segunda-feira, maio 05, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

‘LAVA JATO’ ATINGE O ‘BANCO CENTRAL’ DA CORRUPÇÃO
Importantes criminalistas estão de sobreaviso com a instalação da CPI da Petrobras. As investigações da Operação Lava Jato revelaram mais do que pretendia e a Polícia Federal pode ter chegado ao coração de um “banco central” da corrupção no País, com o desmantelamento do esquema do doleiro Alberto Youssef e comparsas. E será a estreia da Lei Anticorrupção, em vigor desde janeiro, que provoca calafrios.


SEM BLINDAGEM

Lei Anticorrupção prevê prisão até mesmo para poderosos presidentes de empresas corruptoras, sempre “blindados” nos escândalos.


QUEM PAGA

Grandes empresários, donos de empreiteiras parceiras ou fornecedoras da Petrobras deixaram seus criminalistas de plantão.


DOMÍNIO DO FATO

A “teoria do domínio do fato”, prevista na nova Lei Anticorrupção, pune empresários cujas companhias se envolverem em casos de corrupção.


REVOLUÇÃO

Com a nova lei, figurões como Marcelo Odebrecht, em tese, estão sujeitos a prisão por malfeitorias envolvendo empresas que presidem.


RORIZ PODE SUBIR NO PALANQUE SÓ POR HOLOGRAMA

A campanha José Roberto Arruda (PR) ao governo do Distrito Federal pode contar ao menos com a presença “virtual” do ex-senador Joaquim Roriz nos comícios. Com saúde debilitada, Roriz terá dificuldades de subir em palanques, por isso a campanha avalia sua presença por meio de projeção holográfica, em três dimensões, como ocorre em shows com a “participação” de artistas ausentes ou até mesmo falecidos.


FILHA NA CHAPA

A deputada distrital Liliane Roriz, filha do ex-governador – que está na fila de transplante de rins – será candidata a vice, na chapa de Arruda.


PLANO B

Caso o holograma de Joaquim Roriz se revele impraticável, até pelos custos, os comícios de Arruda poderão exibir sua imagem em telões.


ESTREIA

Holograma de Renato Russo foi exibido em um show no Estádio Mané Garrincha, em junho de 2013. O brinquedo custou R$ 4,5 milhões.


FREGUÊS DE CADERNO

O laboratório Labogen, que encrencou o doleiro Youssef com o ex-ministro Alexandre Padilha (Saúde), surgiu na inútil CPI das ONGs, em 2012, como beneficiário de R$ 30 milhões de “parceria” federal.


LUVAS DE GABINETE

O sonho do chanceler Luiz Alberto Figueiredo é ter um diplomata no Congresso. Como o secretário Jean Marcel Fernandes, candidato a deputado federal pelo PSB. Muito próximo do ex-chanceler Patriota, Fernandes era do Ministério do Turismo e voltou ao Itamaraty.


TUDO MENOS ELE

O deputado William Dib (PSDB-SP) disse ao ex-presidente Lula que até aceita apoiar o ex-ministro Alexandre Padilha ao governo de São Paulo, tudo para não ver o desafeto tucano Geraldo Alckmin reeleito.


SINAL AMARELO

Em reunião informal com o presidente do PT, Rui Falcão, sexta à noite, dirigentes petistas do DF avisaram que “pesquisas internas” indicam que Aécio Neves (PSDB) lidera as intenções de voto na Capital.


ENTENDIMENTO

Os tucanos estão animados com a possibilidade de aliança com o PSD de Gilberto Kassab na disputa presidência. Os partidos já se uniram no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Paraná e em Rondônia.

SEM 


O deputado Guilherme Campos (PSD-SP) não vê chance de Gilberto Kassab aceitar disputar a vice do governador Geraldo Alckmin (PSDB): “Só falta chamar o Afif, que o Geraldo demitiu, para costurar o acordo”.


IMORTALIZADO


O ministro aposentado Carlos Ayres Britto voltará ao Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (7), no Salão Branco, para a solenidade de aposição do seu retrato na galeria de ex-presidentes do STF.


SEM CONSENSO


A bancada do PT se reúne na terça (6) para tentar definir um substituto para o parceiro do doleiro Alberto Youssef, André Vargas (PR), na vice-presidência da Câmara. Até agora são quatro candidatos.


PENSANDO BEM…

…foi “80% populista e 20% surreal” o aumento de 10% do Bolsa Família que Dilma anunciou na TV no Dia do Trabalho.

Nenhum comentário: