domingo, março 09, 2014

Superministérios tucanos - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 09/03

O PSDB está propondo no programa de governo de Aécio Neves a presidente a criação de dois superministérios, que ficariam responsáveis pela gestão dos demais. O Ministério de Desenvolvimento Econômico, que não existe hoje, abrigaria Planejamento, Fazenda, Indústria e Comércio. O de Desenvolvimento Social ficaria com a gestão da Saúde e da Educação.

Empurrando com a barriga
Grupo de diplomatas está cobrando do Itamaraty a conclusão do processo administrativo contra o embaixador Américo Fontenelle, afastado do cargo de cônsul-geral do Brasil em Sydney por praticar assédio moral contra os funcionários. O processo administrativo foi prorrogado três vezes e já dura sete meses. A reclamação feita em ofício à Corregedoria do Serviço do Exterior do Ministério de Relações Exteriores foi protocolada dia 18 de fevereiro e deu prazo de dez dias para esclarecimentos sobre a demora. Não houve resposta. O Sindicato de Servidores do Itamaraty entrou com mais um pedido de informações e cobra “respeito” da Corregedoria.




"Sou vítima de fogo amigo. Nada é do meu mandato e de minha gestão".
Manoel Dias Ministro do Trabalho, sobre investigação da PF para apurar esquema de contratação de funcionários-fantasmas

Programa prevê corte e reforma
O Ministério de Desenvolvimento Econômico foi criado no governo Collor e depois extinto. Um dos coordenadores do programa de governo tucano, o deputado Eduardo Barbosa (MG) detalha que há previsão de corte dos atuais 37 ministérios. Aécio Neves pediu que conste do programa reforma tributária no 1º ano de governo caso seja eleito.

Operação Tabajara
O governo prometeu, mas não editou portaria com os valores das diárias dos policiais federais que atuarão na Copa do Mundo.
O valor atual está defasado: varia de R$ 124 a R$ 225 para comida e acomodação, a depender da cidade.

Preteridas
A ministra Ideli Salvatti e a exdeputada Angela Amin (PP) são as mais bem colocadas em Santa Catarina para a disputa ao Senado, com percentuais que variam de 18% a 30%, mas não têm aval de seus partidos para concorrerem ao cargo. Pelo PT, deve disputar Cláudio Vignatti; e, pelo PP, Joares Ponticelli, ambos com índices entre 5% e 8%.

Poder da caneta
A presidente Dilma nomeará até o fim de sua gestão cinco ministros do STJ. Eliana Calmon se aposentou em 2013, e sua vaga está aberta. Saem até outubro Gilson Dipp, Ari Pargendler, Arnaldo Esteves Lima e Sidnei Beneti.

Inovando
O ministro Aloizio Mercadante pediu o envio de lista tríplice ao seu gabinete para decidir a indicação de secretários executivos de outros órgãos. Avisada por ministro que ficou ofendido, a presidente Dilma desautorizou a ideia.

Campanha aberta
A definição dos petistas nas comissões da Câmara passou pela campanha em curso do vice-presidente André Vargas (PT-PR) à presidência da Casa. Ele já está arregimentando aliados para disputar contra o PMDB.

EDUARDO CAMPOS gostaria de deixar o governo de Pernambuco com sinalização de Marina Silva de que ela será sua vice. Até agora, nenhuma palavra.

Nenhum comentário: