swatch, prepara novo modelo de negócios no mercado brasileiro. A companhia vai abrir espaços próprios dentro de lojas parceiras, as chamadas "store-in-store".
"Já fechamos três negócios e vamos começar pelo Rio. Estamos em negociação com joalherias", afirma Carolina Levi, diretora da marca no Brasil.
Esse modelo de negócios já é usado pela companhia em vários países, como EUA, China e México. "No Brasil, temos dificuldade de encontrar lojas de departamentos de luxo. O que é comum no exterior."
Estados do Nordeste, como Ceará e Bahia, e São Paulo também estão nos planos. A empresa projeta aumento das vendas de 30% a 40%. O Brasil é o maior mercado da América Latina para a Mido.
Com o crescimento da economia brasileira, a marca tem enfrentado dificuldade em trazer os relógios da Suíça, segundo Levi. "Falta espaço para o frete aéreo. Nesta época do ano, geralmente há dificuldade, mas agora o problema se agravou."

Amizade, marca e preço definem vendas de cosméticos

Consumidores compram produtos de saúde e estética baseados, principalmente, no preço, na indicação de amigos e na marca, segundo pesquisa da Nielsen.
A maioria dos consumidores concorda que os produtos massificados são tão bons como as alternativas caras disponíveis no mercado, de acordo com o levantamento, realizado em 55 países.
Para 81% dos pesquisados, por exemplo, os produtos massificados para cabelos e pele têm a mesma qualidade que as alternativas mais caras do mercado.
A América Latina foi a região que mais se destacou no consumo de saúde e beleza.
Dos entrevistados da região, 96% disseram que compraram algum produto. Os asiáticos ficaram logo atrás, com 92%.
No Brasil, esse mercado cresceu 3,2% entre janeiro e outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo Ricardo Alvarenga, gerente de atendimento da Nielsen.
O peso das amizades na decisão de compra mostra o potencial das redes sociais para as vendas, de acordo com Alvarenga.

"Dicionário de Princípios Jurídicos"

O livro, com 110 verbetes de 77 colaboradores, foi organizado por Ricardo Lobo Torres, Eduardo Takemi Kataoka e Flavio Galdino. O lançamento será amanhã, no Rio de Janeiro.

HOBBY

O advogado tributarista Ives Gandra Martins escreve poemas todos os dias.
É um diário escrito em versos, em uma agenda que ele ganhou de Marluce Dias, ex-executiva da Globo, hoje em Portugal.
"Mar Azul", a agenda criada por ela, tem ilustrações e poesias a cada mês.
"Marluce me desafiou e eu disse que conseguiria fazer um soneto por dia até o fim do ano", conta o advogado, que tem 31 títulos acadêmicos.
"Graças a Deus já está acabando. O difícil é escolher temas. Faço os sonetos em cinco minutos, à espera do jantar, no café da manhã..." Martins é membro da Academia Paulista de Letras, por seus poemas anteriores ao desafio, que já rendeu três livros.
"Advocacia é o "bico" que sustenta o poeta", brinca Martins.

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