segunda-feira, março 03, 2014

Na ponta do lápis - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 03/03

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, nega que o governo exerça pressão sobre o STF para que não retome o julgamento das ações que pedem ressarcimento de perdas dos planos econômicos dos governos Sarney e Collor. "O que apresentamos, e será avaliado pelos relatores e pelo plenário, é se não seria adequado o aprofundamento sobre o efetivo impacto dessas ações no sistema financeiro", diz o ministro. Segundo ele, "isso não é pressão, é responsabilidade".

Veja bem 1 Adams também responde à acusação, feita pela defesa dos poupadores, de que, ao tentar evitar o julgamento das ações, o governo aposta na prescrição.

Veja bem 2 "Nesse caso não há prescrição intercorrente, que acontece em face da demora no julgamento, como existe nos processos penais e nas execuções fiscais", diz o advogado-geral.

Não tá fácil... A demora na troca de comando da Esplanada exaspera os ministros candidatos. Entre os que gostariam de deixar logo as pastas estão Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).

... pra ninguém Depois de pedir para ficar no posto até a Festa da Uva em Caxias do Sul, Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) também quer apressar a passagem do bastão para Miguel Rossetto. A mudança está prevista para os próximos dias.

No limite Eduardo Campos (PSB) só deixará o governo de Pernambuco em 4 de abril, prazo final de desincompatibilização para quem será candidato em outubro.

Para foto A saída de Campos do cargo será marcada por um grande ato de prestação de contas de seus dois mandatos, com a presença de todo o grupo político do presidenciável do PSB.

Posto avançado Dirigentes petistas que acompanham a movimentação pelo "volta Lula", capitaneada pelos deputados federais do partido, dizem que a escolha de Vicentinho (SP) para líder da bancada fez parte da estratégia dos insurrectos.

General Apesar de ter emplacado o ex-secretário Arthur Chioro no Ministério da Saúde, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, é apontado como um dos líderes do grupo que sonha com o retorno do ex-presidente.

Timing 1 Eduardo Suplicy (PT) abordou Geraldo Alckmin (PSDB) na sexta-feira no Anhembi para conversar sobre o projeto de revisão de dívidas de Estados e municípios. Pediu dados da Fazenda estadual para defender a proposta no Senado e disse estar "à disposição" para o que fosse necessário.

Timing 2 Em seguida, Suplicy afirmou que ainda procuraria o prefeito Fernando Haddad (PT) para solicitar os dados municipais.

Cicerone Alckmin chegou ao sambódromo 40 minutos antes do anfitrião Haddad. Na ausência do petista, foi recebido pela mãe do prefeito, Norma, e pela vice, Nádia Campeão (PC do B).

Cada um na sua Quando se encontraram, governador e prefeito pouco falaram. O tucano dividiu rodas de conversa com o presidente do Tribunal de Justiça paulista, Renato Nalini.

Gaveta Quem conversou com o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Município, João Antonio, diz que ele se surpreendeu com a quantidade de processos relativos à gestão Gilberto Kassab arquivados no seu gabinete e que está disposto a reabrir casos como o da operação Água Espraiada.

Protocolo Preterido para a presidência da SPTuris no início do ano, o ex-vereador Ítalo Cardoso (PT), vice da estatal, passou por saia justa no Anhembi. Ao recepcionar os responsáveis pela segurança, ao lado do chefe, ouviu: "Cumprimentamos o presidente primeiro?".

com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

tiroteio
"Enquanto o PT faz campanha em São Paulo sem propostas, o ministro da Justiça quer adotar a polícia sem armas de Alckmin."
DE DUARTE NOGUEIRA, presidente do PSDB paulista, sobre José Eduardo Cardozo ter defendido que a Tropa do Braço seja adotada por outros Estados.

contraponto

Deixa para depois

Os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) se encontraram há algumas semanas, quando o tucano foi ao Recife visitar Miguel, quinto filho do governador de Pernambuco.
Depois de um brinde com cachaça mineira de Salinas, oferecido pelo anfitrião, almoçaram e conversaram sobre os detalhes da estratégia mútua de não agressão na atual fase da campanha. Em dado momento, debateram sobre até quando poderiam levar a boa convivência.
--Acho que o melhor para evitar briga é passarmos nós dois para o segundo turno --brincou Aécio.

--Pronto, é uma boa ideia! --aquiesceu o pessebista.

Nenhum comentário: