domingo, setembro 08, 2013

O lugar da alma - HÉLIO SCHWARTSMAN

FOLHA DE SP - 08/09

SÃO PAULO - Deu na "Ilustrada" que uma novela da Globo vai discutir a reencarnação. Não entendo nada de novelas, mas a ideia de reencarnação já fez algumas aparições na história da filosofia, com o mais elegante nome de metempsicose (termo grego que designa a "transmigração da alma"), o que dá ensejo a um par de reflexões.

A ideia de que existe uma alma que sobrevive ao corpo e sai por aí animando outros seres só ganhou algum destaque na filosofia porque foi encampada por Platão. Não dá para discutir aqui os motivos que o levaram a aceitar essa tese (há até quem debata se aceitou mesmo), mas vale registrar que ela resolve um problema e cria uma infinidade de outros.

A grande vantagem é que ela permite postular um mundo mais estável, no qual o número de almas teria sido estabelecido no início dos tempos. Assim fica mais fácil extrair um propósito para as coisas. Uma das dificuldades para as doutrinas religiosas que não aceitam a reencarnação é encontrar um sentido para a morte de bebês e embriões, por exemplo. Por que diabos Deus criaria uma alma e a destruiria logo em seguida?

As complicações da metempsicose não são, entretanto, menores. A mais óbvia é empírica. Se todas as almas já existem desde sempre, como chegamos a 7 bilhões de seres humanos? Onde estavam todos antes?

Talvez mais grave seja o fato de que, para funcionar, a doutrina da reencarnação depende do esquecimento das vidas passadas. Ora, hoje podemos afirmar com alguma segurança que é a memória que constitui a identidade de um indivíduo. Sem ela não sobra muita coisa, como o atestam as demências severas.

E tudo fica mais complicado se trouxermos outros achados recentes para a discussão, como as evidências de que a própria consciência é resultado de múltiplas sensações corporais ligadas em paralelo. Será que ainda resta um lugar para a alma? Suspeito que não.

2 comentários:

Unknown disse...

Risos, esse camarada de reencarnação não entende nada, texto mais mixuruca....é pra rir

Unknown disse...

Primeiro alma é a palavra dada ao Espírito quando parte do corpo, e quando não faz mais jus...é apenas espírito.

Segundo espírito não é matéria, dai responde a sua pergunta,onde estava este tanto de almas? que não eram almas e sim espíritos.