terça-feira, fevereiro 17, 2015

Carga pesada - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 17/02

O ministro Joaquim Levy (Fazenda) acertou com Luiza Trajano, vice-presidente do IDV (Instituto de Defesa do Varejo), a criação de um grupo de trabalho, que começará a funcionar já na semana que vem, para propor uma fórmula que reduza a cumulatividade do PIS e da Cofins, apontada por empresários do varejo como responsável por onerar os produtos. Levy concordou com o estudo, desde que a proposta não acarrete a redução da arrecadação final dos dois tributos.


Tripartite 

A comissão que vai estudar as mudanças na incidência do PIS e da Cofins sobre o varejo será composta por técnicos do IDV, um grupo de empresários do setor e representantes do Ministério da Fazenda.

Uma mão... 
O senador Fernando Bezerra Coelho acertou com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) que o PSB vai ajudar o governo no Senado. O primeiro gesto está sendo a recusa do partido em assinar o requerimento para a criação de uma CPI mista da Petrobras.

... lava a outra 
Em contrapartida, Bezerra Coelho, uma voz contrária à permanência do PSB na oposição, negocia que o governo federal ajude financeiramente os governos de Pernambuco e do Distrito Federal e a Prefeitura do Recife, principais administrações do partido.

Dossiê 
Aliados do ministro Vinicius Lages (Turismo) levantaram dados da Operação Voucher, que desbaratou esquema de corrupção na pasta e atingiu um aliado político do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Histórico 
Alves é cotado para assumir o Turismo, caso não seja incluído no rol de políticos implicados na Operação Lava Jato. Sua indicação seria uma forma de o governo recompor relações com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Mudança... 
As altas constantes no nível de água do sistema Cantareira animaram aliados de Geraldo Alckmin. Antes preocupados com a necessidade do uso do terceiro volume morto, eles passaram a mostrar esperança de recuperação da segunda cota.

... de foco 
Nesta segunda, as represas do Cantareira chegaram a 7,8% da capacidade. Com 10,7% (2,9 pontos a mais), voltariam a operar no primeiro volume morto.

Chamada 
O PPS pretende apresentar nesta quarta-feira um questionamento à Comissão de Ética da Presidência da República sobre os encontros do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) com advogados de investigados na Operação Lava Jato.

Às claras 
"Precisamos saber a serviço de quem ele recebeu esses advogados. E por que decidiu omitir os encontros da sociedade?", questiona o deputado Rubens Bueno (PR), líder da bancada.

Uma ova 
O PT divulga em seu site e nas redes sociais o meme #ImpitimanMeuZovo, surgido depois que manifestantes apareceram numa reportagem da Rede Globo sobre Carnaval erguendo cartazes com a frase, contrária às manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff.

Progressão... 
Dilma vem demorando mais tempo a cada indicação de ministros do STF. A presidente começou rápido: levou um mês depois de eleita para nomear Luiz Fux para uma vaga já aberta desde o governo Lula.

... geométrica 
Depois, levou 3 meses para indicar Rosa Weber, 5 meses para escolher Teori Zavascki e 6 meses para apontar Luís Roberto Barroso. A vaga de Joaquim Barbosa já está aberta há quase sete meses.

Em bloco 
Um dos articuladores da escolha do deputado Fernando Capez como nome do PSDB para disputar a presidência da Assembleia paulista, Carlão Pignatari tem sido apontado por tucanos como favorito da bancada à liderança do partido.

 com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA


TIROTEIO

"Sugiro ao prefeito criar a Secretaria da Verdade. Assim, poderá sonhar que é popular, grande administrador e brilhante debatedor."

DE MARCO ANTONIO VILLA, historiador, sobre Fernando Haddad ter se gabado de ter reagido quando "apertado" por ele em entrevista à rádio Jovem Pan.


CONTRAPONTO

Trem das onze

No final do ano passado, o IDS --instituto ligado a Marina Silva-- promoveu um evento para lançar a plataforma Brasil Democrático e Sustentável, conjunto de propostas elaborado pela ex-senadora e por colaboradores.

O ambientalista Sérgio Leitão, um dos convidados do debate, apontou descaso de governos com o transporte público em grandes cidades. Lembrou que, em 1964, Adoniran Barbosa dizia que precisaria abandonar a namorada às 23h para não perder o último trem --e que hoje as estações em São Paulo fecham à meia-noite.

--Cinquenta anos depois, o máximo que o poder conseguiu oferecer aos pobres foi uma hora a mais de amor!

Nenhum comentário: