terça-feira, abril 13, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Vantagem tributária não ajuda Belo Monte 

Folha de S.Paulo - 13/04/2010

Mesmo que o governo venha a oferecer eventuais vantagens tributárias para quem participar de Belo Monte, a avaliação dentro do consórcio que desistiu do leilão é que o investimento não valerá a pena.

Pode melhorar, mas não resolve, segundo afirma uma pessoa ligada ao consórcio que desistiu de participar da licitação da concessão da hidrelétrica.

Apesar de terem aberto mão do leilão como investidoras, a obra interessa às construtoras.
Em entrevista à Folha, publicada na edição de ontem, ao comentar a desistência das empreiteiras Odebrecht e Camargo Corrêa de participar do leilão, a pré-candidata do PT à Presidência creditou a decisão ao fato de haver muitas obras hoje no país.

"Tem muita obra no Brasil. O pessoal está estofadinho de obras. As empresas hoje têm um leque grande de oportunidades", declarou a ex-ministra.

A ex-ministra Dilma Rousseff está vendo Belo Monte apenas como obra e o olhar tem que ser de investidor, defende-se a fonte que acompanhou negociações no grupo. Como investidores, a conta não fecha, dá retorno baixíssimo, e o risco é monumental, afirma.

A obra, que representa entre 40% e 50% do custo do empreendimento, porém, interessa às construtoras, pois construtora nenhuma abriria mão de uma obra que terá um canal maior que o do Panamá, diz.

Além do baixo valor oferecido no edital, o consorcio queixou-se de não poder usar a energia como quisesse e de haver percentual obrigatório para autoprodutores no Norte e no Nordeste, enquanto a maior parte dos consumidores está no Sul e no Sudeste.
Brasil deve crescer 6,4%, prevê Bradesco 
A economia brasileira terá expansão de 6,4% neste ano, bem mais que o dobro que o país cresceu na média dos últimos 15 anos, que foi de 2,9%. Essa é a análise de Octavio de Barros, diretor de pesquisa e estudos econômicos do banco Bradesco.

No novo cenário macroeconômico realizado pelo banco para este ano, a inflação no país será de 5,5% no IPCA, do IBGE, e de 8,0% no IGP-M, da FGV.

"Caso não haja reação tempestiva do Banco Central, esses números deverão ser revisados para cima. Contudo, consideramos que a política monetária será acionada imperativamente com três aumentos sucessivos da taxa Selic a partir de abril, atingindo 11% até julho e continuando o ciclo em 2011 até um pico de juros de 12,25%", afirma Barros.

A balança comercial brasileira projetada pela equipe de economistas do banco deverá atingir saldo positivo de US$ 18,4 bilhões neste ano.

O resultado do superavit se deve, em grande parte, às commodities e, em particular, ao minério de ferro, cujo preço médio deverá ser reajustado em cerca de 90%, segundo análise do Bradesco.

NO FRASCO

A filial brasileira da Parfums Christian Dior inaugura neste mês dois espaços personalizados dentro de perfumarias de luxo em São Paulo. Trata-se de um móvel com peças desenhadas na França e montadas no Brasil, que será instalado dentro de duas perfumarias, onde profissionais especializados em tratamento e fragrâncias farão atendimento personalizado aos clientes. A arquitetura é baseada em nova imagem, chamada Cosmotic. Segundo Renato Rabbat, diretor do grupo LVMH, a meta é levar o projeto a Rio, Brasília, Salvador e Fortaleza. A ação no ponto de venda foi desenvolvida para alinhar a estratégia da marca no Brasil com o que já existe em lojas de departamentos onde atua no exterior.

NA PASSARELA

Empresários de negócios da moda estarão reunidos no seminário "Construindo Marcas de Sucesso na Moda", que acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês, em São Paulo. No evento, organizado pela Folha, os participantes irão conhecer a trajetória de reconhecidas marcas brasileiras, os desafios e as estratégias. Entre os palestrantes estão Márcio Utsch, presidente da Alpargatas, Luís Fernando Justo, presidente da Osklen, e Valdemar Iódice, presidente e diretor de criação da Iódice.

FALSIFICADO

Os paulistanos da classe C são o maior público-alvo dos produtos piratas. Cerca de 90% deles já compraram produtos pirateados, contra 74% dos soteropolitanos, segundo levantamento da consultoria Quorum Brasil, com mais de 400 entrevistas nas duas capitais. CDs e DVDs são os produtos mais comprados. As mulheres dão preferência para roupas e tênis falsificados. Remédios, embora com participação pequena, também aparecem nesse mercado. Os paulistanos também são os que mais incentivam a prática e acreditam no crescimento do mercado pirata. Apenas um terço deste público reconhece ser sua a responsabilidade por esse crescimento -a maioria atribui essa responsabilidade aos governos e às empresas.

REDONDEZA
A Multiplan, de shopping centers, se prepara para iniciar a construção do edifício de escritórios Morumbi Business Center, ao lado do MorumbiShopping, em São Paulo. A estratégia é investir em complexos com edifícios comerciais, residenciais, hotéis e centros médicos no entorno de seus shoppings. O investimento previsto é de R$ 66 milhões.

ESCOLAR 1
A Editora Saraiva entra na área de sistemas de ensino para escolas públicas. A empresa acaba de lançar um sistema de ensino voltado para a rede pública, que oferece material didático e serviços como palestras e plantões de dúvidas. A editora já atuava em escolas particulares.

ESCOLAR 2
A rede de escolas de idiomas Wizard abrirá dez novas unidades em Pernambuco até 2012. O investimento amplia em 10 mil alunos a capacidade da rede no Estado. A empresa tem hoje 16 unidades em Pernambuco e negocia expansão em Fortaleza, Rio, Salvador e Natal.

TERMÔMETRO
A SulAmérica Saúde divulga amanhã o resultado de estudo com profissionais de 160 empresas clientes. Caiu o número de pessoas com pressão arterial alta. Nas mulheres, o índice passou de 12,5%, em 2008, para 9,9%, em 2009, e nos homens, de 30,2% para 25,6%. O estudo foi realizado a partir da avaliação do perfil de mais de 66 mil pessoas.

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