segunda-feira, maio 19, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

ESTUDO SUÍÇO NEGA INFLUÊNCIA DA COPA EM ELEIÇÃO

Pesquisa realizada pelo banco suíço UBS para avaliar macroeconomia e estratégia de investimento, mostra que não há relação direta entre o resultado em campo na Copa do Mundo e a avaliação de governantes no Brasil. Em 1994, quando o Brasil conquistou o tetra, a avaliação do governo era positiva, com o sucesso do Plano Real. Oito anos depois, em 2002, na conquista do penta, a avaliação do governo caiu 2 pontos.



DATA DE VALIDADE

O estudo conclui que a Copa poderia influir se ocorresse até duas semanas antes das eleições. A Copa deste ano acaba 79 dias antes.


PERDE E CRESCE

Quando o Brasil foi derrotado pela França, na final da Copa do Mundo de 1998, a avaliação do governo brasileiro cresceu 7%.


SEM CERTEZA

A avaliação do governo cresceu 1% após a eliminação nas quartas de final, em 2006. Em 2010: derrota nas quartas e a avaliação caiu 1%.


FONTES MÚLTIPLAS

Estudo do UBS analisou pesquisas próprias e de diversos institutos de pesquisa como Datafolha, Ipea, Fifa, Bloomberg e Data.


EMPREITEIRAS SE IRRITAM, MAS TÊM DESCONTO EM MP

Apesar de ter vetado o artigo da Medida Provisória 627, relatada pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que excluía empreiteiras de nova tributação em lucros gerados no exterior, a presidenta Dilma aprovou ampliar o desconto no PIS e Cofins por mais quatro anos. Uma lei de 2003 permitia que as empreiteiras fossem beneficiadas pelo sistema tributário até 2015, mas a MP 627 estendeu o prazo para 2020.


NA NOSSA CONTA

Além das empreiteiras – maiores doadoras de campanhas no Brasil – concessionárias também ganham extensão no desconto do Pis/Cofins.


OLHA O LOBBY

Mesmo com a extensão no desconto do Pis/Cofins, as empreiteiras não estão satisfeitas: querem isenção para obras realizadas no exterior.


MARCA REGISTRADA

Para a oposição, a MP 627 merecia veto integral só porque o esperto deputado Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB, foi o relator.


PALAVRA PROIBIDA

O governador paulista Geraldo Alckmin proíbe os auxiliares de usar a palavra que mais teme. É mais fácil ele ressuscitar o tal “volume morto” do que citar a palavra “racionamento” em ano eleitoral.


FALA O QUE EU DIGO…

Levantamento da ONG Artigo 19 aponta que o Judiciário é o poder que menos responde aos pedidos de acesso à informação. O Executivo vai bem: respondeu a todos os pedidos.


PERNAMBUCANOS

Lula quer uma frente com o PTB, PDT, PT e PP para apoiar o senador Armando Monteiro ao governo de Pernambuco. Mas o deputado Eduardo da Fonte (PP) prefere se aliar ao PSB, de Eduardo Campos.


OLHA QUEM FOI

Lula mantém obsequioso silêncio sobre as consequências de cada “ok” que autorizou na longa lista de exigências da Fifa, algumas absurdas, para que o Brasil ganhasse o direito de sediar a Copa de 2014.


RACHA INTERNO

Coitada da Venezuela: María Gabriela, filha do finado semiditador Hugo Chávez, está sendo cevada para disputar a presidência da república. Até já cumpriu o script de visitar Fidel Castro, em Cuba.


REJEIÇÃO NO DF

Pesquisa do Instituto Dados (TSE nº 93/2014) mostra que, entre os candidatos ao Senado, no DF, Alberto Fraga (DEM) é o mais rejeitado (10,9%) e o atual senador Gim Argello (PTB), está em 4º (7,5%). O favorito, Antonio Reguffe (PDT), é também o menos rejeitado (1,5%).


SEPARAÇÃO LITIGIOSA

A ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins atacou sexta-feira, na TV, os irmãos Cid e Ciro Gomes. E declarou que se o PT apoiar o candidato da dupla ao Governo do Ceará, ela votará em Eunício Oliveira (PMDB).


EMBROMATION

O ex-presidente Sérgio Gabrielli está convocado para depor na CPI chapa branca da Petrobras, nesta terça (20), no Senado. Graça Foster ficou para o dia 27 e o ex-diretor Nestor Cerveró para quinta (22).


PENSANDO BEM…

…pelo nível de baixa profundidade, a CPI da Petrobras entrará para a história como a CPI do Volume Morto.

Nenhum comentário: