domingo, fevereiro 22, 2015

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

EDUARDO CUNHA TERÁ SUA TROPA DE CHOQUE NA CPI

Eleito presidente da Câmara dos Deputados à revelia do Planalto, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) montou uma tropa de choque pessoal para integrar a CPI da Petrobras, que será instalada na próxima quinta-feira (26). Serão indicados pelo PMDB os deputados Hugo Motta (PB), que vai assumir a presidência da comissão, além de Edio Lopes (RR), Celso Pansera (RJ), Darcísio Perondi (RS) e Lelo Coimbra (ES).

DUPLA DINÂMICA

Eduardo Cunha acertou a bancada do PMDB na CPI com o líder do partido, Leonardo Picciani (RJ), em cuja escolha foi decisivo.

FIEL DA BALANÇA

Considerados de “baixo clero”, os indicados para a CPI podem tanto ajudar Dilma quanto aprovar requerimentos espinhosos ao governo.

PIZZA NA MESA

O PT quer fazer do relator da CPMI da Petrobras, pizzaiolo Marco Maia (RS), o relator da CPI na Câmara. O deputado finge que resiste.

NOVOS PIZZAIOLOS

Além de Marco Maia, são cotados para a relatoria da CPI do Petrolão na Câmara os petistas Paulo Teixeira (SP) e Vicente Cândido (SP).

MONTADORAS ATRAEM CLIENTES COM AÇÃO ENGANOSA

Órgãos de defesa do consumidor colecionam ofertas de automóveis novos, em jornais e revistas, que desrespeitam a lei e a inteligência do cliente. As promoções desta semanas são exemplos da enganação: nas letras miúdas do rodapé, legíveis com lupa, verificam-se que estão incluídas na promoção poucas unidades para todo o País: 3 da Toyota, 5 da Ford etc, para veículos fabricados em 2014, em alguns casos.

CAIU NA REDE...

Vendedores experientes afirmam que o objetivo desse tipo de anúncio é atrair o consumidor à loja, onde o interessado vira presa fácil.

ASSIM É, SE LHE PARECE

Além de fazer propaganda enganosa, a indústria oferece “carroças” de tecnologia atrasada e mal acabadas, o que explica a queda nas vendas.

DENUNCIAR É PRECISO

O Procon considera a atitude da indústria automobilística propaganda enganosa. E recomenda registro da queixa, que pode ser feita no site.

RICA BOQUINHA

Durante o desfalque bilionário na Petrobras, a presidência do conselho de administração da Petrobras no governo Lula foi exercida por Dilma Rousseff. No governo dela, por Guido Mantega – que, aliás, continua no cargo e recebendo generosos jetons que chegam a R$19,7 mil.

DESCURTIR

Políticos estão em baixa no Facebook. As curtidas nas páginas de Aécio e Dilma caíram, na sequência, 82,2% e 51,3%. Aécio tem mais seguidores: quase 4,7 milhões. Mais que Lula e Dilma somados.

FANTASMA TOP-TOP

No Itamaraty, a grosseria de Dilma contra a Indonésia chegou a ser atribuída à influência sempre desastrosa do aspone Marco Aurélio Top-Top Garcia. Ele de fato defendeu a ideia de jerico, depois adotada para produzir uma cortina de fumaça sobre o escândalo do Petrolão.

DIPLOMACIA

Tratado a pontapés por Dilma, o Itamaraty faz seu trabalho, às vezes anônimo. É o caso da reabertura da embaixada do Togo em Brasília, após o trabalho notável do ex-embaixador brasileiro Miguel Torres.

O ESCOLHIDO

O PMDB apostará na continuação do tema “Escolhas” para o programa nacional de rádio e TV, que vai ao ar em 26 de fevereiro. Nesta edição, Eduardo Cunha aparecerá como um “grande escolhido”.

BOQUINHAS PERDIDAS

O PMDB de Minas, que já chefiou Ministério da Agricultura, anda falando mal da ministra Kátia Abreu, que faz o tipo temperamental. É acusada de promover mudanças no segundo escalão sem avisar.

TOMA LÁ, DÁ CÁ

Em troca dos sete votos mineiros para se eleger líder do PMDB na Câmara, o deputado Leonardo Picciani convidou Newton Cardoso para vice-líder e prometeu a presidência de comissão de mérito à bancada.

CORRIDA CONTRA O TEMPO

O deputado Ricardo Izar (PSD-SP) entregou mais de 50 mil assinaturas para a criação do Partido Liberal, articulada pelo ministro Gilberto Kassab (Cidades) com Dilma para esvaziar e até substituir o PMDB.

PERGUNTA NA CPI

Após o factóide do insulto à Indonésia, Dilma vai xingar a mãe de Aécio Neves só para lançar cortina de fumaça no escândalo do Petrolão?

Nenhum comentário: