terça-feira, abril 01, 2014

Bomba congelada - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 01/04

Com a expectativa de alta da inflação, o núcleo político do governo admite desistir do reajuste da gasolina e do diesel negociado com a Petrobras para junho. O objetivo é evitar a pressão sobre preços no ano eleitoral, mas assessores acreditam que o congelamento pode se estender até 2015. Apesar de a estatal alegar que o valor da gasolina está defasado, a equipe de Dilma Rousseff argumenta que o preço no Brasil supera o de outros países. "Que defasagem?", resume um auxiliar.

Bumerangue O PT vai ao Conselho de Ética da Câmara e à Procuradoria-Geral da República contra Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Quer que o tucano esclareça a acusação de que recebeu envelope violado com respostas a pedidos de informação sobre a Petrobras e o vazamento de dados sigilosos desses papéis.

Premonição 1 A compra da primeira metade da refinaria de Pasadena pela Petrobras, concluída em setembro de 2006, já era citada como fato consumado no relatório anual da estatal referente ao ano de 2005.

Premonição 2 O documento diz que "a Petrobras adquiriu 50% da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, um investimento da ordem de US$ 370 milhões". O conselho de administração da estatal só aprovou a operação em fevereiro de 2006.

Outro lado Via assessoria, a Petrobras disse que não se pronunciará "até que sejam concluídas as apurações".

Solto Ricardo Berzoini assume hoje a articulação política do governo com carta branca para agendar reuniões de Dilma com líderes na Câmara e no Senado e para reativar encontros do conselho político da petista, que inclui presidentes de siglas aliadas e o vice Michel Temer.

Calendário De um tucano de alto coturno, sobre queda na avaliação de Dilma: "No PT, já deve ter começado o bolão de quando se dará a troca do candidato".

Mãozinha 1 O ex-presidente Lula vai antecipar sua segunda participação na caravana de Alexandre Padilha. Depois de comparecer à abertura da jornada, ele só deveria voltar a viajar na fase final, mas estará na etapa desta semana, em Osasco.

Mãozinha 2 Trata-se de uma tentativa de dar fôlego à pré-campanha do petista, alvo de crítica de parcela do PT que acha as viagens caras e inócuas como parte do esforço para tornar o candidato a governador conhecido.

Vacina Eduardo Campos (PSB) deve recorrer a um discurso escrito na cerimônia de despedida do governo de Pernambuco, na sexta-feira. A estratégia será usada para evitar exageros que possam caracterizar campanha antecipada na cerimônia oficial.

Fico Após meses de indefinição, a cúpula do PMDB passou a tratar a candidatura ao Senado de Gastão Vieira como o cenário mais provável para a disputa no Maranhão. Nesse caso, Roseana Sarney permaneceria no governo e não seria candidata.

Quase lá O partido, no entanto, corre risco de passar por uma briga interna. O senador Lobão Filho, suplente do ministro Edison Lobão, quer disputar a vaga.

Batismo... O presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, defende que todos os nomes, feriados nacionais e símbolos que remetam à ditadura militar sejam trocados. "Torturas, assassinatos e desaparecimentos não podem ser objeto de homenagens."

... democrático Ele cita como exemplos o município de Presidente Médici, em Rondônia, e a ponte Rio-Niterói, que leva o nome do ex-presidente Costa e Silva.

com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

tiroteio
"O reajuste de Haddad no valor para calcular imposto de imóveis chega a 173%, mas seu governo é, cada dia mais, uma gestão 171."

DO DEPUTADO ESTADUAL ORLANDO MORANDO (PSDB-SP), sobre o aumento do valor venal de imóveis em SP, base para imposto sobre transmissão de bens.


contraponto


Cabeça a cabeça

No início do almoço com o presidenciável Aécio Neves (PSDB), o empresário João Doria Jr., organizador do evento, anunciou a presença de 518 convidados. O número, segundo Doria, superou a plateia de Dilma Rousseff, que reuniu 496 pessoas quando era ministra e pré-candidata, e a do ex-presidente Lula, com 508 presentes.

--É um recorde. Não sei se é um prenúncio, mas, que é muito bom, é --disse Doria.

Em sua fala, Aécio brincou, arrancando risos:

--Agradeço a presença de todos, mas especialmente a dos 10 que me fizeram superar a marca anterior.

Nenhum comentário: