quarta-feira, abril 02, 2014

Jogo combinado - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 02/04

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve anunciar hoje a criação de uma CPI que trate de Petrobras, Alstom e Suape, abrindo o leque das investigações, como quer o governo. A expectativa é que ele fará isso porque a CPI da oposição é menos abrangente e porque o Senado não pode ter duas comissões funcionando, ao mesmo tempo, sobre o mesmo tema. Esse formato foi combinado nas últimas horas de ontem entre o PMDB, o PT do Senado e o Planalto.

A guerra da Petrobras
O governo fez a opção por criar uma CPI apenas no Senado. Os aliados da Câmara resistem a apoiar uma CPI que tenha fatos determinados diversos. Alguns governistas estão colocando em dúvida a tática de colocar a Alstom e o Porto de Suape como figurantes na Comissão, pois o papel principal já seria da Petrobras. Avaliam que é na Petrobras onde há uma denúncia concreta e um de seus ex-diretores preso. Além disso, a própria presidente Dilma fez o bolo crescer dizendo que ela havia sido enganada na compra da refinaria de Pasadena. Mas os petistas estão decididos. O estouro da boiada é o melhor caminho para minimizar o desgaste político do governo.


“A captura do PT pelo neoliberalismo é uma verdade. Como se diz: quando alguém tira o diabo para dançar, tem de saber que o diabo não muda, que quem muda é quem o tirou”
Roberto Requião, senador (PMDB-PR)

Aliados afinados no Senado
A operação promovida pelo PMDB e o PT contra a CPI da Petrobras já tem um apelido. Ela teria sido feita por um comando de elite, o BGP, sigla de um certo Batalhão da Guarda Presidencial. O governo vai manter uma tropa de choque.

Favoritismo
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, comemora. Ele tem 61% das intenções de voto para governador do Amazonas. A presidente Dilma tem 70% das intenções de voto e a aprovação de sua gestão é de 76%. Para o Senado, o governador Omar Aziz (PSD) tem 51%. O PMDB registrou a pesquisa, que ouviu 812 pessoas, de 23 a 28 de março.

Na mira
O governo está de olho nos negócios do Netflix, aplicativo de filmes, documentários e séries de TV. Com pouco tempo de atuação no Brasil, ele tem milhares de assinantes e não paga nenhum centavo de impostos. A Receita está em campo.

Câmara apoia aumento de gastos
Pesquisa do Instituto Doxa revela que 72% da Câmara são a favor da criação de novos municípios e, que, 64% apoiam o aumento dos salários de policiais e bombeiros. Foram ouvidos 172 deputados entre os dias 25 a 27 de março. A gestão do presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN), tem 60% de ótimo/bom.

Credenciado
O presidente do Senado, Renan Calheiros, participou de todas as reuniões de bastidor para definir a ação do governo contra a CPI. O PMDB do Senado marcou pontos com o Planalto.

Um lugar ao sol
O candidato do PSDB ao Planalto, o senador Aécio Neves (MG), e as principais lideranças tucanas ignoraram proposta do senador Mário Couto (PSDB-PA) pedindo o início de processo de impeachment contra a presidente Dilma.

A BANCADA DO GOVERNO na CPI já tem prontos vários requerimentos para investigar as denúncias contra a Alstom na obra do metrô em São Paulo.

Nenhum comentário: