domingo, março 27, 2016

Brasil na mira - NATUZA NERY - COLUNA PAINEL

Folha de São Paulo - 27/03

A força-tarefa constituída na Suíça para tocar as investigações sobre a corrupção na Petrobras foi estruturada nos moldes da que desbaratou o esquema de corrupção na Fifa e é tratada como prioridade no momento, dizem as autoridades do país europeu. Os procuradores suíços esperam que o caso enfatize a estratégia de combate a crimes econômicos e financeiros — bandeira eleita como marca da atual gestão do Ministério Público do país.


Vá comemorando 

Um petista graúdo projeta um cenário turbulento num eventual governo Michel Temer em relação aos protestos.

De um lado só 
Para ele, os grupos que hoje defendem a petista continuarão nas ruas contra Temer, mas os que querem o impeachment não sairão para apoiá-lo.

Virei pessimildo? 
Durante um jantar na semana passada, um dos maiores defensores do governo na Câmara disse que não passam de 20 os votos pró-Dilma na comissão do impeachment.

Fora de foco 
No meio da crise, um ministro parou para assistir, pela TV, ao encontro de Barack Obama e Raúl Castro. “A gente tem de arrumar alguma alegria em alguma coisa”, disse o petista.

In Lula, we trust 
O desânimo não é absoluto. No Planalto, há quem aposte no encontro de Lula com Michel Temer para que haja uma decisão menos contundente do PMDB na reunião de terça.

Como nuvem 
“Nada é definitivo, menos ainda quando se trata de PMDB”, lembra um influente ministro.

Meio cheio 
Para aliados de Eduardo Cunha, se o Supremo negar seu afastamento, o deputado ganha um “salvo conduto” para que o Conselho de Ética não casse seu mandato.

Meio vazio 
Já uma decisão de Sergio Moro contra sua mulher ou sua filha antes da votação pode criar o efeito contrário e agravar o cenário.

Vem todo mundo 
Fernando Francischini (SD-PR) mantém guardado um requerimento para convocar, de uma vez, Lula e FHC à comissão do impeachment. Diz que vai fazer pressão para colocá-lo em pauta caso Dilma insista na tese de que as pedaladas eram prática também dos governos anteriores.

Mal-estar 
A delação de Pedro Corrêa ampliou a contrariedade com o ministro Augusto Nardes entre colegas do TCU. Alguns avaliaram que as denúncias contra ele são “consistentes”.

Fique aí 
Ex-mulher de Valdemar Costa Neto, Maria Christina Mendes Caldeira pediu ao STF que não concedesse a extinção da pena do ex-deputado, condenado no mensalão. Diz que há inquéritos em curso contra ele em delegacias da mulher por ameaças de morte.

É isso mesmo? 
Rodrigo Janot pediu informações à Justiça em São Paulo sobre o ex-dirigente do PR.

De fininho 
Com o excesso de atividades da Polícia Federal no Golden Tulip, hotel próximo ao Palácio da Alvorada, em Brasília, parlamentares que alugavam flats por lá estão de mudança. Outros já buscam outros lugares para ficar.

Nuvens negras 
O corte nos contratos de sondas planejado pela Petrobras deve complicar ainda mais a vida da endividada Odebrecht.

Tempestade 
Executivos da estatal avaliam que dificilmente a Odebrecht Óleo e Gás ficará fora da lista das afetadas. A companhia, que já teve um aluguel rescindido, tenta há meses fechar um acordo com credores, sem sucesso.

Vai ter fim? 
Acionistas da Sete Brasil se reunirão nesta segunda mais uma vez. O BB, que assumiu as negociações com a Petrobras, promete apresentar nova proposta para tentar salvar a companhia.

TIROTEIOO governo que surge do impeachment é uma responsabilidade de todos os que votaram a favor. Ninguém pode se furtar a participar.

DO DEPUTADO ROBERTO FREIRE (PPS-SP), presidente nacional da sigla, sobre a participação dos partidos de oposição em um eventual governo Michel Temer.

CONTRAPONTO

Que fase
Aproveitando a sequência de desdobramentos negativos para Dilma Rousseff e o aprofundamento da crise, o pedetista Zezé Perrella (MG) discursava no Senado disparando fortes críticas ao governo federal.
O tucano Cássio Cunha Lima (PB) — ele também acostumado a alvejar o Planalto da tribuna — olhou para a petista Gleisi Hoffmann (PR), que se senta ao seu lado no plenário, esperando uma reação.
A senadora, que mantém uma relação cordial com o vizinho de mesa, desabafou:
— Veja a que ponto chegamos, senador Cássio. Estamos apanhando até do Zezé Perrella…

Nenhum comentário: