terça-feira, setembro 20, 2016

Petrolão foi ditadura sem tanque na rua, mas com propina no bolso - KIM KATAGUIRI

FOLHA DE SP - 20/09

Lula finalmente foi denunciado pela força-tarefa da Lava Jato. Como mostraram os slides de Deltan Dallagnol -que, apesar de ridicularizados pela petistada, serviram muito bem aos seus fins didáticos-, Lula foi o grande chefe do petrolão e do mensalão. Apesar de, na denúncia, a força-tarefa não tê-lo denunciado como o comandante da organização criminosa porque tal investigação não está sob sua alçada, ficou claro que o escândalo foi muito mais do que um esquema para encher os bolsos de políticos e empreiteiros ligados ao PT.

Uma das defesas mais comuns utilizadas por militantes petistas quando confrontados com a realidade é a de que "o PT não inventou a corrupção". É verdade! Sempre houve desvio de dinheiro público. O problema é que, a partir da corrupção, os petistas conseguiram desenvolver algo ainda pior. Os governos petistas, com seu ímpeto autoritário, fizeram da corrupção um método de governo. Compraram parlamentares para passar seus projetos sem ter de dialogar nem com a sociedade nem com o Congresso. Na prática, acabaram com o Legislativo. Instauraram a ditadura da propina, ou, como definiu Dallagnol, a "propinocracia".

Ainda que não houvesse provas sobre o maior responsável por esse esquema criminoso e autoritário -e, apesar dos esperneios e das mentiras petistas, elas existem, sim, e são fartas-, é possível descobri-lo por meio de um simples exercício de lógica. Tanto o mensalão como o petrolão foram esquemas que buscavam garantir a governabilidade. A quem interessa manter a governabilidade? Ora, obviamente, a quem governa. O Poder da República responsável por governar é o Executivo. Quem comandou este Poder durante ambos os escândalos foi o PT, cuja figura mais poderosa é o ex-presidente Lula. É tão claro quanto 1 + 1 = 2. Infelizmente, nem essa soma elementar a militância petista é capaz de entender.

O pior é que ainda existem aqueles que veem nesse método de governo antidemocrático uma virtude. Para muitos petistas, figuras como José Genoíno e José Dirceu são "guerreiros do povo brasileiro" porque roubaram para o partido, não em benefício próprio. A lavagem cerebral é tão profunda que esses imbecis são capazes de exaltar aqueles que colocam um projeto de poder acima da democracia.

Lula foi, sim, o grande protagonista dos escândalos do mensalão e do petrolão. É o que mostram as provas da força-tarefa da Lava Jato e da Procuradoria-Geral da República; é o que mostra a lógica; é o que está evidente para todos aqueles que não se deixam levar por cegueiras ideológicas. Por isso, não tenho a menor dúvida de que será preso.

Quem condena a democracia de todo um país deve ser punido da maneira mais rigorosa possível. Resta à Procuradoria-Geral da República apresentar uma denúncia que faça jus à gravidade dos crimes cometidos pelo político mais corrupto que a população brasileira já viu.


Um comentário:

Anônimo disse...

Só não será preso se conseguir fugir. Esperamos que essa hipotética fuga não seja fácil nem consumada. Pelo bem do Brasil honesto e responsável!