terça-feira, outubro 14, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Consideramos o caso suspeito como caso descartado”
Arthur Chioro (Saúde) sobre a lorota do ‘ebola’, que tirou o Petrolão das manchetes


PT USA CAIXA E SERPRO NA CAMPANHA ELEITORAL

Após o uso dos Correios na campanha eleitoral do PT, Caixa e Serpro são alvo de acusação idêntica de funcionários. O Caixa-Mail, sistema interno de comunicação do banco, foi usado para espalhar acusações contra o candidato do PSDB. No Serpro, funcionária ligada ao PT, Ana Maria Amorim, mulher do ministro Celso Amorim (Defesa), disparou e-mail de teor eleitoral pró-PT na rede interna da repartição pública.

CONTEÚDO

O e-mail eleitoral na Caixa, de posse desta coluna, repete a velha mentira de que o banco será “privatizado”, no caso de vitória tucana.

TUDO NOSSO

Ocupando boquinha no Serpro desde 2007, em seu e-mail Ana Amorim compara os governos do PSDB e PT, usando dados não confirmados.

PRIVACIDADE

O Serpro desconversa, dizendo que “não pode monitorar e-mails internos”, mas não se fala em punição pelo uso eleitoral da rede.

APARELHAMENTO

O deputado federal tucano William Dib (SP) também foi procurado por funcionários da Caixa que denunciaram o uso eleitoral do Caixa-Mail.

PSB DÁ COMO CERTA A DESFILIAÇÃO DE MARINA SILVA

Com a eleição de Carlos Siqueira na presidência do PSB, a cúpula do partido dá como certo que Marina Silva deixará o partido para retomar o Rede Sustentabilidade. Siqueira telefonou-lhe para tentar desfazer arestas e mágoas, mas ela não esquece: ao deixar a campanha após a morte de Eduardo Campos, Siqueira disse que a ex-senadora era “hospedeira” do PSB. Quis dizer “hóspede”, e ela entendeu a desfeita.

ESTRANHA NO NINHO

Marina se filiou ao PSB após o Rede ser barrada na Justiça, mas sempre deixou claro que se sentia apenas uma hóspede do partido.

MAL-ESTAR

Membros do PSB duvidam que o presidente interino “lulista” Roberto Amaral permaneça no PSB após ter apoiado a reeleição de Dilma Rousseff.

GANHOU FORÇA

Após liquidar o PT nas eleições, o PSB pernambucano faturou um terço dos cargos na Executiva, além da vice-presidência e da 1ª secretaria.

DEFINIÇÃO DE PAPÉIS

Marina Silva deverá se reunir ainda esta semana com o candidato tucano Aécio Neves, a quem declarou apoio, para discutir seu papel na campanha no segundo turno.

LOROTA DESFEITA

A bancada do PMDB na Câmara se reúne quarta-feira (15) para mostrar que não é assim tão “ampla”, como Dilma afirma na propaganda, o tamanho de sua base de apoio. O PT briga forte com o PMDB em dez estados.

AZUL TUCANO

Por recomendação do marqueteiro e modista João Santana, Dilma substituiu o vermelho pelo azul, tentando transmitir a candura de Alice no País das Maravilhas. Faz sentido. Mas ficou parecendo tucana.

DE VOLTA À PF

Derrotado na reeleição, o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) vai retomar o cargo de delegado na Polícia Federal. Ele chefiou em 2008 a Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas.

INCONSTANTE

Além de não eleger mais da metade dos atuais parlamentares, PROS e Solidariedade só contarão com 15 deputados federais cada. Três federais não conseguiram nem sequer se eleger deputados estaduais.

GOLPE MIDIÁTICO

A manobra deu certo, e a farsa do ebola ocupou as manchetes, em lugar da roubalheira da Petrobras detalhada pelos delatores. O africano adorou viajar e comer de graça. O que ele tinha era desnutrição aguda.

IMPREVISÍVEL

Com a derrota do PSDB em Minas no 1º turno, José Serra e Alckmin já não acham que Aécio Neves tenha feito “corpo mole” em campanhas anteriores. Concluíram que o eleitor mineiro é imprevisível mesmo.

FUNDAÇÃO

Derrotado na disputa pela reeleição, o governador Renato Casagrande (ES) deverá assumir esta semana a Fundação João Mangabeira. O PSB chegou a cogitar entregar o cargo a Roberto Amaral, mas desistiu.

PENSANDO BEM...

...ao tornar públicas as revelações dos delatores do Petrolão, o juiz Sergio Moro fez apenas o que Dilma, Petrobras e CPI viviam pedindo.


PODER SEM PUDOR

EU BEBO, SIM

Flores da Cunha foi um dos maiores líderes políticos do Rio Grande do Sul, mesmo com a reputação de emérito boêmio, chegado ao carteado, às bebidas e às mulheres, como acusou um adversário, num comício:

- Não bebo, não jogo e nem ando com mulheres de vida duvidosa!

Flores da Cunha ganhou a eleição admitindo, sem medo de ser feliz:

- Pois eu bebo, fumo, jogo, ando com mulheres e tenho votos.

Nenhum comentário: