quarta-feira, abril 09, 2014

O PT nas mãos de Vargas - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 09/04

O presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) conversaram ontem com o deputado André Vargas (PT-PR). Os petistas querem que Vargas, flagrado em relações com o doleiro Alberto Youssef, alvo central da Operação Lava-Jato da PF, renuncie ao mandato. Eles querem evitar que o PT fique sangrando e argumentam que "ele fica elegível".

A CPI do fogo cruzado
A realização da CPI da Petrobras, do metrô de São Paulo e do porto de Suape é um fato consumado. O presidente do Senado, Renan Calheiros, comunicou ao Planalto e ao PT, que não é possível impedir o funcionamento de uma comissão com fato determinado e o número regimental de assinaturas. Além disso, os aliados do PMDB estão sustentando que o governo Dilma tem uma vantagem na largada da troca de chumbo. A investigação na Petrobras está começando do zero e passará por uma fase de depoimentos. Já a do metrô de São Paulo está avançada e há documentos e movimentações financeiras para serem exibidas ao público.



“Somos bastante afinados. Vou ajudar muito a (presidente) Dilma, embora não seja o maior entusiasta do governo que ela infelizmente está fazendo”
Ciro Gomes
Ex-ministro do governo Lula, sobre a reeleição, em jantar com o PCdoB na noite de segunda-feira, em Fortaleza

Ao lado de Cid
O PT do Ceará decidiu apoiar o candidato do governador Cid Gomes na sucessão estadual. Os petistas vão trabalhar por uma aliança com o PROS e o PMDB; e para viabilizar a candidatura do deputado José Guimarães ao Senado.

O plano B
O candidato da governadora Roseana Sarney à sua sucessão no Maranhão, o secretário Luiz Fernando, desistiu de concorrer. Por isso, desde a noite de anteontem, o PMDB tem novo candidato no estado: o senador Edison Lobão Filho. O filho do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) foi escolhido depois de quatro dias de consultas.

Campanha pelo voto válido
Daniela Mercury e Carlinhos Brown vão ser as estrelas de campanha do TSE voltada para os eleitores no exterior. A convite do presidente, ministro Marco Aurélio, eles gravam amanhã vídeo de 30 segundos sem cobrar cachê.

O caminho das pedras
Mesmo aprovado pelo Senado, o senador Gim Argello (PTB-DF) ainda terá que passar pela Câmara para chegar ao TCU. Em 2006, o então senador Luiz Otávio (PMDB-PA) não conseguiu virar ministro do Tribunal. Ele precisava de 171 votos a favor, mas apenas 145 deputados votaram nele. Enquanto isso, 182 votaram contra.

Ação e reação
O PP gaúcho fechou com Aécio Neves (PSDB). O partido namorava com Eduardo Campos (PSB), mas Marina Silva rompeu a relação. Aécio acertou anteontem, em Porto Alegre, apoio à candidata do PP ao governo, a senadora Ana Amélia.

Ampliar o horizonte
Especialistas em marketing avaliam que o tucano Aécio Neves precisa falar para os eleitores que querem melhorar de vida. Argumentam que o discurso dos tucanos, contra o PT e antigoverno, tem audiência restrita a 25% dos eleitores.

O PT está criando uma agência de notícias. Ela entra em operação em 1º de maio e pretende ser uma alternativa de informação para os filiados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Daniela Mercury e Carlinhos Brown trabalhando para o governo sem cobrar cachê? sei...