quarta-feira, maio 14, 2008

SAÚDE

14/05/2008 - 06h50
Médicos alertam: sangramento nasal não deve ser impedido inclinando cabeça
Prática comum pode fazer o sangue escorrer para o esôfago. Paciente pode causar irritação e vômitos, e até sufocar.

Do New York Times

A maioria das pessoas sabe a maneira certa de parar um sangramento nasal: inclinar a cabeça para trás e aplicar pressão ao nariz. Mas médicos peritos dizem que o que a maioria das pessoas sabe sobre sangramentos nasais está errado.

Inclinar a cabeça para trás, uma técnica amplamente considerada um primeiro-socorro adequado, pode criar complicações ao permitir a entrada de sangue no esôfago. Além do risco de sufocar, o sangue pode passar para o estômago, possivelmente levando a irritação e vômitos.

A American Academy of Family Physicians diz que o melhor tratamento é sentar, inclinar o corpo para frente e manter sua cabeça acima do coração, o que reduz o sangramento. Inclinar-se para frente também ajuda a drenar o sangue do nariz e o mantém longe do esôfago.

Um artigo no periódico britânico BMJ diz que você pode parar o sangramento usando seu dedão e seu indicador para apertar o suave tecido logo abaixo da ponte de seu nariz durante 5 a 10 minutos. Uma compressa fria ou de gelo colocada ao longo da ponte de seu nariz também pode ajudar.

Se tudo isso falhar e o sangramento durar por mais de 20 minutos, ou se ele foi causado por uma pancada na cabeça, procure ajuda médica.