quarta-feira, abril 02, 2014

Pedra sobre pedra - DENISE ROTHENBURG


CORREIO BRAZILIENSE - 02/04

Enquanto, no plenário do Senado, segue a briga regimental em que o governo procura empastelar e/ou ganhar tempo para a instalação da CPI da Petrobras, os deputados seguem atônitos com a perspectiva de mistura da Operação Lava-Jato com essas investigações. É que, nessa ação da Polícia Federal, na qual foi preso o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e doleiros, como Alberto Youssef, há mais coisa: “Pode desembocar em um megaesquema de financiamento ilícito de campanhas eleitorais. O que saiu até agora é apenas uma pontinha”, comenta o deputado Fernando Francischini (SDD-PR). Como delegado da PF e paranaense, o parlamentar sabe do que está falando.

No caminho...
Entre os convocados para a futura CPI da Petrobras, estão os engenheiros e os servidores de carreira da empresa que foram avaliar a refinaria de Pasadena. O dia em que forem depor, a confusão estará armada.

...do mar
Outra fonte que a oposição pretende abrir é a que trata dos fretes de navios pela Petrobras. São mais de US$ 200 mil por mês em aluguéis
de uma única embarcação.

Aos poucos, a volta
Renan Calheiros (PMDB-AL) está com a faca e o queijo em mãos, leia-se o futuro da CPI da Petrobras. Eduardo Cunha, na Câmara, esteve no Planalto e elogiou o ministro Ricardo Berzoini. Em temporada pré-CPI, o partido aparenta recolher o arsenal que estava direcionado contra o Planalto para jogar em parceria com Dilma. Os próximos passos dirão.

Depois da tempestade
Se Dilma Rousseff conquistar mais um mandato à Presidência da República, os amigos de Ricardo Berzoini apostam que ele vai virar ministro das Comunicações. Afinal, é voz corrente que titular da Secretaria de Relações Institucionais tem a validade pouco maior do que a de um iogurte.

Rachou geral
Com Paulo Souto (DEM) candidato a governador, as oposições na Bahia caminham para uma pulverização de candidaturas. Pelo menos mais três estão a postos, além de Souto: Rui Costa (PT), Lídice da Mata (PSB) e Geddel Vieira Lima (PMDB).

CURTIDAS 
Quarentena/ Os petistas querem dar um tempo ao novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, para ver o que ele pode fazer para melhorar a vida do governo no Congresso. Mas, no geral, a impressão de muitos é a de que a substituição de Ideli Salvatti não resolverá o problema. “Tiraram o sofá”, dizem os parlamentares em conversas reservadas.

Avaliação/ Em meio à confusão em plenário sobre as CPIs, o senador Cristovam Buarque (foto), do PDT-DF, saiu com essa: “Se enterrar os dois pedidos (de CPIs), Renan Calheiros estará entrando no campeonato de coveiros de CPI”.

Termômetro/ Quer saber se a base governista está em paz? Veja se há votação de autoridades (embaixadores, diretores de agências reguladoras etc.). Nos últimos tempos, essas votações entram apenas extra pauta no Senado. Sinal de que o clima continua quente para o governo.

Festival de caciques/ A Seção 2 do Diário Oficial da União trouxe ontem a nomeação de Celina Pereira para “chefe de gabinete do chefe de gabinete pessoal da Presidência da República...” Aff! Haja chefia!

Nenhum comentário: