sexta-feira, setembro 19, 2014

O segredo de Gisele - JOSÉ PIO MARTINS

PARA PRESIDENTE VOTE AÉCIO NEVES 45


GAZETA DO POVO - PR - 19/09


Nestes tempos tristes, em que dia após dia vemos desfilar diante de nossos olhos uma legião de homens poderosos pegos em fraudes bilionárias, picaretagens indecentes e atos de corrupção intermináveis, oferecendo-nos uma realidade pavorosa parecida com um filme de terror moral, vale a pena observar aqueles que, com mérito e decência, atingiram o sucesso e tornaram-se exemplo de competência e dignidade.

Conversando sobre isso, levantei a seguinte questão: qual é o segredo do estrondoso sucesso de Gisele Bündchen? Essa brasileira tomou o posto de modelo mais importante de todos os tempos e se mantém no topo há quase 20 anos. De onde vem esse sucesso? Muitos diriam: é o excesso de beleza. Claro, Gisele é de uma beleza estonteante, não há dúvida quanto a isso. Mas será que ela é realmente a mulher mais bonita do mundo?

Certamente há, no mundo, mulheres tão ou até mais belas que Gisele. Então, se não é a beleza, que razões podem explicar o sucesso dessa mulher? As respostas não são curtas, mas vejo alguns elementos no êxito dela: talento imenso; esforço incansável; dedicação extrema; profissionalismo na carreira; autoconfiança inabalável; comportamento irrepreensível; simpatia contagiante; e carisma de sobra.

Os fotógrafos dizem que ela é uma artista e suas fotos não captam apenas belos traços faciais e um corpo esguio; captam, também, expressões que só os artistas conseguem apresentar. Os estilistas dizem que 100 mulheres podem entrar na passarela, porém lá, no meio delas, Gisele se destacará, e sua imagem irá sobressair, única e incomparável.

Vi na televisão uma entrevistada tentando explicar por que Gisele transforma em sucesso de vendas os produtos que ela veste e divulga. É uma espécie de rei Midas: tudo o que toca vira ouro. A entrevistada dizia que os homens e as mulheres admiram e gostam de Gisele, e todos são atraídos por ela e por sua figura. Seu prestígio é tanto que é quase impossível andar pelos países ocidentais e não ver um outdoor ou uma capa de revista com a foto da modelo.

À moda dos gurus de administração, dá para identificar nos atributos e nas atitudes de Gisele as razões que a colocaram na posição de modelo número 1 do mundo. Estudar aqueles oito atributos citados e, sobretudo, observá-los quando estão presentes na mesma pessoa pode ajudar a explicar por que alguém chega tão longe, enquanto outros mal conseguem prosseguir em uma carreira medíocre.

Entre os fatores de sucesso referidos vale destacar o talento (que nada mais é que a capacidade que alguém tem de fazer com naturalidade e alta qualidade aquilo que outros mal conseguem fazer mesmo com um esforço sobre-humano) e a dedicação firme e persistente. Quando essas duas marcas se juntam, e se a elas ainda se somam outras capazes de conduzir ao êxito, então o sucesso é decorrência natural.

O Brasil precisa de exemplos de pessoas que, com talento e decência, conseguiram vencer na vida, já que exemplos de corruptos e malandros temos de sobra. Esses procriam de forma exuberante, muitos deles chafurdando nas sombras do poder, onde abandonam a decência e a moral para amealhar milhões que os transformam em ricos de dinheiro, porém miseráveis de virtudes.

O caso de Gisele Bündchen é emblemático. Ela é a maior top model do mundo. É recomendável estudar as qualidades que a levaram tão longe. Aprender com as qualidades e os méritos dos outros, eis aí um ato de inteligência.


Nenhum comentário: