terça-feira, abril 01, 2014

Os limites da CPI - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 01/04

A oposição avalia que já venceu o primeiro round com a criação da CPI da Petrobras: o de desgastar a imagem de gestora dedicada e infalível da presidente Dilma. Considera que colocou em dúvida a eficiência da "faxina" prometida pela presidente. Mas não acredita que tenha êxito se quiser colar em Dilma a imagem de corrupta. Com a CPI, a oposição espera consumir energias do Planalto, que estariam concentradas na luta pela reeleição.

Cid nega apoio a Eunício
O governador Cid Gomes (CE) comunicou, na sexta-feira, ao líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, que não pode assumir o compromisso de apoiar sua candidatura ao governo. "Há outros partidos, inclusive o meu (PROS), que alegam ter um tamanho maior para pleitear o principal cargo em disputa", afirmou Cid. Sem referir-se ao favoritismo do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), Cid defende que seu irmão, Ciro Gomes, dispute o Senado. "Temos grande dependência de Brasília e o Ceará precisa de um senador que tenha acesso ao governo federal", justifica. Cid pretende ficar até o fim do mandato, mas caso Ciro aceite concorrer ele renuncia nesta semana.


“Os partidos de oposição acham que CPI nos olhos do governo é refresco”
Paulo Bernardo
Ministro das Comunicações, sobre o fato do PSDB não ter aberto uma CPI sobre o esquema Alstom, na Assembleia Legislativa de São Paulo; e, ter criado uma CPI da Petrobras no Senado

Alto impacto fiscal e político
O Planalto tem uma lista de 28 projetos que não quer votados na Câmara. Entre eles: o piso dos agentes de saúde; o piso de policiais e bombeiros; carreira única de médico de Estado; extinção do fator previdenciário; e a PEC da Reforma Política.

O artista
O ministro do TCU, José Múcio Monteiro, se prepara para gravar seu primeiro CD musical. Violonista, o disco será autoral e terá duas músicas em parceria com Nando do Cordel. Este é um dos autores de "De volta pro aconchego", sucesso nacional na voz de Elba Ramalho. A gravação começa em julho e o nome do CD será "De quem eu gosto".

Strike
A primeira reunião de ontem foi no Planalto e, a segunda, na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O governo procura formas e elementos para "embolar o jogo", "misturar tudo" e "colocar mais gente na roda". Eureca!

Uma no cravo, outra na ferradura
A CTB, central sindical do PCdoB, não terá candidato no primeiro turno. Vai liberar seus sindicalistas para pedir votos para Dilma, apoiada pelos comunistas, e para Eduardo Campos, do PSB. A Força Sindical, do deputado Paulo Pereira da Silva (SDD-SP), está com Aécio Neves (PSDB). E a CUT, central do PT, vai de presidente Dilma.

Qual é o critério?
Sobre o Brasil ter sido rebaixado pela S&P´s, o economista João Sicsú diz: "O governo não pode dar atenção para estas agências". O Planalto dá crédito às agências de risco quando a nota é boa e denuncia o imperialismo quando perde pontos.

Registrado
O chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, pede para registrar que ele foi inocentado pelos 11 ministros do STF e pelos ex-procuradores-gerais da República Antônio Fernando e Roberto Gurgel no chamado escândalo dos Aloprados.

COZINHANDO. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), jogou para o final do mês a definição sobre quem será seu candidato ao governo do Rio.

Nenhum comentário: