sábado, outubro 25, 2014

Para frente é que se caminha - LUCIANO NAKABASHI



GAZETA DO POVO - PR - 25/10

Nesta semana, percebo um momento único em minha (não muito vasta) memória. Não me lembro de uma eleição tão disputada e com a população tão dividida entre PT e PSDB nas rodas de conversa, na imprensa e, sobretudo, nas redes sociais.

Uma das estratégias adotadas é a comparação entre o que ocorreu nos anos do ex-presidente Fernando Henrique em relação aos 12 anos do PT. Não acho que essa seja uma boa comparação, visto que o país tende a andar para a frente seja a passos mais largos, em alguns momentos, ou mais lentos, em outros.

Certamente, os indicadores estão melhores, na média, hoje em relação ao período FHC, assim como estavam melhores nos anos FHC em relação aos anos 80. O fato é que Fernando Henrique teve grandes méritos em pegar um país com vários problemas, solucionar alguns deles e entregar o país em uma situação melhor do que pegou. Ele, sua equipe e sua base de apoio foram capazes de debelar a inflação; realizar reformas na previdência (o que melhorou a situação fiscal futura); sancionar a Lei de Responsabilidade Fiscal de estados e municípios – dando mais estabilidade ao orçamento dos mesmos –; sanear o sistema bancário, que era muito dependente de receitas decorrentes da alta inflação; adotar o sistema de metas de inflação, que deixou o país menos dependente da entrada de capitais externos para controlar a inflação; e formar a base para programas de transferência de renda focados em famílias que de fato são mais vulneráveis, entre outros avanços.

O ex-presidente Lula também fez reformas importantes no primeiro mandato e que favoreceram o sistema imobiliário e de crédito. Elas foram muito importantes na melhora do crescimento econômico, na ampliação dos programas de transferência de renda e na manutenção da política econômica que estava dando certo. Os avanços sociais foram consideráveis, além da melhora nas contas externas. No segundo mandato, pouco foi feito, até por um cenário externo favorável e que não pressionava pela manutenção de reformas para que o país continuasse crescendo. De qualquer forma, ele também entregou um país melhor do que pegou.

O problema do governo Dilma é que está entregando um país em condições piores em relação a 2010. Hoje a economia cresce menos e indicadores econômicos importantes vêm apresentando deterioração, como o déficit nas contas externas, a piora nas contas do governo federal (com consequente aumento da dívida interna), certo descontrole inflacionário mesmo segurando vários preços administrados, além da piora no ambiente de negócios devido à falta de transparência e maior intervenção direta do governo. Esses problemas vêm segurando o crescimento da economia brasileira e gerando passivos que teremos de pagar mais à frente, além de tornar mais difíceis os avanços sociais, sendo que os dados já mostram que também paramos de avançar nessa frente.

Pela dificuldade do governo Dilma em enxergar que os principais problemas da economia têm raízes internas e não externas, não vejo grandes mudanças em mais quatro anos do PT e, desse modo, uma deterioração gradativa nos avanços econômicos e sociais dos governos FHC e Lula. Espero que o eleitor não se engane pelas comparações que estão sendo feitas e, caso o PT vença nas urnas, que eu esteja errado.


Nenhum comentário: